Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Maria Luísa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24792
Resumo: As instituições destinadas as pessoas portadoras de transtornos mentais foram por muitos anos espaços de exclusão, vigilância e segregação. Eram considerados verdadeiros depósitos humanos, ambientes totalmente hostis e não tinham a funcionalidade de tratamento mas sim, de esquecimento. A ruptura dessas instituições com os ideais religiosos, juntamente com o nascimento de comunidades terapêuticas e a comparação desses ambientes a campos de concentração nazistas levaram a Reforma Antimanicomial e assim a busca pela desospitalização e humanização desses espaços. A proposta de um projeto destinado à Saúde Mental na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais, deu-se a partir da análise do único setor destinado ao tratamento psiquiátrico na região, localizado nas instalações do Hospital Regional que, ao ser subdimensionado, não possui ambientes adequados para inserção de medidas humanizadas e serviços terapêuticos, essenciais para o conforto dos pacientes. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com levantamento de dados e levantamento fotográfico, análise territorial e referências projetuais. Através do entendimento da história e das reais necessidades da pessoa em sofrimento psíquico, busca-se apresentar um Centro de Saúde Mental que proporcione ambientes acolhedores ao inserir ideais de uma Arquitetura humanizada e voltada ao indivíduo.
id Ânima_5e00003d9053d1c5a94856da5cc3698c
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24792
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado PsicossocialSaúde MentalArquitetura HumanizadaCentro de Atenção PsicossocialAs instituições destinadas as pessoas portadoras de transtornos mentais foram por muitos anos espaços de exclusão, vigilância e segregação. Eram considerados verdadeiros depósitos humanos, ambientes totalmente hostis e não tinham a funcionalidade de tratamento mas sim, de esquecimento. A ruptura dessas instituições com os ideais religiosos, juntamente com o nascimento de comunidades terapêuticas e a comparação desses ambientes a campos de concentração nazistas levaram a Reforma Antimanicomial e assim a busca pela desospitalização e humanização desses espaços. A proposta de um projeto destinado à Saúde Mental na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais, deu-se a partir da análise do único setor destinado ao tratamento psiquiátrico na região, localizado nas instalações do Hospital Regional que, ao ser subdimensionado, não possui ambientes adequados para inserção de medidas humanizadas e serviços terapêuticos, essenciais para o conforto dos pacientes. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com levantamento de dados e levantamento fotográfico, análise territorial e referências projetuais. Através do entendimento da história e das reais necessidades da pessoa em sofrimento psíquico, busca-se apresentar um Centro de Saúde Mental que proporcione ambientes acolhedores ao inserir ideais de uma Arquitetura humanizada e voltada ao indivíduo.Machado, GustavoMarcondes, Maria Luísa2022-07-13T15:48:13Z2022-07-13T15:48:13Z2022-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 fapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24792Pouso Alegre - MGAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-13T15:48:15Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24792Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-13T15:48:15Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
title Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
spellingShingle Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
Marcondes, Maria Luísa
Saúde Mental
Arquitetura Humanizada
Centro de Atenção Psicossocial
title_short Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
title_full Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
title_fullStr Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
title_full_unstemmed Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
title_sort Arquitetura e Saúde Mental: Ressignificando os Espaços de Cuidado Psicossocial
author Marcondes, Maria Luísa
author_facet Marcondes, Maria Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Gustavo
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes, Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental
Arquitetura Humanizada
Centro de Atenção Psicossocial
topic Saúde Mental
Arquitetura Humanizada
Centro de Atenção Psicossocial
description As instituições destinadas as pessoas portadoras de transtornos mentais foram por muitos anos espaços de exclusão, vigilância e segregação. Eram considerados verdadeiros depósitos humanos, ambientes totalmente hostis e não tinham a funcionalidade de tratamento mas sim, de esquecimento. A ruptura dessas instituições com os ideais religiosos, juntamente com o nascimento de comunidades terapêuticas e a comparação desses ambientes a campos de concentração nazistas levaram a Reforma Antimanicomial e assim a busca pela desospitalização e humanização desses espaços. A proposta de um projeto destinado à Saúde Mental na cidade de Pouso Alegre em Minas Gerais, deu-se a partir da análise do único setor destinado ao tratamento psiquiátrico na região, localizado nas instalações do Hospital Regional que, ao ser subdimensionado, não possui ambientes adequados para inserção de medidas humanizadas e serviços terapêuticos, essenciais para o conforto dos pacientes. A metodologia utilizada nesse trabalho foi a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com levantamento de dados e levantamento fotográfico, análise territorial e referências projetuais. Através do entendimento da história e das reais necessidades da pessoa em sofrimento psíquico, busca-se apresentar um Centro de Saúde Mental que proporcione ambientes acolhedores ao inserir ideais de uma Arquitetura humanizada e voltada ao indivíduo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13T15:48:13Z
2022-07-13T15:48:13Z
2022-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24792
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pouso Alegre - MG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415822337179648