"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17554 |
Resumo: | Diante da pandemia de novo coronavírus (SARS-CoV-2) vivida nos tempos atuais, há uma maior necessidade de cuidado e preocupação com a saúde física, mental e emocional das pessoas e, por sua vez, dos estudantes tanto da Educação Básica como do Ensino Superior. No campo educacional tais alterações podem ser observadas e vivenciadas a partir da transição imediata da modalidade presencial para o ensino remoto. Particularmente no Ensino Superior, a partir da implementação do ensino remoto, fatores como ansiedade, depressão e irritabilidade podem assolar a saúde mental dos estudantes, consequentemente, a qualidade de sua formação profissional, tornando-os objetos paralelos da comunidade acadêmica. E nesse processo de ensino e aprendizagem – incluído aí o de transição do presencial para o remoto como fator diferencial – além da qualidade do preparo técnico e pedagógico do docente, inclui a afetividade. Compreendemos que o desenvolvimento da afetividade, bem como sua potencialização no contexto educativo e profissional atual, assim como o acolhimento e a compreensão crítica destes fatores, pode contribuir no combate à evasão, por exemplo. Desta forma, o fortalecimento de vínculos pode fazer com que estudantes não interrompam seus cursos de graduação, o que pode contribuir, ainda, no processo educativo como meio de compreensão existencial, reflexão macrossocial e humanitária. Destarte, apresentamos a afetividade como fenômeno de estudo, estimulando a análise de problemas, relacionamento e comportamentos humanos, visando compreender sua influência na formação profissional – especificamente de profissionais de Psicologia. Tal temática, torna-se de extrema importância na compreensão da saúde mental da comunidade estudantil universitária diante do contexto pandêmico. Sendo assim, a presente pesquisa de mestrado investigou a influência da afetividade na formação de Psicólogos de um Centro Universitário privado do Nordeste do Brasil, bem como de que maneira educadores podem favorecer e facilitar a aquisição dos conhecimentos em detrimento das condições limítrofes que se dispõem no contexto pandêmico. Para tanto, apresenta como problemática: qual a influência da afetividade na formação dos psicólogos de um Centro Universitário privado do Nordeste do Brasil, inclusive em tempos de pandemia? Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, pautada no paradigma do materialismo histórico-dialético, utilizando- se do método dialético para análise da realidade. Os sujeitos participantes compreenderam o universo intencional de estudantes do referido curso, desde 1º ao 10º período, num total de 33 acadêmicas/os. Para coleta de dados os estudantes foram convidados a responder um questionário semiestruturado online, enviado via e-mail, tendo como finalidade conhecer sentimentos, expectativas e opiniões sobre o fenômeno, objeto de estudo. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A partir das análises fora percebido a importância da afetividade como meio de construção para o conhecimento pela relação professor-estudante, aproximando o saber à necessidade de a ela conjugar-se. E por meio desta relação aproximada, "próxima", do estudante em sua relação no processo dinâmico da graduação, o processo ensino e aprendizagem torna-se permeado de prazer, sentimento e emoção, voltado à realidade do sujeito em sua formação e sua ação para a sociedade. Almejamos, a partir dos resultados apresentados, que seja possível contribuir para estudos sobre esta temática, inclusive na oferta de formação continuada ao corpo docente, contribuindo em relações entre professores e estudantes mais afetivas. |
id |
Ânima_5ece82f5136fa7dff2eb3e19d2562080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17554 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica"Curso de PsicologiaAfetividadeProcesso de ensino e aprendizagemPandemia Covid-19Diante da pandemia de novo coronavírus (SARS-CoV-2) vivida nos tempos atuais, há uma maior necessidade de cuidado e preocupação com a saúde física, mental e emocional das pessoas e, por sua vez, dos estudantes tanto da Educação Básica como do Ensino Superior. No campo educacional tais alterações podem ser observadas e vivenciadas a partir da transição imediata da modalidade presencial para o ensino remoto. Particularmente no Ensino Superior, a partir da implementação do ensino remoto, fatores como ansiedade, depressão e irritabilidade podem assolar a saúde mental dos estudantes, consequentemente, a qualidade de sua formação profissional, tornando-os objetos paralelos da comunidade acadêmica. E nesse processo de ensino e aprendizagem – incluído aí o de transição do presencial para o remoto como fator diferencial – além da qualidade do preparo técnico e pedagógico do docente, inclui a afetividade. Compreendemos que o desenvolvimento da afetividade, bem como sua potencialização no contexto educativo e profissional atual, assim como o acolhimento e a compreensão crítica destes fatores, pode contribuir no combate à evasão, por exemplo. Desta forma, o fortalecimento de vínculos pode fazer com que estudantes não interrompam seus cursos de graduação, o que pode contribuir, ainda, no processo educativo como meio de compreensão existencial, reflexão macrossocial e humanitária. Destarte, apresentamos a afetividade como fenômeno de estudo, estimulando a análise de problemas, relacionamento e comportamentos humanos, visando compreender sua influência na formação profissional – especificamente de profissionais de Psicologia. Tal temática, torna-se de extrema importância na compreensão da saúde mental da comunidade estudantil universitária diante do contexto pandêmico. Sendo assim, a presente pesquisa de mestrado investigou a influência da afetividade na formação de Psicólogos de um Centro Universitário privado do Nordeste do Brasil, bem como de que maneira educadores podem favorecer e facilitar a aquisição dos conhecimentos em detrimento das condições limítrofes que se dispõem no contexto pandêmico. Para tanto, apresenta como problemática: qual a influência da afetividade na formação dos psicólogos de um Centro Universitário privado do Nordeste do Brasil, inclusive em tempos de pandemia? Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, pautada no paradigma do materialismo histórico-dialético, utilizando- se do método dialético para análise da realidade. Os sujeitos participantes compreenderam o universo intencional de estudantes do referido curso, desde 1º ao 10º período, num total de 33 acadêmicas/os. Para coleta de dados os estudantes foram convidados a responder um questionário semiestruturado online, enviado via e-mail, tendo como finalidade conhecer sentimentos, expectativas e opiniões sobre o fenômeno, objeto de estudo. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A partir das análises fora percebido a importância da afetividade como meio de construção para o conhecimento pela relação professor-estudante, aproximando o saber à necessidade de a ela conjugar-se. E por meio desta relação aproximada, "próxima", do estudante em sua relação no processo dinâmico da graduação, o processo ensino e aprendizagem torna-se permeado de prazer, sentimento e emoção, voltado à realidade do sujeito em sua formação e sua ação para a sociedade. Almejamos, a partir dos resultados apresentados, que seja possível contribuir para estudos sobre esta temática, inclusive na oferta de formação continuada ao corpo docente, contribuindo em relações entre professores e estudantes mais afetivas.Yared, Yalin BrizolaSales, Roberto Lopes2021-11-03T19:06:15Z2021-11-03T19:06:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17554MaceióAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-04T20:56:50Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17554Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-04T20:56:50Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" |
title |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" |
spellingShingle |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" Sales, Roberto Lopes Curso de Psicologia Afetividade Processo de ensino e aprendizagem Pandemia Covid-19 |
title_short |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" |
title_full |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" |
title_fullStr |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" |
title_full_unstemmed |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" |
title_sort |
"Traçando caminhos, revelando trilhas: a afetividade enquanto proposta pedagógica" |
author |
Sales, Roberto Lopes |
author_facet |
Sales, Roberto Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Yared, Yalin Brizola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Roberto Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Psicologia Afetividade Processo de ensino e aprendizagem Pandemia Covid-19 |
topic |
Curso de Psicologia Afetividade Processo de ensino e aprendizagem Pandemia Covid-19 |
description |
Diante da pandemia de novo coronavírus (SARS-CoV-2) vivida nos tempos atuais, há uma maior necessidade de cuidado e preocupação com a saúde física, mental e emocional das pessoas e, por sua vez, dos estudantes tanto da Educação Básica como do Ensino Superior. No campo educacional tais alterações podem ser observadas e vivenciadas a partir da transição imediata da modalidade presencial para o ensino remoto. Particularmente no Ensino Superior, a partir da implementação do ensino remoto, fatores como ansiedade, depressão e irritabilidade podem assolar a saúde mental dos estudantes, consequentemente, a qualidade de sua formação profissional, tornando-os objetos paralelos da comunidade acadêmica. E nesse processo de ensino e aprendizagem – incluído aí o de transição do presencial para o remoto como fator diferencial – além da qualidade do preparo técnico e pedagógico do docente, inclui a afetividade. Compreendemos que o desenvolvimento da afetividade, bem como sua potencialização no contexto educativo e profissional atual, assim como o acolhimento e a compreensão crítica destes fatores, pode contribuir no combate à evasão, por exemplo. Desta forma, o fortalecimento de vínculos pode fazer com que estudantes não interrompam seus cursos de graduação, o que pode contribuir, ainda, no processo educativo como meio de compreensão existencial, reflexão macrossocial e humanitária. Destarte, apresentamos a afetividade como fenômeno de estudo, estimulando a análise de problemas, relacionamento e comportamentos humanos, visando compreender sua influência na formação profissional – especificamente de profissionais de Psicologia. Tal temática, torna-se de extrema importância na compreensão da saúde mental da comunidade estudantil universitária diante do contexto pandêmico. Sendo assim, a presente pesquisa de mestrado investigou a influência da afetividade na formação de Psicólogos de um Centro Universitário privado do Nordeste do Brasil, bem como de que maneira educadores podem favorecer e facilitar a aquisição dos conhecimentos em detrimento das condições limítrofes que se dispõem no contexto pandêmico. Para tanto, apresenta como problemática: qual a influência da afetividade na formação dos psicólogos de um Centro Universitário privado do Nordeste do Brasil, inclusive em tempos de pandemia? Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, pautada no paradigma do materialismo histórico-dialético, utilizando- se do método dialético para análise da realidade. Os sujeitos participantes compreenderam o universo intencional de estudantes do referido curso, desde 1º ao 10º período, num total de 33 acadêmicas/os. Para coleta de dados os estudantes foram convidados a responder um questionário semiestruturado online, enviado via e-mail, tendo como finalidade conhecer sentimentos, expectativas e opiniões sobre o fenômeno, objeto de estudo. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A partir das análises fora percebido a importância da afetividade como meio de construção para o conhecimento pela relação professor-estudante, aproximando o saber à necessidade de a ela conjugar-se. E por meio desta relação aproximada, "próxima", do estudante em sua relação no processo dinâmico da graduação, o processo ensino e aprendizagem torna-se permeado de prazer, sentimento e emoção, voltado à realidade do sujeito em sua formação e sua ação para a sociedade. Almejamos, a partir dos resultados apresentados, que seja possível contribuir para estudos sobre esta temática, inclusive na oferta de formação continuada ao corpo docente, contribuindo em relações entre professores e estudantes mais afetivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-03T19:06:15Z 2021-11-03T19:06:15Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17554 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
99 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Maceió |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415845320916992 |