Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tamires Maria Oliveira Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Stefanny Oliveira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26027
Resumo: O referente estudo buscou analisar a produção científica acerca da violência sexual infantil e os impactos na saúde mental. A violência é um fenômeno considerado um problema de saúde pública que está presente no dia a dia de milhares de crianças, visto que as que sofrem de violência sexual se encontram vulneráveis, principalmente, no ambiente familiar. Dentro dessa perspectiva, buscou-se entender como são desencadeadas as consequências na vida da criança e quais são os impactos da violência em curto e longo prazo. As crianças vítimas de abuso sexual podem apresentar baixa autoestima, comportamentos agressivos, ansiedade, ideações suicidas, fugas de casa e ausência de interesse nos estudos. Quando as consequências se tornam praticamente irreversíveis, a saúde física, psíquica e social é inteiramente afetada, os sujeitos apresentam sinais de psicopatia e tornam-se os abusadores. Dentre os principais danos, é possível retratar, também, o desenvolvimento de transtornos mentais, bem como ansiedade, depressão e transtorno do estresse pós-traumático. Utilizou-se da revisão de literatura através do acesso de material escrito e publicado em plataformas científicas. Desta maneira, foram apresentadas conceituações sobre violência e retratou-se como ela pode impactar na vida da criança, além disso, buscou-se compreender a infância, seu contexto histórico, o desenvolvimento infantil e as bases teóricas que o fundamentam. Portando, foi abordado sobre a violência sexual infantil durante a pandemia da Covid-19, que, com as suas regas, bem como com o isolamento social e o afastamento das crianças da escola, notou-se o aumento da violência sexual infantil intrafamiliar. Por fim, apresenta-se a contribuição da psicologia como intervenção para as vítimas de violência sexual, mostrando como a psicologia pode desenvolver estratégias de combate e acolhimento às crianças que sofreram violência sexual infantil.
id Ânima_68b18b120e792380ddb2013d5cb44979
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26027
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mentalViolência SexualInfânciaSaúde MentalPsicologiaO referente estudo buscou analisar a produção científica acerca da violência sexual infantil e os impactos na saúde mental. A violência é um fenômeno considerado um problema de saúde pública que está presente no dia a dia de milhares de crianças, visto que as que sofrem de violência sexual se encontram vulneráveis, principalmente, no ambiente familiar. Dentro dessa perspectiva, buscou-se entender como são desencadeadas as consequências na vida da criança e quais são os impactos da violência em curto e longo prazo. As crianças vítimas de abuso sexual podem apresentar baixa autoestima, comportamentos agressivos, ansiedade, ideações suicidas, fugas de casa e ausência de interesse nos estudos. Quando as consequências se tornam praticamente irreversíveis, a saúde física, psíquica e social é inteiramente afetada, os sujeitos apresentam sinais de psicopatia e tornam-se os abusadores. Dentre os principais danos, é possível retratar, também, o desenvolvimento de transtornos mentais, bem como ansiedade, depressão e transtorno do estresse pós-traumático. Utilizou-se da revisão de literatura através do acesso de material escrito e publicado em plataformas científicas. Desta maneira, foram apresentadas conceituações sobre violência e retratou-se como ela pode impactar na vida da criança, além disso, buscou-se compreender a infância, seu contexto histórico, o desenvolvimento infantil e as bases teóricas que o fundamentam. Portando, foi abordado sobre a violência sexual infantil durante a pandemia da Covid-19, que, com as suas regas, bem como com o isolamento social e o afastamento das crianças da escola, notou-se o aumento da violência sexual infantil intrafamiliar. Por fim, apresenta-se a contribuição da psicologia como intervenção para as vítimas de violência sexual, mostrando como a psicologia pode desenvolver estratégias de combate e acolhimento às crianças que sofreram violência sexual infantil.Santos, Catiele ReisSantos, Tamires Maria Oliveira OliveiraMiranda, Stefanny Oliveira2022-10-28T14:08:44Z2022-10-28T14:08:44Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26027ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T06:45:45Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26027Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T06:45:45Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
title Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
spellingShingle Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
Santos, Tamires Maria Oliveira Oliveira
Violência Sexual
Infância
Saúde Mental
Psicologia
title_short Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
title_full Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
title_fullStr Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
title_full_unstemmed Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
title_sort Violência Sexual infantil e os impactos á saúde mental
author Santos, Tamires Maria Oliveira Oliveira
author_facet Santos, Tamires Maria Oliveira Oliveira
Miranda, Stefanny Oliveira
author_role author
author2 Miranda, Stefanny Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Catiele Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tamires Maria Oliveira Oliveira
Miranda, Stefanny Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Violência Sexual
Infância
Saúde Mental
Psicologia
topic Violência Sexual
Infância
Saúde Mental
Psicologia
description O referente estudo buscou analisar a produção científica acerca da violência sexual infantil e os impactos na saúde mental. A violência é um fenômeno considerado um problema de saúde pública que está presente no dia a dia de milhares de crianças, visto que as que sofrem de violência sexual se encontram vulneráveis, principalmente, no ambiente familiar. Dentro dessa perspectiva, buscou-se entender como são desencadeadas as consequências na vida da criança e quais são os impactos da violência em curto e longo prazo. As crianças vítimas de abuso sexual podem apresentar baixa autoestima, comportamentos agressivos, ansiedade, ideações suicidas, fugas de casa e ausência de interesse nos estudos. Quando as consequências se tornam praticamente irreversíveis, a saúde física, psíquica e social é inteiramente afetada, os sujeitos apresentam sinais de psicopatia e tornam-se os abusadores. Dentre os principais danos, é possível retratar, também, o desenvolvimento de transtornos mentais, bem como ansiedade, depressão e transtorno do estresse pós-traumático. Utilizou-se da revisão de literatura através do acesso de material escrito e publicado em plataformas científicas. Desta maneira, foram apresentadas conceituações sobre violência e retratou-se como ela pode impactar na vida da criança, além disso, buscou-se compreender a infância, seu contexto histórico, o desenvolvimento infantil e as bases teóricas que o fundamentam. Portando, foi abordado sobre a violência sexual infantil durante a pandemia da Covid-19, que, com as suas regas, bem como com o isolamento social e o afastamento das crianças da escola, notou-se o aumento da violência sexual infantil intrafamiliar. Por fim, apresenta-se a contribuição da psicologia como intervenção para as vítimas de violência sexual, mostrando como a psicologia pode desenvolver estratégias de combate e acolhimento às crianças que sofreram violência sexual infantil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2022-10-28T14:08:44Z
2022-10-28T14:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26027
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415814109003776