Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019 |
Resumo: | Diante de um mercado em constante globalização, e considerando a constante evolução das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, a inovação e a competitividade estão entre os principais mecanismos estratégicos para as organizações atingirem os objetivos mercadológicos. Também ocorreram transformações importantes no setor financeiro dos bancos, com destaque para o surgimento de startups fintechs, um segmento que oferece soluções inovadoras na área financeira, com foco em necessidades e oportunidades do público-alvo. As startups fintechs estão presentes em diversos países, com serviços inovadores para o segmento financeiro e bancário. As startups fintechs atuam com uma estrutura tecnológica avançada, oferecendo serviços na área financeira e no setor bancário com alto nível de escalabilidade, com ênfase para as experiências de seus clientes. As startups fintechs atuam no mercado com estrutura operacional compacta, com foco para o setor de desenvolvimento. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características dos bancos e das startups fintechs, com ênfase para os aspectos associados à inovação disruptiva no setor bancário e seus desafios. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos de inovação, startups fintechs e mercado financeiro; caracterização sobre o mercado financeiro, com ênfase para a regulamentação e o fortalecimento, abordando aspectos básicos sobre as startups fintechs no mercado financeiro e seus principais desafios; análise sobre os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. Dentre os autores citados, estão: Akkizidis e Stagars (2016); Barroso (2018); Congo (2017); Desharnais (2017); Fortuna (2014); Gulamhuseinwala, Bull e Lewis (2015); Hedman e Henningsson (2015); Jaye (2015); Kashyap e Weber (2017); Lacasse (2016); Moreira e Larghi (2017); Onzi et al. (2017); Pindyck e Rubinfeld (2010); Rosov (2016); Skan, Dickerson e Gagliardi (2016); Torrens (2017); Wirtz, Schilke e Ullrich (2010); Zambarda (2014); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisados os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. |
id |
Ânima_5b3f6cf918bf96555291736867f3625e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8019 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anosCompetitividadeInovaçãoInovação disruptivaMercado financeiroSetor bancárioDiante de um mercado em constante globalização, e considerando a constante evolução das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, a inovação e a competitividade estão entre os principais mecanismos estratégicos para as organizações atingirem os objetivos mercadológicos. Também ocorreram transformações importantes no setor financeiro dos bancos, com destaque para o surgimento de startups fintechs, um segmento que oferece soluções inovadoras na área financeira, com foco em necessidades e oportunidades do público-alvo. As startups fintechs estão presentes em diversos países, com serviços inovadores para o segmento financeiro e bancário. As startups fintechs atuam com uma estrutura tecnológica avançada, oferecendo serviços na área financeira e no setor bancário com alto nível de escalabilidade, com ênfase para as experiências de seus clientes. As startups fintechs atuam no mercado com estrutura operacional compacta, com foco para o setor de desenvolvimento. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características dos bancos e das startups fintechs, com ênfase para os aspectos associados à inovação disruptiva no setor bancário e seus desafios. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos de inovação, startups fintechs e mercado financeiro; caracterização sobre o mercado financeiro, com ênfase para a regulamentação e o fortalecimento, abordando aspectos básicos sobre as startups fintechs no mercado financeiro e seus principais desafios; análise sobre os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. Dentre os autores citados, estão: Akkizidis e Stagars (2016); Barroso (2018); Congo (2017); Desharnais (2017); Fortuna (2014); Gulamhuseinwala, Bull e Lewis (2015); Hedman e Henningsson (2015); Jaye (2015); Kashyap e Weber (2017); Lacasse (2016); Moreira e Larghi (2017); Onzi et al. (2017); Pindyck e Rubinfeld (2010); Rosov (2016); Skan, Dickerson e Gagliardi (2016); Torrens (2017); Wirtz, Schilke e Ullrich (2010); Zambarda (2014); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisados os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs.Miranda, Joseane Borges deOliveira, Eliezer de2019-11-18T16:05:33Z2020-11-28T23:05:39Z2019-11-18T16:05:33Z2020-11-28T23:05:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019Ciências Econômicas - Unisul VirtualBrasíliaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T23:20:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/8019Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T23:20:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos |
title |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos |
spellingShingle |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos Oliveira, Eliezer de Competitividade Inovação Inovação disruptiva Mercado financeiro Setor bancário |
title_short |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos |
title_full |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos |
title_fullStr |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos |
title_full_unstemmed |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos |
title_sort |
Startups Fintechs no Brasil: um estudo sobre os principais impactos sociais e mercadológicos nos últimos 10 anos |
author |
Oliveira, Eliezer de |
author_facet |
Oliveira, Eliezer de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Joseane Borges de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eliezer de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitividade Inovação Inovação disruptiva Mercado financeiro Setor bancário |
topic |
Competitividade Inovação Inovação disruptiva Mercado financeiro Setor bancário |
description |
Diante de um mercado em constante globalização, e considerando a constante evolução das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, a inovação e a competitividade estão entre os principais mecanismos estratégicos para as organizações atingirem os objetivos mercadológicos. Também ocorreram transformações importantes no setor financeiro dos bancos, com destaque para o surgimento de startups fintechs, um segmento que oferece soluções inovadoras na área financeira, com foco em necessidades e oportunidades do público-alvo. As startups fintechs estão presentes em diversos países, com serviços inovadores para o segmento financeiro e bancário. As startups fintechs atuam com uma estrutura tecnológica avançada, oferecendo serviços na área financeira e no setor bancário com alto nível de escalabilidade, com ênfase para as experiências de seus clientes. As startups fintechs atuam no mercado com estrutura operacional compacta, com foco para o setor de desenvolvimento. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características dos bancos e das startups fintechs, com ênfase para os aspectos associados à inovação disruptiva no setor bancário e seus desafios. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos de inovação, startups fintechs e mercado financeiro; caracterização sobre o mercado financeiro, com ênfase para a regulamentação e o fortalecimento, abordando aspectos básicos sobre as startups fintechs no mercado financeiro e seus principais desafios; análise sobre os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. Dentre os autores citados, estão: Akkizidis e Stagars (2016); Barroso (2018); Congo (2017); Desharnais (2017); Fortuna (2014); Gulamhuseinwala, Bull e Lewis (2015); Hedman e Henningsson (2015); Jaye (2015); Kashyap e Weber (2017); Lacasse (2016); Moreira e Larghi (2017); Onzi et al. (2017); Pindyck e Rubinfeld (2010); Rosov (2016); Skan, Dickerson e Gagliardi (2016); Torrens (2017); Wirtz, Schilke e Ullrich (2010); Zambarda (2014); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisados os principais impactos sociais e mercadológicos das startups fintechs. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-18T16:05:33Z 2019-11-18T16:05:33Z 2019 2020-11-28T23:05:39Z 2020-11-28T23:05:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciências Econômicas - Unisul Virtual |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415812207935488 |