Avaliação do calendário vacinal das crianças do primeiro ano do ensino fundamental de um município do sul de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Camila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30489
Resumo: Objetivo: Avaliar a adesão ao calendário vacinal das crianças do primeiro ano do ensino fundamental em um município do sul de Santa Catarina.Método: Estudo transversal. Foram aplicados questionários aos responsáveis e revisão das vacinas realizadas pelas crianças a partir da consulta ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.Resultados: Dentre as 118 crianças estudadas, com idade entre 5 e 7 anos, a maior parte correspondia ao sexo feminino e cor de pele branca. Quanto ao perfil dos responsáveis, observou-se o predomínio de pais casados ou em união estável, com mais de 12 anos de escolaridade e renda familiar mensal de três a cinco salários mínimos. Dentre os respondentes, 87,3% afirmaram saber quais vacinais a criança já recebeu e desses, 83,4% declararam que o calendário vacinal está de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, ao analisar a aplicação das doses de rotina nessa população através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, a cobertura vacinal cai drasticamente. Houve também registro de atrasos e recusas vacinais entre os respondentes.Conclusões: A cobertura vacinal nas crianças estudadas pode estar muito aquém do esperado, panorama compatível com outras regiões do mundo. Mas, em vista das fragilidades do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, é necessária a aplicação de estratégias para que possam ser preenchidas as lacunas do sistema e, posteriormente, realizada uma análise mais fidedigna da adesão ao calendário vacinal.
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