Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Chaves, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cabral Vulcani, Erika, Mascigrande Homsi, Juliana, Silveira Roriz De Pina, Rosana, Ramos Barbosa, Victor
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29911
Resumo: Introdução: A imagem corporal (IC), definida como a maneira como cada um identifica o próprio corpo, tem grande impacto na vivência e percepção corporal. Principalmente durante a adolescência e o início da vida adulta, períodos de importantes mudanças fisiológicas, sociais e emocionais, a IC pode ser influenciada por fatores externos como a família, amigos, companheiros e a também a mídia. A vulnerabilidade nessas faixas etárias é ainda mais evidente no sexo feminino, já que a exposição a padrões de beleza propagados pelas mídias tende a ser mais marcante e pode agravar a relação com os corpos e com a autoimagem. Objetivo: Compreender a influência de diferentes tipos de mídias na IC de adolescentes e jovens mulheres. Material e Método: Trata-se de uma revisão narrativa. O levantamento foi feito nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Periódicos Capes, escritos em Português e Inglês, considerando os últimos dez anos (2012-2022). A partir das buscas foram obtidos 476 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, remanesceram 25 artigos. Após a busca manual, resultaram-se 40 artigos incluídos neste trabalho. Resultados e Discussão: Historicamente, as mulheres enfrentam as consequências da imposição de padrões de beleza, que sofrem mudanças com o decorrer do tempo. Além disso, a adolescência e o início da vida adulta são períodos marcados por mudanças que participam da construção da identidade de cada indivíduo. O meio social, o ambiente, as famílias e os amigos possuem grande influência na formação e aceitação da IC. As mídias, por sua vez, são responsáveis pela propagação de corpos idealizados que repercutem significativamente na IC. O impacto da imposição e propagação do padrão estético pelas mídias na IC é o aumento da comparação social e da insatisfação corporal. O avanço das mídias sociais ocasionou uma expansão do padrão de beleza que ainda prevalece como referência para as mulheres, levando à internalização do ideal de magreza já estabelecido. O termo Fitspiration, com a finalidade de inspirar hábitos de vida saudáveis através de dietas e exercícios físicos, tende a ser negativo em relação à IC devido à dificuldade para alcançar o padrão de corpo magro e tonificado. Em contrapartida, o movimento do Body positive desperta uma nova perspectiva, de forma a enaltecer a autoaceitação e a valorização, não só pela aparência, mas também pela função que o corpo exerce. Observou-se que a incidência de insatisfação corporal apresentou relação positiva com a exposição a conteúdos midiáticos relacionados ao corpo e comportamentos de risco para Transtornos Alimentares (TA) foram identificados pelas pesquisas. A internalização do ideal de magreza parece ter efeito significativo sobre a insatisfação corporal quando relacionada à exposição midiática. Conclusão: A influência das mídias, a frequência e o tipo de conteúdo ao qual os indivíduos são expostos foram aspectos significativos relacionados à IC. Destaca-se a importância de mais estudos sobre o tema, devido uma escassez de produções sobre o assunto na população brasileira e nas faixas etárias estudadas.
id Ânima_332b2359a96cd2c2c03b646ca9655a00
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29911
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultasInfluence of the media in the body image of adolescents and young female adultsInsatisfação com a imagem corporalComparação socialMeios de comunicação sociaisPadrões de referênciaAdolescentesIntrodução: A imagem corporal (IC), definida como a maneira como cada um identifica o próprio corpo, tem grande impacto na vivência e percepção corporal. Principalmente durante a adolescência e o início da vida adulta, períodos de importantes mudanças fisiológicas, sociais e emocionais, a IC pode ser influenciada por fatores externos como a família, amigos, companheiros e a também a mídia. A vulnerabilidade nessas faixas etárias é ainda mais evidente no sexo feminino, já que a exposição a padrões de beleza propagados pelas mídias tende a ser mais marcante e pode agravar a relação com os corpos e com a autoimagem. Objetivo: Compreender a influência de diferentes tipos de mídias na IC de adolescentes e jovens mulheres. Material e Método: Trata-se de uma revisão narrativa. O levantamento foi feito nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Periódicos Capes, escritos em Português e Inglês, considerando os últimos dez anos (2012-2022). A partir das buscas foram obtidos 476 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, remanesceram 25 artigos. Após a busca manual, resultaram-se 40 artigos incluídos neste trabalho. Resultados e Discussão: Historicamente, as mulheres enfrentam as consequências da imposição de padrões de beleza, que sofrem mudanças com o decorrer do tempo. Além disso, a adolescência e o início da vida adulta são períodos marcados por mudanças que participam da construção da identidade de cada indivíduo. O meio social, o ambiente, as famílias e os amigos possuem grande influência na formação e aceitação da IC. As mídias, por sua vez, são responsáveis pela propagação de corpos idealizados que repercutem significativamente na IC. O impacto da imposição e propagação do padrão estético pelas mídias na IC é o aumento da comparação social e da insatisfação corporal. O avanço das mídias sociais ocasionou uma expansão do padrão de beleza que ainda prevalece como referência para as mulheres, levando à internalização do ideal de magreza já estabelecido. O termo Fitspiration, com a finalidade de inspirar hábitos de vida saudáveis através de dietas e exercícios físicos, tende a ser negativo em relação à IC devido à dificuldade para alcançar o padrão de corpo magro e tonificado. Em contrapartida, o movimento do Body positive desperta uma nova perspectiva, de forma a enaltecer a autoaceitação e a valorização, não só pela aparência, mas também pela função que o corpo exerce. Observou-se que a incidência de insatisfação corporal apresentou relação positiva com a exposição a conteúdos midiáticos relacionados ao corpo e comportamentos de risco para Transtornos Alimentares (TA) foram identificados pelas pesquisas. A internalização do ideal de magreza parece ter efeito significativo sobre a insatisfação corporal quando relacionada à exposição midiática. Conclusão: A influência das mídias, a frequência e o tipo de conteúdo ao qual os indivíduos são expostos foram aspectos significativos relacionados à IC. Destaca-se a importância de mais estudos sobre o tema, devido uma escassez de produções sobre o assunto na população brasileira e nas faixas etárias estudadas.Introduction: Body image (BI), defined as the way in which each person identifies their own body, has a significant impact on body experience and perception. Especially during adolescence and early adulthood, periods of important physiological, social, and emotional changes, BI can be influenced by external factors such as family, friends, partners and also the media. The vulnerability in these age groups is even more evident in females, since exposure to beauty standards propagated by the media tends to be more marked and can worsen the relationship with bodies and self-image. Objective: To understand the influence of distinct types of media on the BI of adolescents and young women. Material and Method: The present study is a narrative review. The survey was conducted with articles from the last ten years (2012-2022) in the Scielo, PubMed, Lilacs, and Periódicos Capes databases, written in Portuguese and English. From the searches, 476 articles were obtained and, after applying the inclusion and exclusion criteria, 25 articles remained. After the manual search, forty articles were included in this work. Results and Discussion: Historically, women have faced the consequences of imposed beauty standards that change over time. In addition, adolescence and the beginning of adult life are periods marked by changes that participate in the construction of each individual's identity. The social background, the environment, the families, and friends have a major influence on the formation and acceptance of BI. The media, in turn, is responsible for the propagation of idealized bodies that have a significant effect on BI. The impact of the imposition and propagation of the aesthetic standard by the media on BI is the increase in social comparison and body dissatisfaction. The progress of social media has led to an expansion of the standard of beauty that still prevails as a reference for women, leading to the internalization of the already established thin ideal. The term Fitspiration, with the purpose of inspiring healthy lifestyle habits through diets and physical exercises, tends to be negative in relation to BI due to the difficulty in achieving the lean and toned body standard. On the other hand, the Body positive awakens a fresh look, in order to enhance self-acceptance and appreciation, not only for appearance, but also for the functions of the body. Therefore, the incidence of body dissatisfaction increased because of the exposure to body-related media content and risk behaviors for eating disorders were identified. The internalization of the thin ideal had a significant effect on body dissatisfaction when related to media exposure. Conclusion: The influence of the media, the frequency and type of exposed content were significant aspects related to the BI. The importance of further studies on the subject is highlighted, due to the absence of productions on the subject in the Brazilian population and in the age groups studied.de Oliveira Gallo, CarolineBatista Chaves, BeatrizCabral Vulcani, ErikaMascigrande Homsi, JulianaSilveira Roriz De Pina, RosanaRamos Barbosa, Victor2022-12-18T23:55:43Z2022-12-18T23:55:43Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29911Repositório ânima educaçãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-18T23:55:44Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/29911Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-18T23:55:44Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
Influence of the media in the body image of adolescents and young female adults
title Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
spellingShingle Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
Batista Chaves, Beatriz
Insatisfação com a imagem corporal
Comparação social
Meios de comunicação sociais
Padrões de referência
Adolescentes
title_short Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
title_full Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
title_fullStr Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
title_full_unstemmed Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
title_sort Influência das mídias sobre a imagem corporal de adolescentes e jovens adultas
author Batista Chaves, Beatriz
author_facet Batista Chaves, Beatriz
Cabral Vulcani, Erika
Mascigrande Homsi, Juliana
Silveira Roriz De Pina, Rosana
Ramos Barbosa, Victor
author_role author
author2 Cabral Vulcani, Erika
Mascigrande Homsi, Juliana
Silveira Roriz De Pina, Rosana
Ramos Barbosa, Victor
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv de Oliveira Gallo, Caroline
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Chaves, Beatriz
Cabral Vulcani, Erika
Mascigrande Homsi, Juliana
Silveira Roriz De Pina, Rosana
Ramos Barbosa, Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Insatisfação com a imagem corporal
Comparação social
Meios de comunicação sociais
Padrões de referência
Adolescentes
topic Insatisfação com a imagem corporal
Comparação social
Meios de comunicação sociais
Padrões de referência
Adolescentes
description Introdução: A imagem corporal (IC), definida como a maneira como cada um identifica o próprio corpo, tem grande impacto na vivência e percepção corporal. Principalmente durante a adolescência e o início da vida adulta, períodos de importantes mudanças fisiológicas, sociais e emocionais, a IC pode ser influenciada por fatores externos como a família, amigos, companheiros e a também a mídia. A vulnerabilidade nessas faixas etárias é ainda mais evidente no sexo feminino, já que a exposição a padrões de beleza propagados pelas mídias tende a ser mais marcante e pode agravar a relação com os corpos e com a autoimagem. Objetivo: Compreender a influência de diferentes tipos de mídias na IC de adolescentes e jovens mulheres. Material e Método: Trata-se de uma revisão narrativa. O levantamento foi feito nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Periódicos Capes, escritos em Português e Inglês, considerando os últimos dez anos (2012-2022). A partir das buscas foram obtidos 476 artigos e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, remanesceram 25 artigos. Após a busca manual, resultaram-se 40 artigos incluídos neste trabalho. Resultados e Discussão: Historicamente, as mulheres enfrentam as consequências da imposição de padrões de beleza, que sofrem mudanças com o decorrer do tempo. Além disso, a adolescência e o início da vida adulta são períodos marcados por mudanças que participam da construção da identidade de cada indivíduo. O meio social, o ambiente, as famílias e os amigos possuem grande influência na formação e aceitação da IC. As mídias, por sua vez, são responsáveis pela propagação de corpos idealizados que repercutem significativamente na IC. O impacto da imposição e propagação do padrão estético pelas mídias na IC é o aumento da comparação social e da insatisfação corporal. O avanço das mídias sociais ocasionou uma expansão do padrão de beleza que ainda prevalece como referência para as mulheres, levando à internalização do ideal de magreza já estabelecido. O termo Fitspiration, com a finalidade de inspirar hábitos de vida saudáveis através de dietas e exercícios físicos, tende a ser negativo em relação à IC devido à dificuldade para alcançar o padrão de corpo magro e tonificado. Em contrapartida, o movimento do Body positive desperta uma nova perspectiva, de forma a enaltecer a autoaceitação e a valorização, não só pela aparência, mas também pela função que o corpo exerce. Observou-se que a incidência de insatisfação corporal apresentou relação positiva com a exposição a conteúdos midiáticos relacionados ao corpo e comportamentos de risco para Transtornos Alimentares (TA) foram identificados pelas pesquisas. A internalização do ideal de magreza parece ter efeito significativo sobre a insatisfação corporal quando relacionada à exposição midiática. Conclusão: A influência das mídias, a frequência e o tipo de conteúdo ao qual os indivíduos são expostos foram aspectos significativos relacionados à IC. Destaca-se a importância de mais estudos sobre o tema, devido uma escassez de produções sobre o assunto na população brasileira e nas faixas etárias estudadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-18T23:55:43Z
2022-12-18T23:55:43Z
2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29911
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Repositório ânima educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415827409141760