Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rafael de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17570
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo propor ações para implantação de uma cidade inteligente com objeto de estudo a cidade de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina. Para atender o escopo desta pesquisa, elaborou-se um modelo de cidade inteligente - MODIS (Modelo Ilha do Silício), com 7 categorias, 20 indicadores e 74 subindicadores com fundamentação em uma revisão da literatura nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus, bem como em dez modelos de cidades inteligentes internacionais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva na forma de estudo de caso. A técnica de coleta de dados selecionada foi a amostra intencional que ocorreu através da obtenção de 21 entrevistas com especialistas do setor público, privado e acadêmico, como dados primários, e análise documental de modelos de implantação de cidades inteligentes. Na análise de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin (2012) e a análise SWOT. Os resultados empíricos permitiram compreender que as principais ações a serem desenvolvidas são compatíveis com pilares de governança, meio ambiente, qualidade de vida, mobilidade urbana, planejamento urbano, tecnologia da informação e comunicação e economia criativa. A análise também constatou que os especialistas parecem ter um forte foco em tópicos específicos e um processo de pensamento vertical comprovadamente proeminente em relação a essas questões. Essas características inibem potencialmente a busca de soluções mais adequadas para questões complexas, como transporte, que exigem conhecimento sobre as interações entre diferentes entidades. Essas características e a preponderância de adotar uma abordagem reducionista dos problemas precisam ser contestadas e os formuladores de políticas da cidade têm a oportunidade de analisar medidas mais eficazes usando uma análise e decisão sistemática da situação.
id Ânima_4b96b875ab9aa7d0e962491cb0407dc6
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17570
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de FlorianópolisSTRATEGIES FOR IMPLEMENTING A SMART CITY: THE CASE STUDY OF FLORIANÓPOLISCidades InteligentesDesenvolvimento SustentávelQuarta Revolução IndustrialFlorianópolisA presente pesquisa tem como objetivo propor ações para implantação de uma cidade inteligente com objeto de estudo a cidade de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina. Para atender o escopo desta pesquisa, elaborou-se um modelo de cidade inteligente - MODIS (Modelo Ilha do Silício), com 7 categorias, 20 indicadores e 74 subindicadores com fundamentação em uma revisão da literatura nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus, bem como em dez modelos de cidades inteligentes internacionais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva na forma de estudo de caso. A técnica de coleta de dados selecionada foi a amostra intencional que ocorreu através da obtenção de 21 entrevistas com especialistas do setor público, privado e acadêmico, como dados primários, e análise documental de modelos de implantação de cidades inteligentes. Na análise de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin (2012) e a análise SWOT. Os resultados empíricos permitiram compreender que as principais ações a serem desenvolvidas são compatíveis com pilares de governança, meio ambiente, qualidade de vida, mobilidade urbana, planejamento urbano, tecnologia da informação e comunicação e economia criativa. A análise também constatou que os especialistas parecem ter um forte foco em tópicos específicos e um processo de pensamento vertical comprovadamente proeminente em relação a essas questões. Essas características inibem potencialmente a busca de soluções mais adequadas para questões complexas, como transporte, que exigem conhecimento sobre as interações entre diferentes entidades. Essas características e a preponderância de adotar uma abordagem reducionista dos problemas precisam ser contestadas e os formuladores de políticas da cidade têm a oportunidade de analisar medidas mais eficazes usando uma análise e decisão sistemática da situação.Guerra, José Baltazar Salgueirinho de OsórioLima, Rafael de2021-11-08T17:38:04Z2021-11-08T17:38:04Z2021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17570FLORIANÓPOLISAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-11-12T06:50:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17570Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-11-12T06:50:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
STRATEGIES FOR IMPLEMENTING A SMART CITY: THE CASE STUDY OF FLORIANÓPOLIS
title Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
spellingShingle Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
Lima, Rafael de
Cidades Inteligentes
Desenvolvimento Sustentável
Quarta Revolução Industrial
Florianópolis
title_short Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
title_full Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
title_fullStr Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
title_full_unstemmed Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
title_sort Estratégias para implantação de uma cidade inteligente: o estudo de caso de Florianópolis
author Lima, Rafael de
author_facet Lima, Rafael de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerra, José Baltazar Salgueirinho de Osório
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rafael de
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades Inteligentes
Desenvolvimento Sustentável
Quarta Revolução Industrial
Florianópolis
topic Cidades Inteligentes
Desenvolvimento Sustentável
Quarta Revolução Industrial
Florianópolis
description A presente pesquisa tem como objetivo propor ações para implantação de uma cidade inteligente com objeto de estudo a cidade de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina. Para atender o escopo desta pesquisa, elaborou-se um modelo de cidade inteligente - MODIS (Modelo Ilha do Silício), com 7 categorias, 20 indicadores e 74 subindicadores com fundamentação em uma revisão da literatura nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus, bem como em dez modelos de cidades inteligentes internacionais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva na forma de estudo de caso. A técnica de coleta de dados selecionada foi a amostra intencional que ocorreu através da obtenção de 21 entrevistas com especialistas do setor público, privado e acadêmico, como dados primários, e análise documental de modelos de implantação de cidades inteligentes. Na análise de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin (2012) e a análise SWOT. Os resultados empíricos permitiram compreender que as principais ações a serem desenvolvidas são compatíveis com pilares de governança, meio ambiente, qualidade de vida, mobilidade urbana, planejamento urbano, tecnologia da informação e comunicação e economia criativa. A análise também constatou que os especialistas parecem ter um forte foco em tópicos específicos e um processo de pensamento vertical comprovadamente proeminente em relação a essas questões. Essas características inibem potencialmente a busca de soluções mais adequadas para questões complexas, como transporte, que exigem conhecimento sobre as interações entre diferentes entidades. Essas características e a preponderância de adotar uma abordagem reducionista dos problemas precisam ser contestadas e os formuladores de políticas da cidade têm a oportunidade de analisar medidas mais eficazes usando uma análise e decisão sistemática da situação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08T17:38:04Z
2021-11-08T17:38:04Z
2021-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17570
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv FLORIANÓPOLIS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415817347006464