Manifestações afetivo-emotivas na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosa Cristina Ferreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral.
id Ânima_2cf4682773f34e3f05baa0a1b60d6992
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3415
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Manifestações afetivo-emotivas na infânciaEducaçãoEducação de criançasProfessores e alunosOratóriaO objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral.The aim of this research was to investigate how the Early Childhood teachers¿ discourse is constituted in relation to affective-emotional states manifestation from children aged 1 to 4 years old within the French Discourse Analysis perspective. The subjects of the research were teachers and students from three classes of a municipal public childhood education center of the southern state of Santa Catarina. The corpus of this research was constituted from the records in field journal, filming and semi-structured interviews with the teachers. The analyses discuss the subject positions of the teachers in the enunciative scenes in which affective-emotional manifestations emerge from the children and the production of meanings on such demonstrations. Those demonstrations are seen under the perspective of the different languages that constitute the interactions, considering as such both verbal and discursive sequences and also taking the images as discursive materiality. About the analyzed material it is possible to make a few observations that point to the importance of investing in initial and continuing training for teachers who work with young children, since in practice there is little compliance with the theoretical aspects in relation to child development of integral form.Furlaneto, Maria MartaSouza, Rosa Cristina Ferreira de2016-11-30T14:52:50Z2020-11-26T21:40:10Z2016-11-30T14:52:50Z2020-11-26T21:40:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1712https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:57:26Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3415Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:57:26Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações afetivo-emotivas na infância
title Manifestações afetivo-emotivas na infância
spellingShingle Manifestações afetivo-emotivas na infância
Souza, Rosa Cristina Ferreira de
Educação
Educação de crianças
Professores e alunos
Oratória
title_short Manifestações afetivo-emotivas na infância
title_full Manifestações afetivo-emotivas na infância
title_fullStr Manifestações afetivo-emotivas na infância
title_full_unstemmed Manifestações afetivo-emotivas na infância
title_sort Manifestações afetivo-emotivas na infância
author Souza, Rosa Cristina Ferreira de
author_facet Souza, Rosa Cristina Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furlaneto, Maria Marta
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosa Cristina Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de crianças
Professores e alunos
Oratória
topic Educação
Educação de crianças
Professores e alunos
Oratória
description O objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-11-30T14:52:50Z
2016-11-30T14:52:50Z
2020-11-26T21:40:10Z
2020-11-26T21:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1712
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415
identifier_str_mv 1712
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415858689212416