A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Katiuscia Angélica Micaela de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3481
Resumo: A arte do graffiti é uma forma de manifestação artística feita em espaços públicos, é um tipo de inscrição feita em paredes ou muros que reflete a realidade das ruas. As imagens que aparecem e desaparecem como ressurgências, desde civilizações clássicas, nas pinturas feitas em paredes, também são denominadas graffitis. Esta pesquisa fundamenta-se nas argumentações da partilha do sensível, teoria do filósofo francês Jacques Rancière, e da resistência e sobrevivência da imagem em suas ressurgências, teoria do filósofo francês Georges Didi-Huberman, para refletir sobre essas imagens do graffitis, ênfase nos graffitis da artista Nina Pandolfo, imagens da arte urbana que chamam a atenção do espectador às questões de ordem política, social e artística. Essas obras se ressignificam no tempo e no espaço, da rua para as galerias de arte, da produção plástica com spray para inúmeras técnicas e objetos de consumo; ressurgindo, assim, a cada dia novas propostas de imagem.
id Ânima_5149b7369de2ea59be5a9788ee6456f1
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3481
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina PandolfoArteArte de ruaImagens, ilustrações, etcA arte do graffiti é uma forma de manifestação artística feita em espaços públicos, é um tipo de inscrição feita em paredes ou muros que reflete a realidade das ruas. As imagens que aparecem e desaparecem como ressurgências, desde civilizações clássicas, nas pinturas feitas em paredes, também são denominadas graffitis. Esta pesquisa fundamenta-se nas argumentações da partilha do sensível, teoria do filósofo francês Jacques Rancière, e da resistência e sobrevivência da imagem em suas ressurgências, teoria do filósofo francês Georges Didi-Huberman, para refletir sobre essas imagens do graffitis, ênfase nos graffitis da artista Nina Pandolfo, imagens da arte urbana que chamam a atenção do espectador às questões de ordem política, social e artística. Essas obras se ressignificam no tempo e no espaço, da rua para as galerias de arte, da produção plástica com spray para inúmeras técnicas e objetos de consumo; ressurgindo, assim, a cada dia novas propostas de imagem.The graffiti art is a form of artistic expression in public spaces, is one type of entry made in walls or walls that reflect the reality of the streets. The images that appear and disappear as resurgences, from classical civilizations, the paintings done on walls, also called graffiti, emphasis on graffiti artist Nina Pandolfo. From the mural painting, a contemporary model, which differs in name but has the same style and the same language of graffiti. The research uses the arguments of the distribution of the sensible, theory of French philosopher Jacques Rancière and the strength and survival of the image in their resurgence theory of French philosopher Georges Didi-Huberman. Graffiti images of urban art drawing the viewer's attention to the issues of political, social and artistic order. Giving new meaning in time and space, from the street to the art galleries, the plastic production with spray for numerous technical and consumer goods. Resurfacing every day new image proposals.Sousa, Ramayana Lira deOliveira, Katiuscia Angélica Micaela de2016-11-30T14:52:52Z2020-11-26T21:48:34Z2016-11-30T14:52:52Z2020-11-26T21:48:34Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1900https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3481info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:59:25Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3481Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:59:25Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
title A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
spellingShingle A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
Oliveira, Katiuscia Angélica Micaela de
Arte
Arte de rua
Imagens, ilustrações, etc
title_short A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
title_full A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
title_fullStr A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
title_full_unstemmed A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
title_sort A ressignificação do graffiti e da arte de rua nas obras de Nina Pandolfo
author Oliveira, Katiuscia Angélica Micaela de
author_facet Oliveira, Katiuscia Angélica Micaela de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ramayana Lira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Katiuscia Angélica Micaela de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Arte de rua
Imagens, ilustrações, etc
topic Arte
Arte de rua
Imagens, ilustrações, etc
description A arte do graffiti é uma forma de manifestação artística feita em espaços públicos, é um tipo de inscrição feita em paredes ou muros que reflete a realidade das ruas. As imagens que aparecem e desaparecem como ressurgências, desde civilizações clássicas, nas pinturas feitas em paredes, também são denominadas graffitis. Esta pesquisa fundamenta-se nas argumentações da partilha do sensível, teoria do filósofo francês Jacques Rancière, e da resistência e sobrevivência da imagem em suas ressurgências, teoria do filósofo francês Georges Didi-Huberman, para refletir sobre essas imagens do graffitis, ênfase nos graffitis da artista Nina Pandolfo, imagens da arte urbana que chamam a atenção do espectador às questões de ordem política, social e artística. Essas obras se ressignificam no tempo e no espaço, da rua para as galerias de arte, da produção plástica com spray para inúmeras técnicas e objetos de consumo; ressurgindo, assim, a cada dia novas propostas de imagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-11-30T14:52:52Z
2016-11-30T14:52:52Z
2020-11-26T21:48:34Z
2020-11-26T21:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1900
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3481
identifier_str_mv 1900
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415812335861760