Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Catia da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zeredo, Guilhermo Alves
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10981
Resumo: Learning virtual objects aim the construction of concepts where the student interactively operates virtual simulations on several themes and contexts. The context, however, does not appear on the daily routine of the students due to restrictions on tools, that do not aggregate three-dimensional space and real time interactions. Nowadays it is still difficult to find freely available learning objects developed using augmented reality. On this scope, this thesis approach the learning process using this technology, the production of learning virtual objects and the applicability of augmented reality in educational processes. The goal of this thesis is to develop an augmented reality based learning virtual object to support the teaching of thermal dilatation Physics for solids. As result of the development process, a freely available learning virtual object exploring the potential of augmented reality met the expectations of teachers and students. The interactions of the user are movement based and use the webcam of the computer and real time tracking resources. The validation process brought improvements on pedagogic and technical point of views, enriching the final application made available on the Web.
id Ânima_3d2819dca5a1cb12ee472c39346b8aad
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10981
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciênciasObjeto virtual de aprendizagemRealidade aumentadaDilatação térmicaLearning virtual objects aim the construction of concepts where the student interactively operates virtual simulations on several themes and contexts. The context, however, does not appear on the daily routine of the students due to restrictions on tools, that do not aggregate three-dimensional space and real time interactions. Nowadays it is still difficult to find freely available learning objects developed using augmented reality. On this scope, this thesis approach the learning process using this technology, the production of learning virtual objects and the applicability of augmented reality in educational processes. The goal of this thesis is to develop an augmented reality based learning virtual object to support the teaching of thermal dilatation Physics for solids. As result of the development process, a freely available learning virtual object exploring the potential of augmented reality met the expectations of teachers and students. The interactions of the user are movement based and use the webcam of the computer and real time tracking resources. The validation process brought improvements on pedagogic and technical point of views, enriching the final application made available on the Web.Objetos virtuais de aprendizagem visam à construção de conceitos a partir de atividades exploratórias, em que o aluno opera interativamente simulações virtuais de variados temas e contextos. Entretanto, o contexto do dia-a-dia dos alunos é difícil de ser veiculado nos objetos virtuais de aprendizagem devido às restrições de ferramentas que não agregam o espaço tridimensional e interações em tempo real. Hoje são raros os objetos de aprendizagem desenvolvidos na abordagem tecnológica de realidade aumentada disponíveis gratuitamente para uso. Nesse âmbito, a monografia discorre a cerca do processo de ensino aprendizagem com o uso das tecnologias, a produção de objetos virtuais de aprendizagem e a aplicação da realidade aumentada para auxiliar processos educacionais. Com base no estudo de tecnologias e ferramentas, esta monografia tem como objetivo, desenvolver um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para apoiar o ensino de ciências com o tema delimitado dentro da física na dilatação térmica de corpos sólidos. Como resultado do desenvolvimento, obteve-se um objeto virtual de aprendizagem de livre uso que vai ao encontro dàs expectativas de educadores e alunos, explorando o potencial da realidade aumentada. As interações do usuário se dão exclusivamente por movimento, utilizando a webcam e recursos de rastreamento em tempo real. O processo de validação trouxe melhorias tanto de caráter pedagógico como técnico, enriquecendo o aplicativo final disponibilizado na Web.Schuhmacher, Vera Rejane NiedersbergSilveira, Catia da SilvaZeredo, Guilhermo Alves2017-10-23T17:32:45Z2020-11-29T05:47:31Z2017-10-23T17:32:45Z2020-11-29T05:47:31Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10981Sistemas de Informação - Pedra BrancaPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T07:34:45Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10981Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T07:34:45Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
title Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
spellingShingle Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
Silveira, Catia da Silva
Objeto virtual de aprendizagem
Realidade aumentada
Dilatação térmica
title_short Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
title_full Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
title_fullStr Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
title_sort Estudo para concepção de um objeto virtual de aprendizagem em realidade aumentada para o ensino de ciências
author Silveira, Catia da Silva
author_facet Silveira, Catia da Silva
Zeredo, Guilhermo Alves
author_role author
author2 Zeredo, Guilhermo Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schuhmacher, Vera Rejane Niedersberg
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Catia da Silva
Zeredo, Guilhermo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto virtual de aprendizagem
Realidade aumentada
Dilatação térmica
topic Objeto virtual de aprendizagem
Realidade aumentada
Dilatação térmica
description Learning virtual objects aim the construction of concepts where the student interactively operates virtual simulations on several themes and contexts. The context, however, does not appear on the daily routine of the students due to restrictions on tools, that do not aggregate three-dimensional space and real time interactions. Nowadays it is still difficult to find freely available learning objects developed using augmented reality. On this scope, this thesis approach the learning process using this technology, the production of learning virtual objects and the applicability of augmented reality in educational processes. The goal of this thesis is to develop an augmented reality based learning virtual object to support the teaching of thermal dilatation Physics for solids. As result of the development process, a freely available learning virtual object exploring the potential of augmented reality met the expectations of teachers and students. The interactions of the user are movement based and use the webcam of the computer and real time tracking resources. The validation process brought improvements on pedagogic and technical point of views, enriching the final application made available on the Web.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-10-23T17:32:45Z
2017-10-23T17:32:45Z
2020-11-29T05:47:31Z
2020-11-29T05:47:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10981
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sistemas de Informação - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415841084669952