Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinzen, Giedry
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Patricia
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18592
Resumo: A possível escassez de água é um problema cada vez mais abordado a nível mundial. Hoje, mesmo durante a “era da informação” e todo desenvolvimento tecnológico, há regiões urbanas consideradas desenvolvidas que sofrem com a falta de água em seu cotidiano, disposta por diversos fatores como o demasiado crescimento populacional, má gestão e utilização deste bem e a industrialização. Em contrapartida, tem-se cada vez mais observado problemas de inundações em dias chuvosos em diversos bairros do município de Florianópolis/SC, em que a rede de drenagem não consegue atender a demanda de água. Posto isso, este trabalho possui o intuito de questionar quanto a possibilidade de a implantação de sistemas de captação de águas pluviais em residências reduzem a vazão destinada à rede de drenagem, amenizando as inundações urbanas e, paralelamente, economizando água potável. O objeto de estudo foi um condomínio residencial localizado no bairro Campeche, em Florianópolis/SC, em que se estimou o volume de chuva por mês e a quantidade a ser captada no loteamento. Com a análise dos resultados, pode-se considerar o impacto em relação às inundações insignificantes, visto que o potencial de captação dos telhados do condomínio equivale a 10% do potencial de chuva da região.
id Ânima_2f9c3cd6e9a030c5ba7febf1a805a466
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18592
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em FlorianópolisÁgua pluvialInundaçõesCaptaçãoReaproveitamentoEconomiaA possível escassez de água é um problema cada vez mais abordado a nível mundial. Hoje, mesmo durante a “era da informação” e todo desenvolvimento tecnológico, há regiões urbanas consideradas desenvolvidas que sofrem com a falta de água em seu cotidiano, disposta por diversos fatores como o demasiado crescimento populacional, má gestão e utilização deste bem e a industrialização. Em contrapartida, tem-se cada vez mais observado problemas de inundações em dias chuvosos em diversos bairros do município de Florianópolis/SC, em que a rede de drenagem não consegue atender a demanda de água. Posto isso, este trabalho possui o intuito de questionar quanto a possibilidade de a implantação de sistemas de captação de águas pluviais em residências reduzem a vazão destinada à rede de drenagem, amenizando as inundações urbanas e, paralelamente, economizando água potável. O objeto de estudo foi um condomínio residencial localizado no bairro Campeche, em Florianópolis/SC, em que se estimou o volume de chuva por mês e a quantidade a ser captada no loteamento. Com a análise dos resultados, pode-se considerar o impacto em relação às inundações insignificantes, visto que o potencial de captação dos telhados do condomínio equivale a 10% do potencial de chuva da região.Silva, José GabrielHeinzen, GiedrySantos, Patricia2021-12-10T19:36:37Z2021-12-10T19:36:37Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18592PalhoçaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-10T19:36:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18592Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-10T19:36:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
title Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
spellingShingle Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
Heinzen, Giedry
Água pluvial
Inundações
Captação
Reaproveitamento
Economia
title_short Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
title_full Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
title_fullStr Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
title_full_unstemmed Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
title_sort Avaliação do aproveitamento de águas pluviais e inundações em Florianópolis
author Heinzen, Giedry
author_facet Heinzen, Giedry
Santos, Patricia
author_role author
author2 Santos, Patricia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Gabriel
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinzen, Giedry
Santos, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Água pluvial
Inundações
Captação
Reaproveitamento
Economia
topic Água pluvial
Inundações
Captação
Reaproveitamento
Economia
description A possível escassez de água é um problema cada vez mais abordado a nível mundial. Hoje, mesmo durante a “era da informação” e todo desenvolvimento tecnológico, há regiões urbanas consideradas desenvolvidas que sofrem com a falta de água em seu cotidiano, disposta por diversos fatores como o demasiado crescimento populacional, má gestão e utilização deste bem e a industrialização. Em contrapartida, tem-se cada vez mais observado problemas de inundações em dias chuvosos em diversos bairros do município de Florianópolis/SC, em que a rede de drenagem não consegue atender a demanda de água. Posto isso, este trabalho possui o intuito de questionar quanto a possibilidade de a implantação de sistemas de captação de águas pluviais em residências reduzem a vazão destinada à rede de drenagem, amenizando as inundações urbanas e, paralelamente, economizando água potável. O objeto de estudo foi um condomínio residencial localizado no bairro Campeche, em Florianópolis/SC, em que se estimou o volume de chuva por mês e a quantidade a ser captada no loteamento. Com a análise dos resultados, pode-se considerar o impacto em relação às inundações insignificantes, visto que o potencial de captação dos telhados do condomínio equivale a 10% do potencial de chuva da região.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T19:36:37Z
2021-12-10T19:36:37Z
2021-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18592
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814003097600