Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, NATHÁLIA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: LORENZETTI, TATIANE, RODRIGUES, JOSÉ AUGUSTO
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22276
Resumo: O assunto tratado nesta obra é sobre Paralisia Facial. O estudo se refere a função muscular, que desencadeia diversas alterações funcionais, psicológicas, emocionais, estéticas e sociais. Existem várias causas e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para tratar o lado paralisado e disso, o manuscrito tratara. Em pacientes com paralisia facial de longa data, nos quais o tratamento cirúrgico gerou benefícios mínimos ou pacientes que não são candidatos a tratamentos cirúrgicos, o uso de toxina botulínica é uma alternativa viável para tratar o lado afetado quando há sequelas como sincinesias, hipertonia ou espasmo hemifacial. Do lado não afetado, também é usado para causar simetria estética e funcional estática e dinâmica. É uma doença de resolução complexa, portanto, o tratamento precoce e multidisciplinar reduz as chances de sequelas em longo prazo. A terapia com toxina botulínica no lado normal é relativamente fácil se a anatomia do músculo facial for conhecida. É indicado em pacientes com assimetria facial em que foi alcançada a melhora máxima prevista e naqueles em que não são candidatos ao tratamento cirúrgico. Recomenda-se aumentar a dose da toxina botulínica gradativamente e conhecer em profundidade a anatomia do músculo facial para identificar os locais de infiltração e evitar o aparecimento de efeitos indesejáveis.
id Ânima_5a8c9396193b76af3190aa38b240cfc7
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/22276
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisiaParalisia facialToxina botulínicaAssimetria facialO assunto tratado nesta obra é sobre Paralisia Facial. O estudo se refere a função muscular, que desencadeia diversas alterações funcionais, psicológicas, emocionais, estéticas e sociais. Existem várias causas e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para tratar o lado paralisado e disso, o manuscrito tratara. Em pacientes com paralisia facial de longa data, nos quais o tratamento cirúrgico gerou benefícios mínimos ou pacientes que não são candidatos a tratamentos cirúrgicos, o uso de toxina botulínica é uma alternativa viável para tratar o lado afetado quando há sequelas como sincinesias, hipertonia ou espasmo hemifacial. Do lado não afetado, também é usado para causar simetria estética e funcional estática e dinâmica. É uma doença de resolução complexa, portanto, o tratamento precoce e multidisciplinar reduz as chances de sequelas em longo prazo. A terapia com toxina botulínica no lado normal é relativamente fácil se a anatomia do músculo facial for conhecida. É indicado em pacientes com assimetria facial em que foi alcançada a melhora máxima prevista e naqueles em que não são candidatos ao tratamento cirúrgico. Recomenda-se aumentar a dose da toxina botulínica gradativamente e conhecer em profundidade a anatomia do músculo facial para identificar os locais de infiltração e evitar o aparecimento de efeitos indesejáveis.RODRIGUES, JOSÉ AUGUSTOPAIVA, NATHÁLIALORENZETTI, TATIANERODRIGUES, JOSÉ AUGUSTO2022-05-30T01:05:38Z2022-05-30T01:05:38Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis30application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22276Universidade São JudasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-08T07:23:35Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/22276Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-08T07:23:35Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
title Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
spellingShingle Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
PAIVA, NATHÁLIA
Paralisia facial
Toxina botulínica
Assimetria facial
title_short Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
title_full Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
title_fullStr Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
title_full_unstemmed Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
title_sort Aplicação de toxina botulínica em pacientes com assimetria facial devido paralisia
author PAIVA, NATHÁLIA
author_facet PAIVA, NATHÁLIA
LORENZETTI, TATIANE
RODRIGUES, JOSÉ AUGUSTO
author_role author
author2 LORENZETTI, TATIANE
RODRIGUES, JOSÉ AUGUSTO
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, JOSÉ AUGUSTO
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, NATHÁLIA
LORENZETTI, TATIANE
RODRIGUES, JOSÉ AUGUSTO
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia facial
Toxina botulínica
Assimetria facial
topic Paralisia facial
Toxina botulínica
Assimetria facial
description O assunto tratado nesta obra é sobre Paralisia Facial. O estudo se refere a função muscular, que desencadeia diversas alterações funcionais, psicológicas, emocionais, estéticas e sociais. Existem várias causas e tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para tratar o lado paralisado e disso, o manuscrito tratara. Em pacientes com paralisia facial de longa data, nos quais o tratamento cirúrgico gerou benefícios mínimos ou pacientes que não são candidatos a tratamentos cirúrgicos, o uso de toxina botulínica é uma alternativa viável para tratar o lado afetado quando há sequelas como sincinesias, hipertonia ou espasmo hemifacial. Do lado não afetado, também é usado para causar simetria estética e funcional estática e dinâmica. É uma doença de resolução complexa, portanto, o tratamento precoce e multidisciplinar reduz as chances de sequelas em longo prazo. A terapia com toxina botulínica no lado normal é relativamente fácil se a anatomia do músculo facial for conhecida. É indicado em pacientes com assimetria facial em que foi alcançada a melhora máxima prevista e naqueles em que não são candidatos ao tratamento cirúrgico. Recomenda-se aumentar a dose da toxina botulínica gradativamente e conhecer em profundidade a anatomia do músculo facial para identificar os locais de infiltração e evitar o aparecimento de efeitos indesejáveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2022-05-30T01:05:38Z
2022-05-30T01:05:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22276
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade São Judas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415835560771584