PROTAGONISMO FEMININO: Uma reflexão da atuação do assistente social no grupo de mulheres do CRAS Dra. Fátima Barbosa no município de Currais Novos/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Livia Lais Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Joyce Mariana Silva, Silva, Jessika Brunna Rodrigues
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24936
Resumo: O processo de empoderamento das mulheres desafia as relações patriarcais, o que conduz, a uma mudança no controle tradicional dos homens sobre as mulheres. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a atuação do serviço social no grupo de mulheres do CRAS Dra. Fátima Barbosa no município de Currais Novos/RN. E como específicos: Identificar as estratégias de intervenção do serviço social nesse grupo de mulheres; compreender como ocorre as articulações com as demais políticas setoriais para o fortalecimento do empoderamento feminino; refletir acerca dos limites e possibilidades de atuação do profissional do serviço social no grupo de mulheres do CRAS. No tocante a metodologia, a pesquisa se configura como uma pesquisa descritiva, documental e de campo, com nuance qualitativa. Oportunamente foi aplicada uma entrevista estruturada com as profissionais do serviço social que compõem o equipamento social. A análise das entrevistas se deu por meio da análise do discurso dos sujeitos pesquisados. E como resultados do estudo identificou-se que a política da assistência social atua de maneira transformadora com as técnicas e possibilidades que se têm em mãos, primando pela articulação em rede. Outra constatação foi a de que a atuação do serviço social nos grupos do PAIF, vai além do atendimento individualizado, do planejamento social e encaminhamentos. É notório o esforço depositado nas possibilidades para promover, mobilizar e levar recursos lúdicos e elementos culturais para que as usuárias compreendam e participem garantindo a aprendizagem, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades, deixando claro os espaços, direitos e deveres como mulher.
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