Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Vinícius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4604
Resumo: Com o passar dos anos, vimos cada vez mais edifícios tomarem o horizonte das cidades, tornando padrão numa simples caminhada avistar alguns edifícios em construção. Normas técnicas são criadas para manter um padrão construtivo adequado, garantindo a qualidade das obras e das matérias primas. Algumas destas normas trazem o cuidado com um parâmetro que é de suma importância para a resistência final da edificação, a cura do concreto. A cura pode sofrer algumas influências que vão desde a temperatura do cimento durante a preparação do concreto, até a alta temperatura ambiente na hora da concretagem. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar o efeito da temperatura ambiente durante a cura do concreto sobre a resistência mecânica aos 28 dias. Outra variável avaliada é o início e o fim de pega do concreto com temperaturas mais altas. O estudo se caracteriza como um trabalho experimental, onde foram realizadas variações na temperatura de cura a partir de uma temperatura padrão (25 ºC), foram avaliados concretos curados numa câmera úmida nas temperaturas de 35 ºC e 45 ºC. Os resultados indicaram que o concreto que atinge a maior resistência foi na temperatura de 35 ºC, com aumento de 22% da resistência quando comparado ao traço padrão (25 ºC). Em relação ao tempo de inicio de pega do concreto quando trabalhado a temperaturas acima do padrão (25 ºC) devem ser tomar cuidados, pois com o aumento da temperatura as reações internas do concreto iniciam mais rapidamente diminuindo o tempo de inicio de pega.
id Ânima_681fde9c68d099f4e3e512dd1173e4e3
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4604
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concretoTemperatura ambienteResistência a compressãoTempo de pegaCom o passar dos anos, vimos cada vez mais edifícios tomarem o horizonte das cidades, tornando padrão numa simples caminhada avistar alguns edifícios em construção. Normas técnicas são criadas para manter um padrão construtivo adequado, garantindo a qualidade das obras e das matérias primas. Algumas destas normas trazem o cuidado com um parâmetro que é de suma importância para a resistência final da edificação, a cura do concreto. A cura pode sofrer algumas influências que vão desde a temperatura do cimento durante a preparação do concreto, até a alta temperatura ambiente na hora da concretagem. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar o efeito da temperatura ambiente durante a cura do concreto sobre a resistência mecânica aos 28 dias. Outra variável avaliada é o início e o fim de pega do concreto com temperaturas mais altas. O estudo se caracteriza como um trabalho experimental, onde foram realizadas variações na temperatura de cura a partir de uma temperatura padrão (25 ºC), foram avaliados concretos curados numa câmera úmida nas temperaturas de 35 ºC e 45 ºC. Os resultados indicaram que o concreto que atinge a maior resistência foi na temperatura de 35 ºC, com aumento de 22% da resistência quando comparado ao traço padrão (25 ºC). Em relação ao tempo de inicio de pega do concreto quando trabalhado a temperaturas acima do padrão (25 ºC) devem ser tomar cuidados, pois com o aumento da temperatura as reações internas do concreto iniciam mais rapidamente diminuindo o tempo de inicio de pega.Silva, Heloisa Regina TurattiFerrari, Vinícius2017-11-29T21:04:32Z2020-11-27T00:14:19Z2017-11-29T21:04:32Z2020-11-27T00:14:19Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4604Engenharia Civil - Pedra BrancaPalhoça/SCAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:45:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/4604Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:45:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
title Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
spellingShingle Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
Ferrari, Vinícius
Temperatura ambiente
Resistência a compressão
Tempo de pega
title_short Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
title_full Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
title_fullStr Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
title_full_unstemmed Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
title_sort Investigação sobre o efeito do aumento da temperatura durante a cura do concreto
author Ferrari, Vinícius
author_facet Ferrari, Vinícius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Heloisa Regina Turatti
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Temperatura ambiente
Resistência a compressão
Tempo de pega
topic Temperatura ambiente
Resistência a compressão
Tempo de pega
description Com o passar dos anos, vimos cada vez mais edifícios tomarem o horizonte das cidades, tornando padrão numa simples caminhada avistar alguns edifícios em construção. Normas técnicas são criadas para manter um padrão construtivo adequado, garantindo a qualidade das obras e das matérias primas. Algumas destas normas trazem o cuidado com um parâmetro que é de suma importância para a resistência final da edificação, a cura do concreto. A cura pode sofrer algumas influências que vão desde a temperatura do cimento durante a preparação do concreto, até a alta temperatura ambiente na hora da concretagem. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar o efeito da temperatura ambiente durante a cura do concreto sobre a resistência mecânica aos 28 dias. Outra variável avaliada é o início e o fim de pega do concreto com temperaturas mais altas. O estudo se caracteriza como um trabalho experimental, onde foram realizadas variações na temperatura de cura a partir de uma temperatura padrão (25 ºC), foram avaliados concretos curados numa câmera úmida nas temperaturas de 35 ºC e 45 ºC. Os resultados indicaram que o concreto que atinge a maior resistência foi na temperatura de 35 ºC, com aumento de 22% da resistência quando comparado ao traço padrão (25 ºC). Em relação ao tempo de inicio de pega do concreto quando trabalhado a temperaturas acima do padrão (25 ºC) devem ser tomar cuidados, pois com o aumento da temperatura as reações internas do concreto iniciam mais rapidamente diminuindo o tempo de inicio de pega.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29T21:04:32Z
2017-11-29T21:04:32Z
2017
2020-11-27T00:14:19Z
2020-11-27T00:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4604
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Engenharia Civil - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça/SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820436111360