Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Traebert, Eliane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cremona-Parma, Gabriel Oscar, Traebert, Jefferson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v65n4/0047-2085-jbpsiq-65-4-0309.pdf
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2632
Resumo: Objetivo: Proceder estudo de validação interna de uma versão brasileira do McMaster Family Assessment Device – FAD. Métodos: O questionário foi aplicado em uma amostra de 80 indi- víduos adultos de ambos os sexos. Foi realizada análise fatorial exploratória após análise pré- via de adequabilidade global do método e análise de comunalidades para averiguar pergun- tas que não compartilhavam percentual signi cativo de variância com os fatores de nidos. Para minimizar a quantidade de perguntas que apresentavam elevadas cargas, foi utilizado o método de rotação Varimax com normalização de Kaiser. Resultados: Na versão brasileira em estudo foram mantidas 28 perguntas em quatro novas dimensões contendo 11, 5, 7 e 5 perguntas. Para obtenção de quatro fatores ou dimensões, foram selecionados aqueles com autovalores superiores a dois, o que explicou cerca de 50% da variabilidade dos dados. Con- clusão: A versão brasileira em estudo apresentou comportamento diferente do instrumento original. Observou-se a necessidade de revisar as perguntas e as dimensões do instrumento e também a realização de mais pesquisas com amostras maiores para observar o comporta- mento da escala e sua adequabilidade para utilização no contexto brasileiro.
id Ânima_462152102acff450aecffa93e7d65e38
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/2632
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment DeviceValidade interna de construto de uma versão brasileira do McMaster Family Assessment DeviceFamily functioningQuestionnaireCross- cultural adaptationValidityObjetivo: Proceder estudo de validação interna de uma versão brasileira do McMaster Family Assessment Device – FAD. Métodos: O questionário foi aplicado em uma amostra de 80 indi- víduos adultos de ambos os sexos. Foi realizada análise fatorial exploratória após análise pré- via de adequabilidade global do método e análise de comunalidades para averiguar pergun- tas que não compartilhavam percentual signi cativo de variância com os fatores de nidos. Para minimizar a quantidade de perguntas que apresentavam elevadas cargas, foi utilizado o método de rotação Varimax com normalização de Kaiser. Resultados: Na versão brasileira em estudo foram mantidas 28 perguntas em quatro novas dimensões contendo 11, 5, 7 e 5 perguntas. Para obtenção de quatro fatores ou dimensões, foram selecionados aqueles com autovalores superiores a dois, o que explicou cerca de 50% da variabilidade dos dados. Con- clusão: A versão brasileira em estudo apresentou comportamento diferente do instrumento original. Observou-se a necessidade de revisar as perguntas e as dimensões do instrumento e também a realização de mais pesquisas com amostras maiores para observar o comporta- mento da escala e sua adequabilidade para utilização no contexto brasileiro.Objective: To assess the internal validity of a Brazilian version of the McMaster Family Asses- sment Device (FAD). Methods: The questionnaire was applied to a sample of 80 adults of both sexes. An exploratory factor analysis was conducted after previous analysis of commu- nalities and global suitability of the method to determine questions that did not share a signi- cant percentage of variance with the de ned factors. Varimax rotation method with Kaiser’s normalization was used to minimize the number of questions that had high factor loads. Results: The Brazilian version maintained 28 questions distributed in four new dimensions containing 11, 5, 7, and 5 questions, respectively. To obtain those four factors or dimensions, we selected those with eigenvalue greater than two, which explained about 50% of the data variability. Conclusion: The Brazilian version under examination showed di erent behaviors from those in the original instrument. A review of the instrument questions and dimensions is clearly needed. Further research with larger samples is required to examine the rating scale and its suitability to the Brazilian context.2017-08-04T16:28:38Z2020-11-26T17:35:46Z2017-08-04T16:28:38Z2020-11-26T17:35:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article309 - 313application/pdf0047-20854http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v65n4/0047-2085-jbpsiq-65-4-0309.pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/263265Rio de JaneiroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTraebert, ElianeCremona-Parma, Gabriel OscarTraebert, Jeffersonengreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-12T11:27:58Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/2632Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-12T11:27:58Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
Validade interna de construto de uma versão brasileira do McMaster Family Assessment Device
title Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
spellingShingle Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
Traebert, Eliane
Family functioning
Questionnaire
Cross- cultural adaptation
Validity
title_short Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
title_full Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
title_fullStr Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
title_full_unstemmed Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
title_sort Internal construct validity of a Brazilian version of the McMaster Family Assessment Device
author Traebert, Eliane
author_facet Traebert, Eliane
Cremona-Parma, Gabriel Oscar
Traebert, Jefferson
author_role author
author2 Cremona-Parma, Gabriel Oscar
Traebert, Jefferson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Traebert, Eliane
Cremona-Parma, Gabriel Oscar
Traebert, Jefferson
dc.subject.por.fl_str_mv Family functioning
Questionnaire
Cross- cultural adaptation
Validity
topic Family functioning
Questionnaire
Cross- cultural adaptation
Validity
description Objetivo: Proceder estudo de validação interna de uma versão brasileira do McMaster Family Assessment Device – FAD. Métodos: O questionário foi aplicado em uma amostra de 80 indi- víduos adultos de ambos os sexos. Foi realizada análise fatorial exploratória após análise pré- via de adequabilidade global do método e análise de comunalidades para averiguar pergun- tas que não compartilhavam percentual signi cativo de variância com os fatores de nidos. Para minimizar a quantidade de perguntas que apresentavam elevadas cargas, foi utilizado o método de rotação Varimax com normalização de Kaiser. Resultados: Na versão brasileira em estudo foram mantidas 28 perguntas em quatro novas dimensões contendo 11, 5, 7 e 5 perguntas. Para obtenção de quatro fatores ou dimensões, foram selecionados aqueles com autovalores superiores a dois, o que explicou cerca de 50% da variabilidade dos dados. Con- clusão: A versão brasileira em estudo apresentou comportamento diferente do instrumento original. Observou-se a necessidade de revisar as perguntas e as dimensões do instrumento e também a realização de mais pesquisas com amostras maiores para observar o comporta- mento da escala e sua adequabilidade para utilização no contexto brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-08-04T16:28:38Z
2017-08-04T16:28:38Z
2020-11-26T17:35:46Z
2020-11-26T17:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 0047-2085
4
http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v65n4/0047-2085-jbpsiq-65-4-0309.pdf
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2632
identifier_str_mv 0047-2085
4
url http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v65n4/0047-2085-jbpsiq-65-4-0309.pdf
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2632
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 65
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 309 - 313
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415826549309440