Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eliezer de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019
Resumo: Diante de um mercado em constante globalização, e considerando a constante evolução das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, a inovação e a competitividade estão entre os principais mecanismos estratégicos para as organizações atingirem os objetivos mercadológicos. Também ocorreram transformações importantes no setor financeiro dos bancos, com destaque para o surgimento de startups fintechs, um segmento que oferece soluções inovadoras na área financeira, com foco em necessidades e oportunidades do público-alvo. As startups fintechs estão presentes em diversos países, com serviços inovadores para o segmento financeiro e bancário. As startups fintechs atuam com uma estrutura tecnológica avançada, oferecendo serviços na área financeira e no setor bancário com alto nível de escalabilidade, com ênfase para as experiências de seus clientes. As startups fintechs atuam no mercado com estrutura operacional compacta, com foco para o setor de desenvolvimento. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características dos bancos e das startups fintechs, com ênfase para os aspectos associados à inovação disruptiva no setor bancário e seus desafios. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos de inovação, startups fintechs e mercado financeiro; caracterização sobre o mercado financeiro, com ênfase para a regulamentação e o fortalecimento, abordando aspectos básicos sobre as startups fintechs no mercado financeiro e seus principais desafios; análise sobre os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. Dentre os autores citados, estão: Akkizidis e Stagars (2016); Barroso (2018); Congo (2017); Desharnais (2017); Fortuna (2014); Gulamhuseinwala, Bull e Lewis (2015); Hedman e Henningsson (2015); Jaye (2015); Kashyap e Weber (2017); Lacasse (2016); Moreira e Larghi (2017); Onzi et al. (2017); Pindyck e Rubinfeld (2010); Rosov (2016); Skan, Dickerson e Gagliardi (2016); Torrens (2017); Wirtz, Schilke e Ullrich (2010); Zambarda (2014); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisados os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs.
id Ânima_5b3f6cf918bf96555291736867f3625e
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8019
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anosCompetitividadeInovaçãoInovação disruptivaMercado financeiroSetor bancárioDiante de um mercado em constante globalização, e considerando a constante evolução das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, a inovação e a competitividade estão entre os principais mecanismos estratégicos para as organizações atingirem os objetivos mercadológicos. Também ocorreram transformações importantes no setor financeiro dos bancos, com destaque para o surgimento de startups fintechs, um segmento que oferece soluções inovadoras na área financeira, com foco em necessidades e oportunidades do público-alvo. As startups fintechs estão presentes em diversos países, com serviços inovadores para o segmento financeiro e bancário. As startups fintechs atuam com uma estrutura tecnológica avançada, oferecendo serviços na área financeira e no setor bancário com alto nível de escalabilidade, com ênfase para as experiências de seus clientes. As startups fintechs atuam no mercado com estrutura operacional compacta, com foco para o setor de desenvolvimento. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características dos bancos e das startups fintechs, com ênfase para os aspectos associados à inovação disruptiva no setor bancário e seus desafios. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos de inovação, startups fintechs e mercado financeiro; caracterização sobre o mercado financeiro, com ênfase para a regulamentação e o fortalecimento, abordando aspectos básicos sobre as startups fintechs no mercado financeiro e seus principais desafios; análise sobre os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. Dentre os autores citados, estão: Akkizidis e Stagars (2016); Barroso (2018); Congo (2017); Desharnais (2017); Fortuna (2014); Gulamhuseinwala, Bull e Lewis (2015); Hedman e Henningsson (2015); Jaye (2015); Kashyap e Weber (2017); Lacasse (2016); Moreira e Larghi (2017); Onzi et al. (2017); Pindyck e Rubinfeld (2010); Rosov (2016); Skan, Dickerson e Gagliardi (2016); Torrens (2017); Wirtz, Schilke e Ullrich (2010); Zambarda (2014); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisados os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs.Miranda, Joseane Borges deOliveira, Eliezer de2019-11-18T16:05:33Z2020-11-28T23:05:39Z2019-11-18T16:05:33Z2020-11-28T23:05:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019Ciências Econômicas - Unisul VirtualBrasíliaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T23:20:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8019Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T23:20:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
title Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
spellingShingle Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
Oliveira, Eliezer de
Competitividade
Inovação
Inovação disruptiva
Mercado financeiro
Setor bancário
title_short Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
title_full Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
title_fullStr Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
title_full_unstemmed Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
title_sort Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
author Oliveira, Eliezer de
author_facet Oliveira, Eliezer de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Joseane Borges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliezer de
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Inovação
Inovação disruptiva
Mercado financeiro
Setor bancário
topic Competitividade
Inovação
Inovação disruptiva
Mercado financeiro
Setor bancário
description Diante de um mercado em constante globalização, e considerando a constante evolução das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, a inovação e a competitividade estão entre os principais mecanismos estratégicos para as organizações atingirem os objetivos mercadológicos. Também ocorreram transformações importantes no setor financeiro dos bancos, com destaque para o surgimento de startups fintechs, um segmento que oferece soluções inovadoras na área financeira, com foco em necessidades e oportunidades do público-alvo. As startups fintechs estão presentes em diversos países, com serviços inovadores para o segmento financeiro e bancário. As startups fintechs atuam com uma estrutura tecnológica avançada, oferecendo serviços na área financeira e no setor bancário com alto nível de escalabilidade, com ênfase para as experiências de seus clientes. As startups fintechs atuam no mercado com estrutura operacional compacta, com foco para o setor de desenvolvimento. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características dos bancos e das startups fintechs, com ênfase para os aspectos associados à inovação disruptiva no setor bancário e seus desafios. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos de inovação, startups fintechs e mercado financeiro; caracterização sobre o mercado financeiro, com ênfase para a regulamentação e o fortalecimento, abordando aspectos básicos sobre as startups fintechs no mercado financeiro e seus principais desafios; análise sobre os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. Dentre os autores citados, estão: Akkizidis e Stagars (2016); Barroso (2018); Congo (2017); Desharnais (2017); Fortuna (2014); Gulamhuseinwala, Bull e Lewis (2015); Hedman e Henningsson (2015); Jaye (2015); Kashyap e Weber (2017); Lacasse (2016); Moreira e Larghi (2017); Onzi et al. (2017); Pindyck e Rubinfeld (2010); Rosov (2016); Skan, Dickerson e Gagliardi (2016); Torrens (2017); Wirtz, Schilke e Ullrich (2010); Zambarda (2014); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisados os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T16:05:33Z
2019-11-18T16:05:33Z
2019
2020-11-28T23:05:39Z
2020-11-28T23:05:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciências Econômicas - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415812207935488