Educação em saúde para mulheres como ferramenta preventiva de violência obstétrica na rede pública de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13907 |
Resumo: | Há em vigor diversas estratégias e políticas que visam a humanização da assistência obstétrica, no entanto os desafios são ainda imensos, e envolvem a falta de conhecimento da mulher sobre seu próprio corpo e seus direitos, bem como a constante falta de percepção dos profissionais da saúde acerca de atos e ações abusivas. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral investigar os benefícios da educação em saúde enquanto instrumento de prevenção para a violência obstétrica na rede de saúde pública. E como objetivos específicos tem-se, entender a história do parto na humanidade, apresentar a fisiologia da gestação e parto vaginal, conhecer as diretrizes e estatutos do SUS voltados para a assistência a mulher gestante, compreender a funcionalidade da educação em saúde e expor a violência obstétrica como consequência de uma conjuntura social que oprime e deslegitima o direito de ser e viver da mulher. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa e para a realização deste estudo foram utilizados os seguintes descritores: “educação pré-natal” e “parto humanizado” em idiomas como português, espanhol e inglês. A monografia foi realizada entre os meses de março e junho de 2021, visto que nesse período foi realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram utilizados estudos publicados entre os anos de 2015 a 2021, sendo consultados na base de dados BVS, sendo utilizados os estudos das plataformas LILACS, BDENF e SciELO. Educar na área da saúde é uma forma eficaz na tentativa de mudar o paradigma atual no cenário do parto e devolver o protagonismo da mulher. Devendo os profissionais da área obstétrica se atualizarem constantemente para promover um cuidado integral, ausente de abusos e intervenções invasivas desnecessárias. Sendo necessário também orientar as gestantes durante o pré-natal, por meio de práticas educativas que visem a prevenção de possíveis violências obstétricas durante o ciclo gravídico-puerperal. |
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Educação em saúde para mulheres como ferramenta preventiva de violência obstétrica na rede pública de saúdeHealth education for women as a preventive tool for obstetric violence in the public health networkViolência obstétricaEducação em saúdePré-natalParto humanizadoHá em vigor diversas estratégias e políticas que visam a humanização da assistência obstétrica, no entanto os desafios são ainda imensos, e envolvem a falta de conhecimento da mulher sobre seu próprio corpo e seus direitos, bem como a constante falta de percepção dos profissionais da saúde acerca de atos e ações abusivas. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral investigar os benefícios da educação em saúde enquanto instrumento de prevenção para a violência obstétrica na rede de saúde pública. E como objetivos específicos tem-se, entender a história do parto na humanidade, apresentar a fisiologia da gestação e parto vaginal, conhecer as diretrizes e estatutos do SUS voltados para a assistência a mulher gestante, compreender a funcionalidade da educação em saúde e expor a violência obstétrica como consequência de uma conjuntura social que oprime e deslegitima o direito de ser e viver da mulher. Portanto, o presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa e para a realização deste estudo foram utilizados os seguintes descritores: “educação pré-natal” e “parto humanizado” em idiomas como português, espanhol e inglês. A monografia foi realizada entre os meses de março e junho de 2021, visto que nesse período foi realizada uma pesquisa sistemática diante do tema do trabalho. Foram utilizados estudos publicados entre os anos de 2015 a 2021, sendo consultados na base de dados BVS, sendo utilizados os estudos das plataformas LILACS, BDENF e SciELO. Educar na área da saúde é uma forma eficaz na tentativa de mudar o paradigma atual no cenário do parto e devolver o protagonismo da mulher. Devendo os profissionais da área obstétrica se atualizarem constantemente para promover um cuidado integral, ausente de abusos e intervenções invasivas desnecessárias. Sendo necessário também orientar as gestantes durante o pré-natal, por meio de práticas educativas que visem a prevenção de possíveis violências obstétricas durante o ciclo gravídico-puerperal.Carvalho, Fábio LuizSilva, Josefa Damirles Gonçalves2021-07-05T21:41:12Z2021-07-05T21:41:12Z2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13907ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-22T16:27:43Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13907Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-22T16:27:43Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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