Moda e Upcyling: análise das marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana” e o conceito aplicado na criação de coleções de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Brito, Luiza Jobim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a técnica denominada upcycling como uma proposta de mercado, que visa minimizar o impacto causado pela geração de descartes dentro da indústria da moda, e aumentar a vida útil destes materiais através do reaproveitamento, uma alternativa de produção sustentável, sem necessidade da utilização de recursos químicos, oferecendo infinitas possibilidades de se trabalhar, devido à ampla alternativa de materiais para reuso, a redução de custos para a produção, a preocupação ambiental e pelo diferencial de mercado. Para abordar e contextualizar o upcycling, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica através de livros e artigos científicos, analisando a relação do upcycling com a moda circular, o slow fashion e a sustentabilidade. Buscou-se obter uma maior compreensão de como esse conceito se aplica nos processos criativos e produtivos, a partir de um estudo de caso, entrevistando e analisando as marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana”, as quais produzem suas peças inteiramente a partir deste modelo de trabalho, aferindo também as diferenças entre ambas. Demonstrou-se a variação das técnicas dentro do upcycling, como o rework e o patchwork, e estratégias que conectem a necessidade de unir sustentabilidade com design e inovação, apresentando a vantagem da exclusividade e o valor ético de um produto criado através do upcycling.
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