Dormi profissional, acordei professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537
Resumo: O presente estudo teve origem na prática, como professora no curso de Administração. Tem por objetivo compreender como atua o professor do curso de Administração da Universidade Paranaense ¿ UNIPAR. Partindo do pressuposto de Pimenta e Anastasiou (2005), de que o professor da Educação Superior adentra a área de docência sem formação pedagógica, a pesquisa busca desvendar como o professor atua em sala de aula, como organiza a sua ação didática e qual concepção epistemológica fundamenta seu trabalho docente. Dessa forma, a pesquisa procura responder as questões fundamentais: Como se instituiu o curso de Administração no Brasil? Como se dá a formação pedagógica do professor da Educação Superior? Quais são as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação? Como o professor do curso de Administração da UNIPAR organiza o seu fazer pedagógico? A partir dessas respostas, a pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Educação formadoras de novos Administradores e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao planejar sua prática pedagógica e ao executar sua tarefa cotidiana, à partir de referenciais da abordagem cognitivista.
id Ânima_2b2d9cd2032acfe25daac090930cc086
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3537
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Dormi profissional, acordei professorEnsino superior - MetodologiaEducaçãoProfessores universitários - Formação de professoresAdministraçãoDidáticaO presente estudo teve origem na prática, como professora no curso de Administração. Tem por objetivo compreender como atua o professor do curso de Administração da Universidade Paranaense ¿ UNIPAR. Partindo do pressuposto de Pimenta e Anastasiou (2005), de que o professor da Educação Superior adentra a área de docência sem formação pedagógica, a pesquisa busca desvendar como o professor atua em sala de aula, como organiza a sua ação didática e qual concepção epistemológica fundamenta seu trabalho docente. Dessa forma, a pesquisa procura responder as questões fundamentais: Como se instituiu o curso de Administração no Brasil? Como se dá a formação pedagógica do professor da Educação Superior? Quais são as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação? Como o professor do curso de Administração da UNIPAR organiza o seu fazer pedagógico? A partir dessas respostas, a pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Educação formadoras de novos Administradores e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao planejar sua prática pedagógica e ao executar sua tarefa cotidiana, à partir de referenciais da abordagem cognitivista.This study originated in my practice as a teacher in the Administration course. Its purpose is to understand how acts the teacher of UNIPAR Administration course. Since Pimenta and Anastasiou (2005) concept, that the professor of higher education enters the area of teaching without pedagogical training, the research aims to discover how the teacher works in the classroom, how he organizes his teaching and under which epistemological concepts bases. Thus, the research aimed to answer fundamental questions: How was set the Administration course in Brazil? How is the pedagogical training of Higher Education teachers? Which are the pedagogical approaches that support education? How do the instructor of UNIPAR Administration course organizes its teaching? Since these answers, the survey aims to assist the education institutions acting to forming new Administrators and, particularly, bring elements to support the teacher actions when he plans his pedagogical practice and when he performs his daily work, with cognitive approach references.Kassick, Clóvis NicanorBresciani, Sirlene Aparecida Takeda2016-11-30T14:54:46Z2020-11-26T21:55:42Z2016-11-30T14:54:46Z2020-11-26T21:55:42Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1349https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:01:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3537Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:01:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dormi profissional, acordei professor
title Dormi profissional, acordei professor
spellingShingle Dormi profissional, acordei professor
Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda
Ensino superior - Metodologia
Educação
Professores universitários - Formação de professores
Administração
Didática
title_short Dormi profissional, acordei professor
title_full Dormi profissional, acordei professor
title_fullStr Dormi profissional, acordei professor
title_full_unstemmed Dormi profissional, acordei professor
title_sort Dormi profissional, acordei professor
author Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda
author_facet Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kassick, Clóvis Nicanor
dc.contributor.author.fl_str_mv Bresciani, Sirlene Aparecida Takeda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior - Metodologia
Educação
Professores universitários - Formação de professores
Administração
Didática
topic Ensino superior - Metodologia
Educação
Professores universitários - Formação de professores
Administração
Didática
description O presente estudo teve origem na prática, como professora no curso de Administração. Tem por objetivo compreender como atua o professor do curso de Administração da Universidade Paranaense ¿ UNIPAR. Partindo do pressuposto de Pimenta e Anastasiou (2005), de que o professor da Educação Superior adentra a área de docência sem formação pedagógica, a pesquisa busca desvendar como o professor atua em sala de aula, como organiza a sua ação didática e qual concepção epistemológica fundamenta seu trabalho docente. Dessa forma, a pesquisa procura responder as questões fundamentais: Como se instituiu o curso de Administração no Brasil? Como se dá a formação pedagógica do professor da Educação Superior? Quais são as abordagens pedagógicas que fundamentam a educação? Como o professor do curso de Administração da UNIPAR organiza o seu fazer pedagógico? A partir dessas respostas, a pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Educação formadoras de novos Administradores e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao planejar sua prática pedagógica e ao executar sua tarefa cotidiana, à partir de referenciais da abordagem cognitivista.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-30T14:54:46Z
2016-11-30T14:54:46Z
2020-11-26T21:55:42Z
2020-11-26T21:55:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1349
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537
identifier_str_mv 1349
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415851461378048