O ESCOLA SEM PARTIDO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO: A DERIVA DOS SENTIDOS NA POLÍTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25864 |
Resumo: | A partir do modo como a escola vem sendo invadida por projetos de pauta conservadora, passamos a nos interrogar como tais propostas acabam produzindo seus efeitos, mesmo tomando, em comum, o professor e a própria escola como ameaças à sociedade. Diante dessa preocupação, objetivamos neste trabalho analisar se/como o Projeto “Escola Sem Partido” (ESP), que ganhou forte destaque em relação aos demais, se transforma em maneiras de o Estado regulamentar nossos corpos pelo jogo que faz com o direito à liberdade de expressão. Sob os pressupostos da Análise de Discurso de linha materialista, nossa pesquisa usará como corpus o texto do Projeto de Lei nº 193, proposto no Senado Nacional, o texto da Constituição Federal de 1988 e o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), todos a partir do modo como enunciam a questão da liberdade de expressão. Ao fim da trajetória, podemos vislumbrar como o Estado utiliza de movimentos como o ESP para controlar nossos corpos. |
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O ESCOLA SEM PARTIDO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO: A DERIVA DOS SENTIDOS NA POLÍTICAEscola Sem Partido. Liberdade de Expressão. Corpo.A partir do modo como a escola vem sendo invadida por projetos de pauta conservadora, passamos a nos interrogar como tais propostas acabam produzindo seus efeitos, mesmo tomando, em comum, o professor e a própria escola como ameaças à sociedade. Diante dessa preocupação, objetivamos neste trabalho analisar se/como o Projeto “Escola Sem Partido” (ESP), que ganhou forte destaque em relação aos demais, se transforma em maneiras de o Estado regulamentar nossos corpos pelo jogo que faz com o direito à liberdade de expressão. Sob os pressupostos da Análise de Discurso de linha materialista, nossa pesquisa usará como corpus o texto do Projeto de Lei nº 193, proposto no Senado Nacional, o texto da Constituição Federal de 1988 e o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), todos a partir do modo como enunciam a questão da liberdade de expressão. Ao fim da trajetória, podemos vislumbrar como o Estado utiliza de movimentos como o ESP para controlar nossos corpos.Daltoé, Andréia da Silva Daltoé AndréiaRicardo, Carolini Carolini2022-09-29T12:55:55Z2022-09-29T12:55:55Z2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25864TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-29T12:55:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25864Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-29T12:55:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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