Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Laura Damazio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26091
Resumo: A cárie, além de causar impacto na saúde dos indivíduos acometidos, é uma das patologias bucais mais comuns que ocorre nos adultos e, nas últimas décadas, com bastante frequência nas crianças mundialmente. Ela é definida como resultante do desequilíbrio entre os processos de desmineralização e remineralização. Ao chegar à nível de dentina, ela divide-se em duas camadas. A camada mais superficial é denominada de dentina infectada e apresenta-se com consistência amolecida, coloração amarelada, sem possibilidade de remineralização. Enquanto a camada mais interna recebe o nome de dentina afetada, com características distintas, apresentando dureza, coloração escurecida e capaz de se remineralizar. O principal tratamento recomendado para a cárie é a remoção total do tecido cariado. Entretanto, a remoção total do tecido cariado pode resultar em exposição pulpar, comprometendo a vitalidade da polpa. No meio da Odontologia conservadora, vem sendo discutida a técnica da remoção seletiva do tecido cariado. Baseado num método conservador, a técnica sugere a remoção apenas da dentina infectada. É possível realizar em qualquer lesão cariosa ativa, sendo indicada principalmente em amplas cavidades com risco de exposição pulpar. Atualmente, estudos sobre a eficácia da técnica estão sendo realizados.
id Ânima_6a253736580890f055d7430b416271b5
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26091
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literaturaCárieTecido cariadoDentinaRemoção seletivaA cárie, além de causar impacto na saúde dos indivíduos acometidos, é uma das patologias bucais mais comuns que ocorre nos adultos e, nas últimas décadas, com bastante frequência nas crianças mundialmente. Ela é definida como resultante do desequilíbrio entre os processos de desmineralização e remineralização. Ao chegar à nível de dentina, ela divide-se em duas camadas. A camada mais superficial é denominada de dentina infectada e apresenta-se com consistência amolecida, coloração amarelada, sem possibilidade de remineralização. Enquanto a camada mais interna recebe o nome de dentina afetada, com características distintas, apresentando dureza, coloração escurecida e capaz de se remineralizar. O principal tratamento recomendado para a cárie é a remoção total do tecido cariado. Entretanto, a remoção total do tecido cariado pode resultar em exposição pulpar, comprometendo a vitalidade da polpa. No meio da Odontologia conservadora, vem sendo discutida a técnica da remoção seletiva do tecido cariado. Baseado num método conservador, a técnica sugere a remoção apenas da dentina infectada. É possível realizar em qualquer lesão cariosa ativa, sendo indicada principalmente em amplas cavidades com risco de exposição pulpar. Atualmente, estudos sobre a eficácia da técnica estão sendo realizados.Brum, Graciela TalhettiMartinho, Laura Damazio2022-10-29T00:35:14Z2022-10-29T00:35:14Z2021-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26091TubarãoAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-11-18T07:55:08Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/26091Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-11-18T07:55:08Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
title Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
spellingShingle Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
Martinho, Laura Damazio
Cárie
Tecido cariado
Dentina
Remoção seletiva
title_short Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
title_full Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
title_fullStr Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
title_sort Remoção seletiva de tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão de literatura
author Martinho, Laura Damazio
author_facet Martinho, Laura Damazio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brum, Graciela Talhetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Laura Damazio
dc.subject.por.fl_str_mv Cárie
Tecido cariado
Dentina
Remoção seletiva
topic Cárie
Tecido cariado
Dentina
Remoção seletiva
description A cárie, além de causar impacto na saúde dos indivíduos acometidos, é uma das patologias bucais mais comuns que ocorre nos adultos e, nas últimas décadas, com bastante frequência nas crianças mundialmente. Ela é definida como resultante do desequilíbrio entre os processos de desmineralização e remineralização. Ao chegar à nível de dentina, ela divide-se em duas camadas. A camada mais superficial é denominada de dentina infectada e apresenta-se com consistência amolecida, coloração amarelada, sem possibilidade de remineralização. Enquanto a camada mais interna recebe o nome de dentina afetada, com características distintas, apresentando dureza, coloração escurecida e capaz de se remineralizar. O principal tratamento recomendado para a cárie é a remoção total do tecido cariado. Entretanto, a remoção total do tecido cariado pode resultar em exposição pulpar, comprometendo a vitalidade da polpa. No meio da Odontologia conservadora, vem sendo discutida a técnica da remoção seletiva do tecido cariado. Baseado num método conservador, a técnica sugere a remoção apenas da dentina infectada. É possível realizar em qualquer lesão cariosa ativa, sendo indicada principalmente em amplas cavidades com risco de exposição pulpar. Atualmente, estudos sobre a eficácia da técnica estão sendo realizados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
2022-10-29T00:35:14Z
2022-10-29T00:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26091
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415858687115264