Análise de deslocamento vertical de aterro executado sobre camada de argila mole: estudo de caso em aterro localizado no km 30+480 da obra de duplicação da BR-470/SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4762 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a um estudo de caso que demonstra a teoria e os cálculos utilizados para estimar os recalques primários previstos do aterro projetado para o km 30+480 da rodovia BR-470/SC, onde foram encontradas espessas camadas de argila mole. Para definição do recalque primário, utilizou-se a teoria clássica de Terzaghi. Cálculo que foi possível após obtenção dos parâmetros geotécnicos extraídos de resultados de ensaios realizados tanto em campo (SPT, CPT-u e Palheta) quanto em laboratório (adensamento oedométrico e triaxial UU), sendo, alguns resultados utilizados diretamente na aplicação das equações e outros com a utilização de correlações entre ensaios, sempre amparados à bibliografia existente. Esses mesmos ensaios também serviram de base para elaboração de um perfil estratigráfico na seção estudada. Após obtenção da espessura de recalque primário e o tempo necessário para que o mesmo se consolidasse, foram realizadas análises de estabilidade utilizado o método de equilíbrio limite para se obter o fator de segurança através do software Slide Roscience, versão 6.0, sendo utilizado o método Janbu simplificado, que segundo Almeida e Marques (2010) apresenta resultados mais conservadores. Na análise foram utilizados parâmetros geotécnicos de diferentes ensaios tais como valores de resistência não drenada (Su) obtidos da correlação entre ensaios de CPT-u /Triaxial e CPT-u/Palheta. Estes valores foram utilizados para simulação em diferentes soluções como uso de sobrecarga temporária (SCT) de 0,5, 1,0 e 1,5m, sem e com implantação de berma de equilíbrio. Por fim, considerando o tempo de 6 meses previstos para consolidação do recalque primário, foi dimensionado a cravação de geodrenos verticais com o objetivo de acelerar os recalques primários. Com isso foi possível definir a solução final com SCT de 0,5m somado a uma malha triangular de 1,95m entre pontos de geodrenos verticais. |
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Análise de deslocamento vertical de aterro executado sobre camada de argila mole: estudo de caso em aterro localizado no km 30+480 da obra de duplicação da BR-470/SCSolos molesRecalque primárioPerfil geotécnicoParâmetros geotécnicosAnálise de estabilidadeAcelerador de recalqueO presente trabalho refere-se a um estudo de caso que demonstra a teoria e os cálculos utilizados para estimar os recalques primários previstos do aterro projetado para o km 30+480 da rodovia BR-470/SC, onde foram encontradas espessas camadas de argila mole. Para definição do recalque primário, utilizou-se a teoria clássica de Terzaghi. Cálculo que foi possível após obtenção dos parâmetros geotécnicos extraídos de resultados de ensaios realizados tanto em campo (SPT, CPT-u e Palheta) quanto em laboratório (adensamento oedométrico e triaxial UU), sendo, alguns resultados utilizados diretamente na aplicação das equações e outros com a utilização de correlações entre ensaios, sempre amparados à bibliografia existente. Esses mesmos ensaios também serviram de base para elaboração de um perfil estratigráfico na seção estudada. Após obtenção da espessura de recalque primário e o tempo necessário para que o mesmo se consolidasse, foram realizadas análises de estabilidade utilizado o método de equilíbrio limite para se obter o fator de segurança através do software Slide Roscience, versão 6.0, sendo utilizado o método Janbu simplificado, que segundo Almeida e Marques (2010) apresenta resultados mais conservadores. Na análise foram utilizados parâmetros geotécnicos de diferentes ensaios tais como valores de resistência não drenada (Su) obtidos da correlação entre ensaios de CPT-u /Triaxial e CPT-u/Palheta. Estes valores foram utilizados para simulação em diferentes soluções como uso de sobrecarga temporária (SCT) de 0,5, 1,0 e 1,5m, sem e com implantação de berma de equilíbrio. Por fim, considerando o tempo de 6 meses previstos para consolidação do recalque primário, foi dimensionado a cravação de geodrenos verticais com o objetivo de acelerar os recalques primários. Com isso foi possível definir a solução final com SCT de 0,5m somado a uma malha triangular de 1,95m entre pontos de geodrenos verticais.Oliveira, Fernanda Soares de SouzaAndrade, Frederico Silvio de2020-07-30T12:38:10Z2020-11-27T00:35:15Z2020-07-30T12:38:10Z2020-11-27T00:35:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis97 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4762Engenharia Civil - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:56:31Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4762Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:56:31Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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O presente trabalho refere-se a um estudo de caso que demonstra a teoria e os cálculos utilizados para estimar os recalques primários previstos do aterro projetado para o km 30+480 da rodovia BR-470/SC, onde foram encontradas espessas camadas de argila mole. Para definição do recalque primário, utilizou-se a teoria clássica de Terzaghi. Cálculo que foi possível após obtenção dos parâmetros geotécnicos extraídos de resultados de ensaios realizados tanto em campo (SPT, CPT-u e Palheta) quanto em laboratório (adensamento oedométrico e triaxial UU), sendo, alguns resultados utilizados diretamente na aplicação das equações e outros com a utilização de correlações entre ensaios, sempre amparados à bibliografia existente. Esses mesmos ensaios também serviram de base para elaboração de um perfil estratigráfico na seção estudada. Após obtenção da espessura de recalque primário e o tempo necessário para que o mesmo se consolidasse, foram realizadas análises de estabilidade utilizado o método de equilíbrio limite para se obter o fator de segurança através do software Slide Roscience, versão 6.0, sendo utilizado o método Janbu simplificado, que segundo Almeida e Marques (2010) apresenta resultados mais conservadores. Na análise foram utilizados parâmetros geotécnicos de diferentes ensaios tais como valores de resistência não drenada (Su) obtidos da correlação entre ensaios de CPT-u /Triaxial e CPT-u/Palheta. Estes valores foram utilizados para simulação em diferentes soluções como uso de sobrecarga temporária (SCT) de 0,5, 1,0 e 1,5m, sem e com implantação de berma de equilíbrio. Por fim, considerando o tempo de 6 meses previstos para consolidação do recalque primário, foi dimensionado a cravação de geodrenos verticais com o objetivo de acelerar os recalques primários. Com isso foi possível definir a solução final com SCT de 0,5m somado a uma malha triangular de 1,95m entre pontos de geodrenos verticais. |
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