Missões internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Tiago Oltramari
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10601
Resumo: O artigo abrange a questão do processo de globalização, o comércio internacional e, em detrimento disto, a internacionalização das empresas como opção estratégica para ganhar competitividade. São abordadas as formas de internacionalização que podem ser adotadas pelas empresas e as ferramentas de promoção comercial existentes para buscar novos mercados. Neste sentido, o artigo descreve a Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos como ferramenta de promoção comercial e prospecção de tendências no setor de construção civil e avalia como esta ação contribui para a internacionalização do setor de construção civil catarinense e brasileiro, analisando um questionário de avaliação respondido por empresários que já participaram do evento. Propõe-se ainda a analisar as possibilidades de expansão do comércio bilateral, definindo o mercado Árabe, mais especificamente o dos EAU, e traçando um panorama com o Brasil e com Santa Catarina. Descreve a unidade internacional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e as ferramentas que são disponibilizadas as empresas do estado. De modo descritivo e fundamentado em pesquisas bibliográficas de órgãos governamentais e instituições, visa identificar os resultados já alcançados e oportunidades de melhoria
id Ânima_572a7d46986f807f182157af36e87a52
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10601
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Missões internacionaisRelações internacionaisConstrução civilGlobalizaçãoO artigo abrange a questão do processo de globalização, o comércio internacional e, em detrimento disto, a internacionalização das empresas como opção estratégica para ganhar competitividade. São abordadas as formas de internacionalização que podem ser adotadas pelas empresas e as ferramentas de promoção comercial existentes para buscar novos mercados. Neste sentido, o artigo descreve a Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos como ferramenta de promoção comercial e prospecção de tendências no setor de construção civil e avalia como esta ação contribui para a internacionalização do setor de construção civil catarinense e brasileiro, analisando um questionário de avaliação respondido por empresários que já participaram do evento. Propõe-se ainda a analisar as possibilidades de expansão do comércio bilateral, definindo o mercado Árabe, mais especificamente o dos EAU, e traçando um panorama com o Brasil e com Santa Catarina. Descreve a unidade internacional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e as ferramentas que são disponibilizadas as empresas do estado. De modo descritivo e fundamentado em pesquisas bibliográficas de órgãos governamentais e instituições, visa identificar os resultados já alcançados e oportunidades de melhoriaThe article covers the issue of globalization, international trade and, as a result of this, the internationalization of firms as a strategic option to gain competitiveness. Deals with the forms of internationalization that can be adopted by firms and trade promotion tools available to seek new markets. In this sense, the paper describes the Brazilian Mission to the United Arab Emirates as a tool for trade promotion and research of trends in the construction sector and assesses how this action contributes to the internationalization of Brazil¿s and Santa Catarina's construction industry, analyzing a questionnaire assessment completed by entrepreneurs who have already attended the event. It is also proposed to examine the possibilities of expanding bilateral trade, defining the Arab market, specifically that of the UAE, drawing a picture with Brazil¿s and Santa Catarina¿s market. Describes the international unit of the Federation of Industries of the State of Santa Catarina and the tools that areavailable to businesses in the state. Descriptively and based on literature searches of governmental bodies and institutions, aims to identify the results already achieved and opportunities for improvementMacedo, Kátia Regina deMarin, Tiago Oltramari2016-11-30T15:04:34Z2020-11-29T04:59:18Z2016-11-30T15:04:34Z2020-11-29T04:59:18Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1156https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10601Relações Internacionais  - Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T06:40:30Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10601Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T06:40:30Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Missões internacionais
title Missões internacionais
spellingShingle Missões internacionais
Marin, Tiago Oltramari
Relações internacionais
Construção civil
Globalização
title_short Missões internacionais
title_full Missões internacionais
title_fullStr Missões internacionais
title_full_unstemmed Missões internacionais
title_sort Missões internacionais
author Marin, Tiago Oltramari
author_facet Marin, Tiago Oltramari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macedo, Kátia Regina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Tiago Oltramari
dc.subject.por.fl_str_mv Relações internacionais
Construção civil
Globalização
topic Relações internacionais
Construção civil
Globalização
description O artigo abrange a questão do processo de globalização, o comércio internacional e, em detrimento disto, a internacionalização das empresas como opção estratégica para ganhar competitividade. São abordadas as formas de internacionalização que podem ser adotadas pelas empresas e as ferramentas de promoção comercial existentes para buscar novos mercados. Neste sentido, o artigo descreve a Missão Empresarial Brasileira aos Emirados Árabes Unidos como ferramenta de promoção comercial e prospecção de tendências no setor de construção civil e avalia como esta ação contribui para a internacionalização do setor de construção civil catarinense e brasileiro, analisando um questionário de avaliação respondido por empresários que já participaram do evento. Propõe-se ainda a analisar as possibilidades de expansão do comércio bilateral, definindo o mercado Árabe, mais especificamente o dos EAU, e traçando um panorama com o Brasil e com Santa Catarina. Descreve a unidade internacional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e as ferramentas que são disponibilizadas as empresas do estado. De modo descritivo e fundamentado em pesquisas bibliográficas de órgãos governamentais e instituições, visa identificar os resultados já alcançados e oportunidades de melhoria
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-11-30T15:04:34Z
2016-11-30T15:04:34Z
2020-11-29T04:59:18Z
2020-11-29T04:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1156
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10601
identifier_str_mv 1156
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Relações Internacionais  - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814911164416