Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Sabrina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16537
Resumo: Este trabalho é uma revisão de literatura sobre revascularização pulpar, o qual tem por objetivo discutir os protocolos clínicos, em suas indicações, substâncias irrigadoras, medicações intracanais, número de sessões e os seus resultados clínicos alcançados. A revascularização pulpar é uma alternativa para o tratamento de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar, e vem se mostrando como um tratamento promissor e apresentando bons resultados clínicos. Ambos, os protocolos pesquisados propõem o controle da infecção dos canais radiculares por meio de mínima ou nenhuma instrumentação e auxiliado por uma abundante irrigação do canal radicular. A medicação intracanal foi um fator diferencial entre os protocolos, onde se observou a preferência no uso pela pasta Triantibiótica e seguida pelo uso do hidróxido de cálcio. Porém, ambos os protocolos pesquisados apresentam como peça chave a indução do sangramento dentro do canal radicular, com ou sem a utilização do PRP, para que ocorra a regeneração pulpar. A revisão de literatura realizada pode concluir, que os protocolos clínicos apresentados demostram sucesso na terapia de revascularização pulpar e os casos pesquisados tiveram resposta positiva ao teste de vitalidade pulpar e a completa formação radicular em um prazo de até 24 meses.
id Ânima_531c2542697cf28815c307d2c2c72f1d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16537
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literaturaRevascularização Pulpar. Rizogênese Incompleta. Necrose.Este trabalho é uma revisão de literatura sobre revascularização pulpar, o qual tem por objetivo discutir os protocolos clínicos, em suas indicações, substâncias irrigadoras, medicações intracanais, número de sessões e os seus resultados clínicos alcançados. A revascularização pulpar é uma alternativa para o tratamento de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar, e vem se mostrando como um tratamento promissor e apresentando bons resultados clínicos. Ambos, os protocolos pesquisados propõem o controle da infecção dos canais radiculares por meio de mínima ou nenhuma instrumentação e auxiliado por uma abundante irrigação do canal radicular. A medicação intracanal foi um fator diferencial entre os protocolos, onde se observou a preferência no uso pela pasta Triantibiótica e seguida pelo uso do hidróxido de cálcio. Porém, ambos os protocolos pesquisados apresentam como peça chave a indução do sangramento dentro do canal radicular, com ou sem a utilização do PRP, para que ocorra a regeneração pulpar. A revisão de literatura realizada pode concluir, que os protocolos clínicos apresentados demostram sucesso na terapia de revascularização pulpar e os casos pesquisados tiveram resposta positiva ao teste de vitalidade pulpar e a completa formação radicular em um prazo de até 24 meses.Oliveira, Marilin Duarte da Silva deViana, Sabrina2021-06-07T11:00:09Z2021-08-04T18:30:57Z2021-06-07T11:00:09Z2021-08-04T18:30:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16537Odontologia - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:41:13Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16537Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:41:13Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
title Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
spellingShingle Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
Viana, Sabrina
Revascularização Pulpar. Rizogênese Incompleta. Necrose.
title_short Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
title_full Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
title_fullStr Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
title_full_unstemmed Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
title_sort Revascularização de dentes com rizogênese incompleta e necrose - revisão de literatura
author Viana, Sabrina
author_facet Viana, Sabrina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marilin Duarte da Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Revascularização Pulpar. Rizogênese Incompleta. Necrose.
topic Revascularização Pulpar. Rizogênese Incompleta. Necrose.
description Este trabalho é uma revisão de literatura sobre revascularização pulpar, o qual tem por objetivo discutir os protocolos clínicos, em suas indicações, substâncias irrigadoras, medicações intracanais, número de sessões e os seus resultados clínicos alcançados. A revascularização pulpar é uma alternativa para o tratamento de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar, e vem se mostrando como um tratamento promissor e apresentando bons resultados clínicos. Ambos, os protocolos pesquisados propõem o controle da infecção dos canais radiculares por meio de mínima ou nenhuma instrumentação e auxiliado por uma abundante irrigação do canal radicular. A medicação intracanal foi um fator diferencial entre os protocolos, onde se observou a preferência no uso pela pasta Triantibiótica e seguida pelo uso do hidróxido de cálcio. Porém, ambos os protocolos pesquisados apresentam como peça chave a indução do sangramento dentro do canal radicular, com ou sem a utilização do PRP, para que ocorra a regeneração pulpar. A revisão de literatura realizada pode concluir, que os protocolos clínicos apresentados demostram sucesso na terapia de revascularização pulpar e os casos pesquisados tiveram resposta positiva ao teste de vitalidade pulpar e a completa formação radicular em um prazo de até 24 meses.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-07T11:00:09Z
2021-08-04T18:30:57Z
2021-06-07T11:00:09Z
2021-08-04T18:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16537
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Odontologia - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415831355981824