Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23997 |
Resumo: | Observando que há uma tendência exponencial de crescimento de trabalhos com o uso de chatbots e que as estatísticas de violência doméstica têm avançado nos últimos anos, em meio ao cenário de pandemia global, este trabalho foi desenvolvido de forma a abordar este problema através do uso de tecnologia. O objetivo buscado é o desenvolvimento de um chatbot, com uso de inteligência artificial, capaz de atuar na identificação de vítimas de violência doméstica em relatos, motivar a busca por ajuda especializada e viabilizar um contato com profissionais aptos para prestar apoio e suporte. Para tanto, é necessário realizar uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento técnico na temática de chatbot, projetar e desenvolver um chatbot funcional, desenvolver uma ferramenta web para disponibilizar acesso ao chatbot e para gerenciamento da uma rede especializada de apoio, demonstrar como aplicar as ferramentas desenvolvidas para atendimento a vítimas e, por fim, avaliar a aplicabilidade do sistema com pesquisas direcionadas ao público alvo. Dessa forma, é conduzida uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e experimental. Através da aplicação de um questionário, os resultados demonstram que o chatbot foi avaliado positivamente por potenciais integrantes da rede de especialistas nos quesitos experiência de usuário, usabilidade, adequação, relevância e eficiência de software. Também foi obtido como resultado sugestões e índices que indicam a necessidade de aprimoramento da base de conhecimento usada no processamento de linguagem natural do chatbot, sugestões para divulgação do projeto e indicação de humanizar mais a abordagem do chatbot. Conclui-se a partir disso que, o protótipo de chatbot desenvolvido mostra-se adequado e com potencial para atuar no atendimento de vítimas de violência doméstica e ser, gradativamente, otimizado ao mesmo tempo. |
id |
Ânima_3483177edda1c4bbe8b37d6867599a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23997 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência DomésticaChatbotViolência domésticaInteligência ArtificialProcessamento de linguagem naturalObservando que há uma tendência exponencial de crescimento de trabalhos com o uso de chatbots e que as estatísticas de violência doméstica têm avançado nos últimos anos, em meio ao cenário de pandemia global, este trabalho foi desenvolvido de forma a abordar este problema através do uso de tecnologia. O objetivo buscado é o desenvolvimento de um chatbot, com uso de inteligência artificial, capaz de atuar na identificação de vítimas de violência doméstica em relatos, motivar a busca por ajuda especializada e viabilizar um contato com profissionais aptos para prestar apoio e suporte. Para tanto, é necessário realizar uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento técnico na temática de chatbot, projetar e desenvolver um chatbot funcional, desenvolver uma ferramenta web para disponibilizar acesso ao chatbot e para gerenciamento da uma rede especializada de apoio, demonstrar como aplicar as ferramentas desenvolvidas para atendimento a vítimas e, por fim, avaliar a aplicabilidade do sistema com pesquisas direcionadas ao público alvo. Dessa forma, é conduzida uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e experimental. Através da aplicação de um questionário, os resultados demonstram que o chatbot foi avaliado positivamente por potenciais integrantes da rede de especialistas nos quesitos experiência de usuário, usabilidade, adequação, relevância e eficiência de software. Também foi obtido como resultado sugestões e índices que indicam a necessidade de aprimoramento da base de conhecimento usada no processamento de linguagem natural do chatbot, sugestões para divulgação do projeto e indicação de humanizar mais a abordagem do chatbot. Conclui-se a partir disso que, o protótipo de chatbot desenvolvido mostra-se adequado e com potencial para atuar no atendimento de vítimas de violência doméstica e ser, gradativamente, otimizado ao mesmo tempo.Morales, AranDias, Taynara2022-07-01T01:21:42Z2022-07-01T01:21:42Z2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis181 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23997FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-01T01:21:45Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23997Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-01T01:21:45Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica |
title |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica Dias, Taynara Chatbot Violência doméstica Inteligência Artificial Processamento de linguagem natural |
title_short |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica |
title_full |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica |
title_sort |
Desenvolvimento de um chatbot para Apoio a Vítimas de Violência Doméstica |
author |
Dias, Taynara |
author_facet |
Dias, Taynara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morales, Aran |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Taynara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chatbot Violência doméstica Inteligência Artificial Processamento de linguagem natural |
topic |
Chatbot Violência doméstica Inteligência Artificial Processamento de linguagem natural |
description |
Observando que há uma tendência exponencial de crescimento de trabalhos com o uso de chatbots e que as estatísticas de violência doméstica têm avançado nos últimos anos, em meio ao cenário de pandemia global, este trabalho foi desenvolvido de forma a abordar este problema através do uso de tecnologia. O objetivo buscado é o desenvolvimento de um chatbot, com uso de inteligência artificial, capaz de atuar na identificação de vítimas de violência doméstica em relatos, motivar a busca por ajuda especializada e viabilizar um contato com profissionais aptos para prestar apoio e suporte. Para tanto, é necessário realizar uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento técnico na temática de chatbot, projetar e desenvolver um chatbot funcional, desenvolver uma ferramenta web para disponibilizar acesso ao chatbot e para gerenciamento da uma rede especializada de apoio, demonstrar como aplicar as ferramentas desenvolvidas para atendimento a vítimas e, por fim, avaliar a aplicabilidade do sistema com pesquisas direcionadas ao público alvo. Dessa forma, é conduzida uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e experimental. Através da aplicação de um questionário, os resultados demonstram que o chatbot foi avaliado positivamente por potenciais integrantes da rede de especialistas nos quesitos experiência de usuário, usabilidade, adequação, relevância e eficiência de software. Também foi obtido como resultado sugestões e índices que indicam a necessidade de aprimoramento da base de conhecimento usada no processamento de linguagem natural do chatbot, sugestões para divulgação do projeto e indicação de humanizar mais a abordagem do chatbot. Conclui-se a partir disso que, o protótipo de chatbot desenvolvido mostra-se adequado e com potencial para atuar no atendimento de vítimas de violência doméstica e ser, gradativamente, otimizado ao mesmo tempo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-01T01:21:42Z 2022-07-01T01:21:42Z 2022-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23997 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
181 f application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415820559843328 |