Manifestações afetivo-emotivas na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral. |
id |
Ânima_2cf4682773f34e3f05baa0a1b60d6992 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3415 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Manifestações afetivo-emotivas na infânciaEducaçãoEducação de criançasProfessores e alunosOratóriaO objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral.The aim of this research was to investigate how the Early Childhood teachers¿ discourse is constituted in relation to affective-emotional states manifestation from children aged 1 to 4 years old within the French Discourse Analysis perspective. The subjects of the research were teachers and students from three classes of a municipal public childhood education center of the southern state of Santa Catarina. The corpus of this research was constituted from the records in field journal, filming and semi-structured interviews with the teachers. The analyses discuss the subject positions of the teachers in the enunciative scenes in which affective-emotional manifestations emerge from the children and the production of meanings on such demonstrations. Those demonstrations are seen under the perspective of the different languages that constitute the interactions, considering as such both verbal and discursive sequences and also taking the images as discursive materiality. About the analyzed material it is possible to make a few observations that point to the importance of investing in initial and continuing training for teachers who work with young children, since in practice there is little compliance with the theoretical aspects in relation to child development of integral form.Furlaneto, Maria MartaSouza, Rosa Cristina Ferreira de2016-11-30T14:52:50Z2020-11-26T21:40:10Z2016-11-30T14:52:50Z2020-11-26T21:40:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1712https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:57:26Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3415Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:57:26Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestações afetivo-emotivas na infância |
title |
Manifestações afetivo-emotivas na infância |
spellingShingle |
Manifestações afetivo-emotivas na infância Souza, Rosa Cristina Ferreira de Educação Educação de crianças Professores e alunos Oratória |
title_short |
Manifestações afetivo-emotivas na infância |
title_full |
Manifestações afetivo-emotivas na infância |
title_fullStr |
Manifestações afetivo-emotivas na infância |
title_full_unstemmed |
Manifestações afetivo-emotivas na infância |
title_sort |
Manifestações afetivo-emotivas na infância |
author |
Souza, Rosa Cristina Ferreira de |
author_facet |
Souza, Rosa Cristina Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furlaneto, Maria Marta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosa Cristina Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação de crianças Professores e alunos Oratória |
topic |
Educação Educação de crianças Professores e alunos Oratória |
description |
O objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-11-30T14:52:50Z 2016-11-30T14:52:50Z 2020-11-26T21:40:10Z 2020-11-26T21:40:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1712 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415 |
identifier_str_mv |
1712 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415858689212416 |