Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suga, Renato de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16905
Resumo: A pesquisa proposta neste trabalho tem como objetivo verificar como o judiciário catarinense tem lidado com os crimes contra a flora, previstos na Lei 9.605/98. Trata-se de pesquisa exploratória com enfoque qualiquantitativo, tendo como método de abordagem o dedutivo, e, quanto ao procedimento, o comparativo. Foram estudados cerca de 140 acórdãos extraídos do site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e cerca de 40 do site do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sendo possível coletar dados como a quantidade de absolvições, condenações e extinções de punibilidade, os delitos contra a flora de maior ocorrência, e informações relevantes sobre dosimetria da pena, restritivas de direitos e divergências de entendimentos. Concluiu-se que somente alguns dos delitos contra a flora são submetidos à apreciação da segunda instância, tanto no âmbito estadual quanto federal, e que nem todas as novidades trazidas pela Lei 9.605/98 são aplicadas aos casos concretos, a exemplo da reparação do dano ambiental atestada por laudo de constatação. Ademais, os vários casos de absolvição indicam que falta preparo e/ou recursos para que a polícia administrativa possa exercer a fiscalização ambiental com maior técnica.
id Ânima_3751c7c059568bea3a921fb4103f68bc
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16905
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa CatarinaDireito PenalCrime AmbientalFloraA pesquisa proposta neste trabalho tem como objetivo verificar como o judiciário catarinense tem lidado com os crimes contra a flora, previstos na Lei 9.605/98. Trata-se de pesquisa exploratória com enfoque qualiquantitativo, tendo como método de abordagem o dedutivo, e, quanto ao procedimento, o comparativo. Foram estudados cerca de 140 acórdãos extraídos do site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e cerca de 40 do site do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sendo possível coletar dados como a quantidade de absolvições, condenações e extinções de punibilidade, os delitos contra a flora de maior ocorrência, e informações relevantes sobre dosimetria da pena, restritivas de direitos e divergências de entendimentos. Concluiu-se que somente alguns dos delitos contra a flora são submetidos à apreciação da segunda instância, tanto no âmbito estadual quanto federal, e que nem todas as novidades trazidas pela Lei 9.605/98 são aplicadas aos casos concretos, a exemplo da reparação do dano ambiental atestada por laudo de constatação. Ademais, os vários casos de absolvição indicam que falta preparo e/ou recursos para que a polícia administrativa possa exercer a fiscalização ambiental com maior técnica.Tagliari, Priscila de AzambujaSuga, Renato de Castro2020-12-21T15:03:45Z2021-08-04T19:11:59Z2020-12-21T15:03:45Z2021-08-04T19:11:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16905Direito - Unisul VirtualPalhoça-SCAttribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-04T21:26:27Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16905Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-04T21:26:27Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
title Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
spellingShingle Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
Suga, Renato de Castro
Direito Penal
Crime Ambiental
Flora
title_short Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
title_full Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
title_fullStr Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
title_full_unstemmed Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
title_sort Crimes contra a flora: jurisprudência no Estado de Santa Catarina
author Suga, Renato de Castro
author_facet Suga, Renato de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tagliari, Priscila de Azambuja
dc.contributor.author.fl_str_mv Suga, Renato de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Penal
Crime Ambiental
Flora
topic Direito Penal
Crime Ambiental
Flora
description A pesquisa proposta neste trabalho tem como objetivo verificar como o judiciário catarinense tem lidado com os crimes contra a flora, previstos na Lei 9.605/98. Trata-se de pesquisa exploratória com enfoque qualiquantitativo, tendo como método de abordagem o dedutivo, e, quanto ao procedimento, o comparativo. Foram estudados cerca de 140 acórdãos extraídos do site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e cerca de 40 do site do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sendo possível coletar dados como a quantidade de absolvições, condenações e extinções de punibilidade, os delitos contra a flora de maior ocorrência, e informações relevantes sobre dosimetria da pena, restritivas de direitos e divergências de entendimentos. Concluiu-se que somente alguns dos delitos contra a flora são submetidos à apreciação da segunda instância, tanto no âmbito estadual quanto federal, e que nem todas as novidades trazidas pela Lei 9.605/98 são aplicadas aos casos concretos, a exemplo da reparação do dano ambiental atestada por laudo de constatação. Ademais, os vários casos de absolvição indicam que falta preparo e/ou recursos para que a polícia administrativa possa exercer a fiscalização ambiental com maior técnica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-12-21T15:03:45Z
2020-12-21T15:03:45Z
2021-08-04T19:11:59Z
2021-08-04T19:11:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16905
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça-SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415830356688896