Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tizziani, Sabrina Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6967
Resumo: A presente monografia tem como objetivo estudar o instituto da improbidade administrativa, apresentando os atos que a constituem e evidenciando a tipificação recentemente incluída na Lei n. 8.429/92. Para isso, utilizam-se o método de abordagem dedutivo, o procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, inicialmente é analisada a expressão Administração Pública nos seus sentidos objetivo e subjetivo, além dos princípios constitucionais, orientadores da atividade administrativa. Em seguida, são abordadas algumas noções relativas à improbidade administrativa, quais sejam, a evolução normativa, a conceituação, o atual diploma legal, os componentes do ato ilícito, a natureza jurídica das sanções e, ainda, a tríplice responsabilidade do agente. Ao fim da pesquisa, são elucidados os atos de improbidade administrativa em espécie, bem como suas respectivas sanções. São identificados o novo tipo de improbidade administrativa, acrescido pela Lei Complementar n. 157/16, e suas caraterísticas fundamentais. Insta dizer que houve certa dificuldade em encontrar um número maior de obras doutrinárias relativas à problemática, devido a sua contemporaneidade. Entretanto, conclui-se que, encerrado o prazo de um ano, a contar da data da publicação da referida lei, incorrerá na prática de improbidade administrativa o administrador municipal ou distrital que conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário inobservante à alíquota mínima de 2%, fixada para o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.
id Ânima_4facd1f6bb767845349b0abb3d5d98d3
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6967
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícitoAdministração públicaImprobidade administrativaNova modalidadeA presente monografia tem como objetivo estudar o instituto da improbidade administrativa, apresentando os atos que a constituem e evidenciando a tipificação recentemente incluída na Lei n. 8.429/92. Para isso, utilizam-se o método de abordagem dedutivo, o procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, inicialmente é analisada a expressão Administração Pública nos seus sentidos objetivo e subjetivo, além dos princípios constitucionais, orientadores da atividade administrativa. Em seguida, são abordadas algumas noções relativas à improbidade administrativa, quais sejam, a evolução normativa, a conceituação, o atual diploma legal, os componentes do ato ilícito, a natureza jurídica das sanções e, ainda, a tríplice responsabilidade do agente. Ao fim da pesquisa, são elucidados os atos de improbidade administrativa em espécie, bem como suas respectivas sanções. São identificados o novo tipo de improbidade administrativa, acrescido pela Lei Complementar n. 157/16, e suas caraterísticas fundamentais. Insta dizer que houve certa dificuldade em encontrar um número maior de obras doutrinárias relativas à problemática, devido a sua contemporaneidade. Entretanto, conclui-se que, encerrado o prazo de um ano, a contar da data da publicação da referida lei, incorrerá na prática de improbidade administrativa o administrador municipal ou distrital que conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário inobservante à alíquota mínima de 2%, fixada para o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.Baião, Henrique Barros Souto MaiorTizziani, Sabrina Pereira2017-12-12T11:14:39Z2020-11-27T05:24:38Z2017-12-12T11:14:39Z2020-11-27T05:24:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6967Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:09:26Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6967Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:09:26Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
title Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
spellingShingle Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
Tizziani, Sabrina Pereira
Administração pública
Improbidade administrativa
Nova modalidade
title_short Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
title_full Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
title_fullStr Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
title_full_unstemmed Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
title_sort Improbidade administrativa e a nova espécie do ato ilícito
author Tizziani, Sabrina Pereira
author_facet Tizziani, Sabrina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baião, Henrique Barros Souto Maior
dc.contributor.author.fl_str_mv Tizziani, Sabrina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Improbidade administrativa
Nova modalidade
topic Administração pública
Improbidade administrativa
Nova modalidade
description A presente monografia tem como objetivo estudar o instituto da improbidade administrativa, apresentando os atos que a constituem e evidenciando a tipificação recentemente incluída na Lei n. 8.429/92. Para isso, utilizam-se o método de abordagem dedutivo, o procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Assim, inicialmente é analisada a expressão Administração Pública nos seus sentidos objetivo e subjetivo, além dos princípios constitucionais, orientadores da atividade administrativa. Em seguida, são abordadas algumas noções relativas à improbidade administrativa, quais sejam, a evolução normativa, a conceituação, o atual diploma legal, os componentes do ato ilícito, a natureza jurídica das sanções e, ainda, a tríplice responsabilidade do agente. Ao fim da pesquisa, são elucidados os atos de improbidade administrativa em espécie, bem como suas respectivas sanções. São identificados o novo tipo de improbidade administrativa, acrescido pela Lei Complementar n. 157/16, e suas caraterísticas fundamentais. Insta dizer que houve certa dificuldade em encontrar um número maior de obras doutrinárias relativas à problemática, devido a sua contemporaneidade. Entretanto, conclui-se que, encerrado o prazo de um ano, a contar da data da publicação da referida lei, incorrerá na prática de improbidade administrativa o administrador municipal ou distrital que conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário inobservante à alíquota mínima de 2%, fixada para o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T11:14:39Z
2017-12-12T11:14:39Z
2017
2020-11-27T05:24:38Z
2020-11-27T05:24:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6967
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415833210912768