Moda e Upcyling: análise das marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana” e o conceito aplicado na criação de coleções de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14019 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a técnica denominada upcycling como uma proposta de mercado, que visa minimizar o impacto causado pela geração de descartes dentro da indústria da moda, e aumentar a vida útil destes materiais através do reaproveitamento, uma alternativa de produção sustentável, sem necessidade da utilização de recursos químicos, oferecendo infinitas possibilidades de se trabalhar, devido à ampla alternativa de materiais para reuso, a redução de custos para a produção, a preocupação ambiental e pelo diferencial de mercado. Para abordar e contextualizar o upcycling, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica através de livros e artigos científicos, analisando a relação do upcycling com a moda circular, o slow fashion e a sustentabilidade. Buscou-se obter uma maior compreensão de como esse conceito se aplica nos processos criativos e produtivos, a partir de um estudo de caso, entrevistando e analisando as marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana”, as quais produzem suas peças inteiramente a partir deste modelo de trabalho, aferindo também as diferenças entre ambas. Demonstrou-se a variação das técnicas dentro do upcycling, como o rework e o patchwork, e estratégias que conectem a necessidade de unir sustentabilidade com design e inovação, apresentando a vantagem da exclusividade e o valor ético de um produto criado através do upcycling. |
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Moda e Upcyling: análise das marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana” e o conceito aplicado na criação de coleções de modaUpcyclingModa circularSlow fashionSustentabilidadeEste trabalho tem como objetivo apresentar a técnica denominada upcycling como uma proposta de mercado, que visa minimizar o impacto causado pela geração de descartes dentro da indústria da moda, e aumentar a vida útil destes materiais através do reaproveitamento, uma alternativa de produção sustentável, sem necessidade da utilização de recursos químicos, oferecendo infinitas possibilidades de se trabalhar, devido à ampla alternativa de materiais para reuso, a redução de custos para a produção, a preocupação ambiental e pelo diferencial de mercado. Para abordar e contextualizar o upcycling, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica através de livros e artigos científicos, analisando a relação do upcycling com a moda circular, o slow fashion e a sustentabilidade. Buscou-se obter uma maior compreensão de como esse conceito se aplica nos processos criativos e produtivos, a partir de um estudo de caso, entrevistando e analisando as marcas brasileiras “Transmuta” e “Ventana”, as quais produzem suas peças inteiramente a partir deste modelo de trabalho, aferindo também as diferenças entre ambas. Demonstrou-se a variação das técnicas dentro do upcycling, como o rework e o patchwork, e estratégias que conectem a necessidade de unir sustentabilidade com design e inovação, apresentando a vantagem da exclusividade e o valor ético de um produto criado através do upcycling.Souza, Kamilla Santos deSá Brito, Luiza Jobim2021-07-06T20:45:52Z2021-07-06T20:45:52Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14019Florianópolis, Santa CatarinaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-07-28T12:08:46Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/14019Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-07-28T12:08:46Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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