Inclusão digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11150 |
Resumo: | Com o crescente uso das tecnologias digitais pela sociedade, faz se necessário o estudo e pesquisa sobre a área de inclusão digital. Nesse contexto destacam-se a Cibercultura e o Ciberespaço como criação do mundo digital: a internet. Projetos de inclusão digital contribuem para entender estes conceitos e efetivar a inclusão dos jovens nas tecnologias digitais. Este trabalho traz a metodologia da pesquisa ação realizada através de oficinas para aplicação da pesquisa e geração de conhecimento por parte dos participantes. É demonstrado, através da revisão da literatura, como a internet pode contribuir com a qualidade de vida das pessoas, nessa revisão também foram apresentados alguns projetos de inclusão digital no Brasil e Florianópolis. A intervenção foi realizada em uma instituição pública, de ensino fundamental e médio, situada em Florianópolis, no norte da ilha. Durante mais de seis meses foram realizadas 15 oficinas, abertas para os jovens e crianças da escola e da comunidade externa. As atividades contaram com mais de 80 participantes, com idades entre 8 e 15 anos. O relato descreve as experiências e dados que puderam ser extraidos das atividades, além das observações da realidade em que ocorreu o estudo de caso. Conclui-se que o ensino das tecnologias digitais se faz necessário para a plena inclusão digital do cidadão. O jovem naturalmente é atraído pelas possibilidades de jogos e acesso às redes sociais, mas não basta apenas ter o acesso a internet. É necessário apresentar ao cidadão outras ferramentas, e as possibilidades que todas elas oferecem, para contribuir na sua formação e no exercício dos seus direitos, dessa forma, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva. |
id |
Ânima_4f357c0c6d3f0f43ed7b2224dc4f6121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11150 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão digitalInclusão digitalCiberculturaCiberespaçoFlorianópolisOficinaInternetProjetoCom o crescente uso das tecnologias digitais pela sociedade, faz se necessário o estudo e pesquisa sobre a área de inclusão digital. Nesse contexto destacam-se a Cibercultura e o Ciberespaço como criação do mundo digital: a internet. Projetos de inclusão digital contribuem para entender estes conceitos e efetivar a inclusão dos jovens nas tecnologias digitais. Este trabalho traz a metodologia da pesquisa ação realizada através de oficinas para aplicação da pesquisa e geração de conhecimento por parte dos participantes. É demonstrado, através da revisão da literatura, como a internet pode contribuir com a qualidade de vida das pessoas, nessa revisão também foram apresentados alguns projetos de inclusão digital no Brasil e Florianópolis. A intervenção foi realizada em uma instituição pública, de ensino fundamental e médio, situada em Florianópolis, no norte da ilha. Durante mais de seis meses foram realizadas 15 oficinas, abertas para os jovens e crianças da escola e da comunidade externa. As atividades contaram com mais de 80 participantes, com idades entre 8 e 15 anos. O relato descreve as experiências e dados que puderam ser extraidos das atividades, além das observações da realidade em que ocorreu o estudo de caso. Conclui-se que o ensino das tecnologias digitais se faz necessário para a plena inclusão digital do cidadão. O jovem naturalmente é atraído pelas possibilidades de jogos e acesso às redes sociais, mas não basta apenas ter o acesso a internet. É necessário apresentar ao cidadão outras ferramentas, e as possibilidades que todas elas oferecem, para contribuir na sua formação e no exercício dos seus direitos, dessa forma, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.Castiñeira, Maria InésLiell, Fernando Pilonetto2017-10-23T17:40:24Z2020-11-29T06:15:48Z2017-10-23T17:40:24Z2020-11-29T06:15:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11150Ciência da Computação - Pedra BrancaPalhoçaporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T07:59:21Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11150Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T07:59:21Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão digital |
title |
Inclusão digital |
spellingShingle |
Inclusão digital Liell, Fernando Pilonetto Inclusão digital Cibercultura Ciberespaço Florianópolis Oficina Internet Projeto |
title_short |
Inclusão digital |
title_full |
Inclusão digital |
title_fullStr |
Inclusão digital |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital |
title_sort |
Inclusão digital |
author |
Liell, Fernando Pilonetto |
author_facet |
Liell, Fernando Pilonetto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castiñeira, Maria Inés |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liell, Fernando Pilonetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Cibercultura Ciberespaço Florianópolis Oficina Internet Projeto |
topic |
Inclusão digital Cibercultura Ciberespaço Florianópolis Oficina Internet Projeto |
description |
Com o crescente uso das tecnologias digitais pela sociedade, faz se necessário o estudo e pesquisa sobre a área de inclusão digital. Nesse contexto destacam-se a Cibercultura e o Ciberespaço como criação do mundo digital: a internet. Projetos de inclusão digital contribuem para entender estes conceitos e efetivar a inclusão dos jovens nas tecnologias digitais. Este trabalho traz a metodologia da pesquisa ação realizada através de oficinas para aplicação da pesquisa e geração de conhecimento por parte dos participantes. É demonstrado, através da revisão da literatura, como a internet pode contribuir com a qualidade de vida das pessoas, nessa revisão também foram apresentados alguns projetos de inclusão digital no Brasil e Florianópolis. A intervenção foi realizada em uma instituição pública, de ensino fundamental e médio, situada em Florianópolis, no norte da ilha. Durante mais de seis meses foram realizadas 15 oficinas, abertas para os jovens e crianças da escola e da comunidade externa. As atividades contaram com mais de 80 participantes, com idades entre 8 e 15 anos. O relato descreve as experiências e dados que puderam ser extraidos das atividades, além das observações da realidade em que ocorreu o estudo de caso. Conclui-se que o ensino das tecnologias digitais se faz necessário para a plena inclusão digital do cidadão. O jovem naturalmente é atraído pelas possibilidades de jogos e acesso às redes sociais, mas não basta apenas ter o acesso a internet. É necessário apresentar ao cidadão outras ferramentas, e as possibilidades que todas elas oferecem, para contribuir na sua formação e no exercício dos seus direitos, dessa forma, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-23T17:40:24Z 2017-10-23T17:40:24Z 2020-11-29T06:15:48Z 2020-11-29T06:15:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11150 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência da Computação - Pedra Branca |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Palhoça |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415820884901888 |