A construção da imagem da 'noiva de Garibaldi'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Husein, Vanessa Souza Corrêa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3434
Resumo: O objetivo desse estudo foi procurar identificar e refletir sobre os processos pelos quais a imagem da "noiva de Garibaldi" foi construída ao longo do tempo. Para nossa análise, optamos por fazer uma leitura linear das ocorrências da pessoa/personagem Manoela, tanto na história como na literatura, para identificar onde começou a especulação sobre o suposto noivado entre Garibaldi e Manoela e como isso gerou um quiproquó sobre o que possa ter acontecido, visto que, foi a partir deste ponto que ela se tornou notícia de jornal e, mais tarde, personagem ficcional. Consideramos que foi importante fazer um estudo sobre essa pessoa/personagem, posto que, por mais explorada que sua figura tenha sido pelas especulações históricas ou pela literatura, ainda não havia uma pesquisa dedicada a delinear sua trajetória e entender como esse processo aconteceu. Em nossa pesquisa, encontramos imprecisões em datas e informações à respeito de Manoela; bem como identificamos nuances díspares nas descrições sobre Manoela. Muda, melancólica e frágil na novela Garibaldi & Manuela de Josué Guimarães; forte e narradora da história nos romances A casa das sete mulheres e Um farol no pampa de Letícia Wierzchowski; aparição etérea, figura frívola e fantasmal que somente toma forma pela linguagem, na qual ela se revela através dessa roupagem que é a escrita. Portanto, em nosso trabalho, buscamos compreender como estes processos históricos, literários e imagéticos se interpenetraram, rompendo as fronteiras entre o real e o ficcional na fabricação da imagem da "noiva de Garibaldi". No primeiro capítulo do nosso trabalho, discutimos a permeabilidade entre a literatura e a história e as noções de documento/monumento e rastro na construção da imagem da "noiva de Garibaldi". Para o segundo capítulo, trabalhamos com a caracterização da personagem na novela Garibaldi & Manuela de Josué Guimarães, no qual a personagem tem o seu primeiro papel de destaque numa narrativa e no romance A casa das sete mulheres de Letícia Wierzchowski, com a tomada da narração do texto pela personagem. E, finalizamos com a discussão da personagem como um fantasma da história na literatura
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Em nossa pesquisa, encontramos imprecisões em datas e informações à respeito de Manoela; bem como identificamos nuances díspares nas descrições sobre Manoela. Muda, melancólica e frágil na novela Garibaldi & Manuela de Josué Guimarães; forte e narradora da história nos romances A casa das sete mulheres e Um farol no pampa de Letícia Wierzchowski; aparição etérea, figura frívola e fantasmal que somente toma forma pela linguagem, na qual ela se revela através dessa roupagem que é a escrita. Portanto, em nosso trabalho, buscamos compreender como estes processos históricos, literários e imagéticos se interpenetraram, rompendo as fronteiras entre o real e o ficcional na fabricação da imagem da "noiva de Garibaldi". No primeiro capítulo do nosso trabalho, discutimos a permeabilidade entre a literatura e a história e as noções de documento/monumento e rastro na construção da imagem da "noiva de Garibaldi". Para o segundo capítulo, trabalhamos com a caracterização da personagem na novela Garibaldi & Manuela de Josué Guimarães, no qual a personagem tem o seu primeiro papel de destaque numa narrativa e no romance A casa das sete mulheres de Letícia Wierzchowski, com a tomada da narração do texto pela personagem. E, finalizamos com a discussão da personagem como um fantasma da história na literaturaLe but de cette étude a été essayer d'identifier et reflechir sur des processus par lesquels l'image de la "fiancée de Garibaldi" a été construite a la longue du temps. Pour notre analyse, nous avons choisi de faire une lecture linéaire des occurrences de la persone/personnage Manoela, à la fois dans l'histoire et dans la littérature, pour identifier où a commencé la spéculation a propos de la fiançaille entre Garibaldi et Manoela et comment cela a geré um quiproquo a propos de ce qui aurait eu lieu, vu que, cela a été à partir de ce point là qu'elle a devenu un " fait divers " et puis, un personnage fictif. Nous considérons qui a été três important de faire cette étude à propos de cette persone /personnage, parce que, même qu'elle a eu beaucoup exploitée par des spéculations historiques ou par la littérature, il n'y avait pas encore une recherche dediée à esquisser son parcours et comprendre comment ce processus a été eu lieu. notre recherche, nous avons trouvé des inexactitudes dans les dates et dans les informations à propos de Manoela ; aussi bien que nous avons idéntifié des nuances incohérentes dans des descriptions de Manoela. Muette, mélancolique et fragile dans la nouvelle Garibaldi & Manuela: uma história de amor de Josué Guimarães; puissante et narratrice de l'histoire dans les romans A casa das sete mulheres et Um farol no pampa de Letícia Wierzchowski; apparition éthéré, figure frivole e fantomatique qui prend la forme juste pour le language, dans laquelle elle se manifeste à travers de cette draperie qui est l'écriture. Donc, à notre étude, nous avons cherché de comprendre comment ces processos historiques, litteraire et imaginatifs s'interpénètre en rompant des frontières entre le réel et le fictif dans la fabrication de l'image de la "fiancée de Garibaldi". Au premier chapitre de notre travail, nous discutons la perméabilité entre l'histoire et la littérature et les notions de document/monumento et trace dans la construction de l'image de la "fiancée de Garibaldi". Pour le deuxième chapitre, nous travaillons sur la caractérisation du personnage dans la nouvelle Garibaldi & Manuela: une histoire d'amour de Josué Guimarães, dans lequel elle a eu son premier rôle principal dans um récit et le roman A casa das sete mulheres de Letícia Wierzchowski, dans lequel elle a pris la narration du récit. Et nous achevons avec la discussion du personnage comme un fantôme de l'histoire à la littératureSantos, Antônio Carlos Gonçalves dosHusein, Vanessa Souza Corrêa2016-11-30T14:52:52Z2020-11-26T21:42:37Z2016-11-30T14:52:52Z2020-11-26T21:42:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1884https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3434info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:57:59Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3434Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:57:59Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
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