A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna, Denis Della
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14751
Resumo: Como o café é uma cultura perene, de alto rendimento e rentável, a cultura do café é amplamente cultivada no país. Relacionadas a essa gama de lavouras, ocorreram várias doenças, distribuídas na área de produção. Desta feita, o objetivo deste trabalho é apresentar as melhores formas de controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix). Tendo ainda como objetivos específicos: determinar o melhor produto a ser usado no manejo da doença e suas dosagens; caracterizar outras formas de controle, além do químico convencional; avaliar possíveis intervenções para amenizar a incidência da doença. O método adotado para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. O procedimento para a coleta de dados foi a busca em banco de dados digitais, os quais disponibilizam estudo empíricos e de revisão de literatura sobre o tema abordado no presente estudo. A ferrugem evolui de novembro a abril, devido à presença de carga suspensa, chuva, alta temperatura, presença de inóculo e maior sensibilidade dos cafeeiros ocorrem simultaneamente. De outubro a dezembro, geralmente ocorre uma transição das folhas velhas para as novas e começam a aparecer manchas de doenças, mas a evolução é mais lenta neste período. Uma boa opção para a prevenção da ferrugem é usar uma combinação de fungicidas sistêmicos e fungicidas de cobre, que podem aumentar os efeitos residuais dos dois produtos no cafeeiro.
id Ânima_51cce21ac4c16b3ec9a70527ff692211
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14751
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doençaCoffea arábicaPatologiaDoenças em plantasComo o café é uma cultura perene, de alto rendimento e rentável, a cultura do café é amplamente cultivada no país. Relacionadas a essa gama de lavouras, ocorreram várias doenças, distribuídas na área de produção. Desta feita, o objetivo deste trabalho é apresentar as melhores formas de controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix). Tendo ainda como objetivos específicos: determinar o melhor produto a ser usado no manejo da doença e suas dosagens; caracterizar outras formas de controle, além do químico convencional; avaliar possíveis intervenções para amenizar a incidência da doença. O método adotado para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. O procedimento para a coleta de dados foi a busca em banco de dados digitais, os quais disponibilizam estudo empíricos e de revisão de literatura sobre o tema abordado no presente estudo. A ferrugem evolui de novembro a abril, devido à presença de carga suspensa, chuva, alta temperatura, presença de inóculo e maior sensibilidade dos cafeeiros ocorrem simultaneamente. De outubro a dezembro, geralmente ocorre uma transição das folhas velhas para as novas e começam a aparecer manchas de doenças, mas a evolução é mais lenta neste período. Uma boa opção para a prevenção da ferrugem é usar uma combinação de fungicidas sistêmicos e fungicidas de cobre, que podem aumentar os efeitos residuais dos dois produtos no cafeeiro.Cesconeto, Juliano Frederico da RosaBruna, Denis Della2021-07-19T16:56:52Z2021-07-19T16:56:52Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14751Tubarão, Santa CatarinaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-29T12:03:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14751Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-29T12:03:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
title A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
spellingShingle A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
Bruna, Denis Della
Coffea arábica
Patologia
Doenças em plantas
title_short A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
title_full A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
title_fullStr A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
title_full_unstemmed A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
title_sort A ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) e as principais formas de controle da doença
author Bruna, Denis Della
author_facet Bruna, Denis Della
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cesconeto, Juliano Frederico da Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna, Denis Della
dc.subject.por.fl_str_mv Coffea arábica
Patologia
Doenças em plantas
topic Coffea arábica
Patologia
Doenças em plantas
description Como o café é uma cultura perene, de alto rendimento e rentável, a cultura do café é amplamente cultivada no país. Relacionadas a essa gama de lavouras, ocorreram várias doenças, distribuídas na área de produção. Desta feita, o objetivo deste trabalho é apresentar as melhores formas de controle da ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix). Tendo ainda como objetivos específicos: determinar o melhor produto a ser usado no manejo da doença e suas dosagens; caracterizar outras formas de controle, além do químico convencional; avaliar possíveis intervenções para amenizar a incidência da doença. O método adotado para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. O procedimento para a coleta de dados foi a busca em banco de dados digitais, os quais disponibilizam estudo empíricos e de revisão de literatura sobre o tema abordado no presente estudo. A ferrugem evolui de novembro a abril, devido à presença de carga suspensa, chuva, alta temperatura, presença de inóculo e maior sensibilidade dos cafeeiros ocorrem simultaneamente. De outubro a dezembro, geralmente ocorre uma transição das folhas velhas para as novas e começam a aparecer manchas de doenças, mas a evolução é mais lenta neste período. Uma boa opção para a prevenção da ferrugem é usar uma combinação de fungicidas sistêmicos e fungicidas de cobre, que podem aumentar os efeitos residuais dos dois produtos no cafeeiro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19T16:56:52Z
2021-07-19T16:56:52Z
2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14751
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão, Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415830711107584