Dormi profissional, acordei professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537 |
Resumo: | O presente estudo teve origem na prática, como professora no curso de Administração. Tem por objetivo compreender como atua o professor do curso de Administração da Universidade Paranaense ¿ UNIPAR. Partindo do pressuposto de Pimenta e Anastasiou (2005), de que o professor da Educação Superior adentra a área de docência sem formação pedagógica, a pesquisa busca desvendar como o professor atua em sala de aula, como organiza a sua ação didática e qual concepção epistemológica fundamenta seu trabalho docente. Dessa forma, a pesquisa procura responder as questões fundamentais: Como se instituiu o curso de Administração no Brasil? Como se dá a formação pedagógica do professor da Educação Superior? Quais são as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação? Como o professor do curso de Administração da UNIPAR organiza o seu fazer pedagógico? A partir dessas respostas, a pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Educação formadoras de novos Administradores e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao planejar sua prática pedagógica e ao executar sua tarefa cotidiana, à partir de referenciais da abordagem cognitivista. |
id |
Ânima_2b2d9cd2032acfe25daac090930cc086 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3537 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dormi profissional, acordei professorEnsino superior - MetodologiaEducaçãoProfessores universitários - Formação de professoresAdministraçãoDidáticaO presente estudo teve origem na prática, como professora no curso de Administração. Tem por objetivo compreender como atua o professor do curso de Administração da Universidade Paranaense ¿ UNIPAR. Partindo do pressuposto de Pimenta e Anastasiou (2005), de que o professor da Educação Superior adentra a área de docência sem formação pedagógica, a pesquisa busca desvendar como o professor atua em sala de aula, como organiza a sua ação didática e qual concepção epistemológica fundamenta seu trabalho docente. Dessa forma, a pesquisa procura responder as questões fundamentais: Como se instituiu o curso de Administração no Brasil? Como se dá a formação pedagógica do professor da Educação Superior? Quais são as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação? Como o professor do curso de Administração da UNIPAR organiza o seu fazer pedagógico? A partir dessas respostas, a pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Educação formadoras de novos Administradores e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao planejar sua prática pedagógica e ao executar sua tarefa cotidiana, à partir de referenciais da abordagem cognitivista.This study originated in my practice as a teacher in the Administration course. Its purpose is to understand how acts the teacher of UNIPAR Administration course. Since Pimenta and Anastasiou (2005) concept, that the professor of higher education enters the area of teaching without pedagogical training, the research aims to discover how the teacher works in the classroom, how he organizes his teaching and under which epistemological concepts bases. Thus, the research aimed to answer fundamental questions: How was set the Administration course in Brazil? How is the pedagogical training of Higher Education teachers? Which are the pedagogical approaches that support education? How do the instructor of UNIPAR Administration course organizes its teaching? Since these answers, the survey aims to assist the education institutions acting to forming new Administrators and, particularly, bring elements to support the teacher actions when he plans his pedagogical practice and when he performs his daily work, with cognitive approach references.Kassick, Clóvis NicanorBresciani, Sirlene Aparecida Takeda2016-11-30T14:54:46Z2020-11-26T21:55:42Z2016-11-30T14:54:46Z2020-11-26T21:55:42Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1349https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:01:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3537Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:01:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dormi profissional, acordei professor |
title |
Dormi profissional, acordei professor |
spellingShingle |
Dormi profissional, acordei professor Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda Ensino superior - Metodologia Educação Professores universitários - Formação de professores Administração Didática |
title_short |
Dormi profissional, acordei professor |
title_full |
Dormi profissional, acordei professor |
title_fullStr |
Dormi profissional, acordei professor |
title_full_unstemmed |
Dormi profissional, acordei professor |
title_sort |
Dormi profissional, acordei professor |
author |
Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda |
author_facet |
Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kassick, Clóvis Nicanor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior - Metodologia Educação Professores universitários - Formação de professores Administração Didática |
topic |
Ensino superior - Metodologia Educação Professores universitários - Formação de professores Administração Didática |
description |
O presente estudo teve origem na prática, como professora no curso de Administração. Tem por objetivo compreender como atua o professor do curso de Administração da Universidade Paranaense ¿ UNIPAR. Partindo do pressuposto de Pimenta e Anastasiou (2005), de que o professor da Educação Superior adentra a área de docência sem formação pedagógica, a pesquisa busca desvendar como o professor atua em sala de aula, como organiza a sua ação didática e qual concepção epistemológica fundamenta seu trabalho docente. Dessa forma, a pesquisa procura responder as questões fundamentais: Como se instituiu o curso de Administração no Brasil? Como se dá a formação pedagógica do professor da Educação Superior? Quais são as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação? Como o professor do curso de Administração da UNIPAR organiza o seu fazer pedagógico? A partir dessas respostas, a pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Educação formadoras de novos Administradores e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao planejar sua prática pedagógica e ao executar sua tarefa cotidiana, à partir de referenciais da abordagem cognitivista. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-11-30T14:54:46Z 2016-11-30T14:54:46Z 2020-11-26T21:55:42Z 2020-11-26T21:55:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1349 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537 |
identifier_str_mv |
1349 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415851461378048 |