O uso de fotoproteção e riscos da radiação luminosa em professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parise, Bárbara Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loch, Victor
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19281
Resumo: INTRODUÇÃO: O envelhecimento compõe o conjunto dos resultados e repercussões de uma parte da vida, sendo o declínio morfofuncional que abala os principais sistemas do corpo humano. É dividido em envelhecimento intrínseco e extrínseco. O extrínseco leva ao fotoenvelhecimento. O fotoenvelhecimento pode ser acelerado pela exposição à radiação ultravioleta e a falta de fotoproteção. Embora a intensidade da radiação ultravioleta seja maior no ambiente externo, a radiação que penetra pelas janelas e a radiação emitida pela iluminação artificial pode potencialmente exercer efeitos a longo prazo. A utilização da fotoproteção é a principal abordagem contra a radiação UV. Adicionalmente, o uso regular de fotoproteção evita o envelhecimento precoce da pele. OBJETIVO: Identificar os hábitos de fotoproteção e riscos da radiação luminosa nos professores Universitários da região Sul de Santa Catarina – UNISUL. MÉTODOS: Estudo do tipo explicativo, observacional e transversal, composto pelos professores da UNISUL, incluindo professores que estejam atualmente trabalhando na Universidade, bem como a disponibilidade em participar da pesquisa; e excluídos todos aqueles que recusaram assinar o TCLE, professores com qualquer condição que limite a capacidade para participar do estudo e professores que possuíssem atividades em outro ambiente, que não seja a Universidade. Foi utilizado questionário online referente à exposição solar e hábitos de fotoproteção, e os dados foram analisados e descritas as frequências absolutas e relativas dos quesitos formulados. RESULTADOS: Os resultados foram apresentados em forma de tabelas e interpretados pela estatística descritiva, através da análise dos resultados. Foram obtidas 34 respostas. A maioria dos resultados obtidos na pesquisa sobre fotoproteção foram satisfatórios. CONCLUSÃO: Conclui-se que os professores universitários possuem conhecimento e informações a respeito dos danos consequentes à falta de fotoproteção, porém, grande parte não faz seu uso adequado, estando mais propensos aos danos causados pela radiação. Sugere-se uma amostra maior em pesquisas futuras.
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OBJETIVO: Identificar os hábitos de fotoproteção e riscos da radiação luminosa nos professores Universitários da região Sul de Santa Catarina – UNISUL. MÉTODOS: Estudo do tipo explicativo, observacional e transversal, composto pelos professores da UNISUL, incluindo professores que estejam atualmente trabalhando na Universidade, bem como a disponibilidade em participar da pesquisa; e excluídos todos aqueles que recusaram assinar o TCLE, professores com qualquer condição que limite a capacidade para participar do estudo e professores que possuíssem atividades em outro ambiente, que não seja a Universidade. Foi utilizado questionário online referente à exposição solar e hábitos de fotoproteção, e os dados foram analisados e descritas as frequências absolutas e relativas dos quesitos formulados. RESULTADOS: Os resultados foram apresentados em forma de tabelas e interpretados pela estatística descritiva, através da análise dos resultados. Foram obtidas 34 respostas. A maioria dos resultados obtidos na pesquisa sobre fotoproteção foram satisfatórios. CONCLUSÃO: Conclui-se que os professores universitários possuem conhecimento e informações a respeito dos danos consequentes à falta de fotoproteção, porém, grande parte não faz seu uso adequado, estando mais propensos aos danos causados pela radiação. Sugere-se uma amostra maior em pesquisas futuras.INTRODUCTION: Aging comprises the set of results and repercussions of a part of life, and the morphofunctional decline affects the main systems of the human body. It is divided into intrinsic and extrinsic aging. The extrinsic leads to photoaging. Photoaging can be accelerated by exposure to ultraviolet radiation and lack of photoprotection. Although the intensity of ultraviolet radiation is greater outdoors, radiation that penetrates through windows and radiation emitted by artificial lighting can have long-term effects. The use of photoprotection is the main approach against UV radiation. Additionally, the regular use of photoprotection prevents premature aging of the skin. OBJECTIVE: To identify the habits of photoprotection and risks of light radiation in university professors in the southern region of Santa Catarina - UNISUL. METHODS: Explanatory, observational and cross-sectional study, composed of professors from UNISUL, including professors who currently work at the University, as well as availability to participate in the research; and excluding all those who refused to sign the consent form, professors with any condition that limits their ability to participate in the study and professors who had activities in an environment other than the University. The online questionnaire regarding sun exposure and photoprotection habits was used, and the data were found and obtained the absolute and relative frequencies of the formulated questions. RESULTS: The results were obtained in the form of tables and interpreted by descriptive statistics, through the analysis of the results. 34 responses were released. Most of the results obtained in the research on photoprotection were satisfactory. CONCLUSION: It is concluded that university professors have knowledge and information about the damage resulting from the lack of photoprotection, however, a large part does not use it properly, being more prone to damage caused by radiation. A larger sample is suggested in future research.Canto, PriscilaParise, Bárbara MartinsLoch, Victor2021-12-16T00:46:59Z2021-12-16T00:46:59Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 fapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19281TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-16T00:47:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/19281Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-16T00:47:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
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