Realidade Virtual Aplicada na Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15389 |
Resumo: | Atualmente na área da engenharia e arquitetura, os projetos são apresentados para os clientes em planta baixa e algumas imagens em 3d, poucas empresas vão além desse tipo de apresentação. Nesse trabalho, o foco é a demonstração de um imóvel em realidade virtual com uma imersão parcial, onde o usuário pode alterar em tempo real as cores das paredes do imóvel e verificar as instalações elétricas. Para isso foi utilizado o software Unreal Engine 4, que é um motor gráfico criado para jogos, que possui muita qualidade visual e diferente de muitos outros programas, não precisa saber tanto de programação, pois possui um meio chamado blueprint, que é um script visual muito intuitivo. A UE4 realiza muito bem o objetivo do trabalho por não ser muito complexa e sua modelagem muito simples de fazer, com essa ferramenta pode-se desenvolver um projeto virtual de uma casa, com opção de serem visualizadas as instalações através de óculos de realidade virtual, tendo como resultado a imersão parcial à realidade virtual, estimulando o sentido visual do usuário. |
id |
Ânima_4c87d78cf99b7c661749fdca9ddaf9ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15389 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Realidade Virtual Aplicada na EngenhariaArquiteturaProjetosVirtualAtualmente na área da engenharia e arquitetura, os projetos são apresentados para os clientes em planta baixa e algumas imagens em 3d, poucas empresas vão além desse tipo de apresentação. Nesse trabalho, o foco é a demonstração de um imóvel em realidade virtual com uma imersão parcial, onde o usuário pode alterar em tempo real as cores das paredes do imóvel e verificar as instalações elétricas. Para isso foi utilizado o software Unreal Engine 4, que é um motor gráfico criado para jogos, que possui muita qualidade visual e diferente de muitos outros programas, não precisa saber tanto de programação, pois possui um meio chamado blueprint, que é um script visual muito intuitivo. A UE4 realiza muito bem o objetivo do trabalho por não ser muito complexa e sua modelagem muito simples de fazer, com essa ferramenta pode-se desenvolver um projeto virtual de uma casa, com opção de serem visualizadas as instalações através de óculos de realidade virtual, tendo como resultado a imersão parcial à realidade virtual, estimulando o sentido visual do usuário.Andrade, Lucimara SchambeckPereira, Igor Patricio2020-12-08T17:47:56Z2021-08-04T16:14:07Z2020-12-08T17:47:56Z2021-08-04T16:14:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15389Engenharia Civil - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:39:48Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15389Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:39:48Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia |
title |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia |
spellingShingle |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia Pereira, Igor Patricio Arquitetura Projetos Virtual |
title_short |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia |
title_full |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia |
title_fullStr |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia |
title_full_unstemmed |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia |
title_sort |
Realidade Virtual Aplicada na Engenharia |
author |
Pereira, Igor Patricio |
author_facet |
Pereira, Igor Patricio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Lucimara Schambeck |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Igor Patricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura Projetos Virtual |
topic |
Arquitetura Projetos Virtual |
description |
Atualmente na área da engenharia e arquitetura, os projetos são apresentados para os clientes em planta baixa e algumas imagens em 3d, poucas empresas vão além desse tipo de apresentação. Nesse trabalho, o foco é a demonstração de um imóvel em realidade virtual com uma imersão parcial, onde o usuário pode alterar em tempo real as cores das paredes do imóvel e verificar as instalações elétricas. Para isso foi utilizado o software Unreal Engine 4, que é um motor gráfico criado para jogos, que possui muita qualidade visual e diferente de muitos outros programas, não precisa saber tanto de programação, pois possui um meio chamado blueprint, que é um script visual muito intuitivo. A UE4 realiza muito bem o objetivo do trabalho por não ser muito complexa e sua modelagem muito simples de fazer, com essa ferramenta pode-se desenvolver um projeto virtual de uma casa, com opção de serem visualizadas as instalações através de óculos de realidade virtual, tendo como resultado a imersão parcial à realidade virtual, estimulando o sentido visual do usuário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-08T17:47:56Z 2020-12-08T17:47:56Z 2020 2021-08-04T16:14:07Z 2021-08-04T16:14:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15389 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Engenharia Civil - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415836030533632 |