Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angulski, Juliana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Maria Eduarda
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28084
Resumo: Na atualidade, muitas residências estão sendo projetadas e construídas de um modo que, em pouco tempo de utilização ou até mesmo antes da entrega, já começam a aparecer anomalias causadoras de patologias futuras, muitas vezes de correção difícil e cara, gerando um transtorno ao proprietário da residência. As manifestações patológicas que sucedem em uma edificação podem ser consequências de uma vasta quantidade de motivos. Dentre as variadas adversidades, uma das mais recorrentes está diretamente ligada à impermeabilização. Embora a construção civil esteja sempre em avanço na área tecnológica na questão ferramentas e produtos, a mão de obra especializada muitas vezes não acompanha a evolução dessas tecnologias. Com a carência de conhecimento de produtos e métodos incorretos de aplicação, há presença de manifestações patológicas. Um engenheiro, ao executar um projeto deve se importar com a impermeabilização já durante a fase de elaboração do mesmo. Um sistema eficiente de impermeabilização visa satisfazer quatro principais aspectos, que são: a durabilidade da edificação, conforto, segurança e usabilidade. O presente trabalho tem como intuito conscientizar todos da área da construção civil, sobre a importância da impermeabilização bem projetada e executada. Salientando as manifestações patológicas que nascem através da falta ou da má aplicação da impermeabilização com a finalidade de evitá-las, propiciando assim, um aperfeiçoamento da vida útil da obra. São apresentadas constatações de patologias frequentes no proceder das construções, tais como, mofos, bolores, infiltrações, fissuras e trincas. Nessa perspectiva, referências bibliográficas foram embasadas para caracterizar essas patologias e os sistemas de impermeabilização existentes. Para o estudo de caso, foram selecionados 2 casos da região, diagnosticadas as patologias em cada residência e seus possíveis agentes causadores. Posteriormente, foi proposto um método de correção viável para cada um.
id Ânima_55746dc4268daa45216caea952511d20
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28084
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civilPathological manifestations caused by infiltration in civil constructionPatologiaInfiltraçãoNa atualidade, muitas residências estão sendo projetadas e construídas de um modo que, em pouco tempo de utilização ou até mesmo antes da entrega, já começam a aparecer anomalias causadoras de patologias futuras, muitas vezes de correção difícil e cara, gerando um transtorno ao proprietário da residência. As manifestações patológicas que sucedem em uma edificação podem ser consequências de uma vasta quantidade de motivos. Dentre as variadas adversidades, uma das mais recorrentes está diretamente ligada à impermeabilização. Embora a construção civil esteja sempre em avanço na área tecnológica na questão ferramentas e produtos, a mão de obra especializada muitas vezes não acompanha a evolução dessas tecnologias. Com a carência de conhecimento de produtos e métodos incorretos de aplicação, há presença de manifestações patológicas. Um engenheiro, ao executar um projeto deve se importar com a impermeabilização já durante a fase de elaboração do mesmo. Um sistema eficiente de impermeabilização visa satisfazer quatro principais aspectos, que são: a durabilidade da edificação, conforto, segurança e usabilidade. O presente trabalho tem como intuito conscientizar todos da área da construção civil, sobre a importância da impermeabilização bem projetada e executada. Salientando as manifestações patológicas que nascem através da falta ou da má aplicação da impermeabilização com a finalidade de evitá-las, propiciando assim, um aperfeiçoamento da vida útil da obra. São apresentadas constatações de patologias frequentes no proceder das construções, tais como, mofos, bolores, infiltrações, fissuras e trincas. Nessa perspectiva, referências bibliográficas foram embasadas para caracterizar essas patologias e os sistemas de impermeabilização existentes. Para o estudo de caso, foram selecionados 2 casos da região, diagnosticadas as patologias em cada residência e seus possíveis agentes causadores. Posteriormente, foi proposto um método de correção viável para cada um.Andrade , LucimaraAngulski, JulianaMartins, Maria Eduarda2022-12-10T10:23:12Z2022-12-10T10:23:12Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28084PalhoçaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2023-01-23T13:43:50Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28084Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2023-01-23T13:43:50Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
Pathological manifestations caused by infiltration in civil construction
title Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
spellingShingle Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
Angulski, Juliana
Patologia
Infiltração
title_short Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
title_full Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
title_fullStr Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
title_full_unstemmed Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
title_sort Manifestações patológicas causadas pela infiltração na construção civil
author Angulski, Juliana
author_facet Angulski, Juliana
Martins, Maria Eduarda
author_role author
author2 Martins, Maria Eduarda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade , Lucimara
dc.contributor.author.fl_str_mv Angulski, Juliana
Martins, Maria Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Patologia
Infiltração
topic Patologia
Infiltração
description Na atualidade, muitas residências estão sendo projetadas e construídas de um modo que, em pouco tempo de utilização ou até mesmo antes da entrega, já começam a aparecer anomalias causadoras de patologias futuras, muitas vezes de correção difícil e cara, gerando um transtorno ao proprietário da residência. As manifestações patológicas que sucedem em uma edificação podem ser consequências de uma vasta quantidade de motivos. Dentre as variadas adversidades, uma das mais recorrentes está diretamente ligada à impermeabilização. Embora a construção civil esteja sempre em avanço na área tecnológica na questão ferramentas e produtos, a mão de obra especializada muitas vezes não acompanha a evolução dessas tecnologias. Com a carência de conhecimento de produtos e métodos incorretos de aplicação, há presença de manifestações patológicas. Um engenheiro, ao executar um projeto deve se importar com a impermeabilização já durante a fase de elaboração do mesmo. Um sistema eficiente de impermeabilização visa satisfazer quatro principais aspectos, que são: a durabilidade da edificação, conforto, segurança e usabilidade. O presente trabalho tem como intuito conscientizar todos da área da construção civil, sobre a importância da impermeabilização bem projetada e executada. Salientando as manifestações patológicas que nascem através da falta ou da má aplicação da impermeabilização com a finalidade de evitá-las, propiciando assim, um aperfeiçoamento da vida útil da obra. São apresentadas constatações de patologias frequentes no proceder das construções, tais como, mofos, bolores, infiltrações, fissuras e trincas. Nessa perspectiva, referências bibliográficas foram embasadas para caracterizar essas patologias e os sistemas de impermeabilização existentes. Para o estudo de caso, foram selecionados 2 casos da região, diagnosticadas as patologias em cada residência e seus possíveis agentes causadores. Posteriormente, foi proposto um método de correção viável para cada um.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-10T10:23:12Z
2022-12-10T10:23:12Z
2022-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28084
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415834044530688