Motivação para a prática regular das aulas de jump numa academia de ginástica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12831 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral investigar os fatores motivacionais que levam à prática regular das aulas de Jump. Os objetivos específicos foram, entre outros, investigar se as aulas de Jump são praticadas visando o controle do estresse; ter mais saúde e longevidade; maior sociabilidade; melhorias nos aspectos estéticos; sentir prazer e se as pessoas visam a competitividade. A pesquisa caracterizou-se como de natureza aplicada, com abordagem quantitativa. A amostra foi não-probabilística do tipo intencional. Participaram desta pesquisa 30 indivíduos do sexo feminino que já realizavam aulas de Jump. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário adaptado do Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), composto por perguntas objetivas com respostas que podiam variar de Isto me motiva pouquíssimo (1) a Isto me motiva muitíssimo (5). Os dados foram tabulados utilizando a estatística descritiva e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontaram que o fator que mais motiva a prática do Jump é o prazer, pois os praticantes mostraram entender que a atividade física é fonte de satisfação, de sensação de bem-estar e uma forma de auto-realização. Percebeu-se que além dos motivos ligados ao prazer, os fatores estéticos como manter-se em forma e ficar com o corpo definido, e também os fatores relacionados à saúde, como melhorá-la e viver mais, foram descritos como muito importantes e isso está diretamente ligado à questão motivacional. A competitividade mostrou ter pouca importância nas questões referentes à motivação para a prática do Jump. Por fim, uma das principais conclusões é que apesar da aula de Jump ser uma aula de ginástica com caráter coletivo, que possibilita muito a sociabilidade de seus praticantes, o prazer ao fazê-la é algo ainda é mais eminente para os seus participantes |
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Este estudo teve como objetivo geral investigar os fatores motivacionais que levam à prática regular das aulas de Jump. Os objetivos específicos foram, entre outros, investigar se as aulas de Jump são praticadas visando o controle do estresse; ter mais saúde e longevidade; maior sociabilidade; melhorias nos aspectos estéticos; sentir prazer e se as pessoas visam a competitividade. A pesquisa caracterizou-se como de natureza aplicada, com abordagem quantitativa. A amostra foi não-probabilística do tipo intencional. Participaram desta pesquisa 30 indivíduos do sexo feminino que já realizavam aulas de Jump. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário adaptado do Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54), composto por perguntas objetivas com respostas que podiam variar de Isto me motiva pouquíssimo (1) a Isto me motiva muitíssimo (5). Os dados foram tabulados utilizando a estatística descritiva e apresentados em forma de gráficos. Os resultados apontaram que o fator que mais motiva a prática do Jump é o prazer, pois os praticantes mostraram entender que a atividade física é fonte de satisfação, de sensação de bem-estar e uma forma de auto-realização. Percebeu-se que além dos motivos ligados ao prazer, os fatores estéticos como manter-se em forma e ficar com o corpo definido, e também os fatores relacionados à saúde, como melhorá-la e viver mais, foram descritos como muito importantes e isso está diretamente ligado à questão motivacional. A competitividade mostrou ter pouca importância nas questões referentes à motivação para a prática do Jump. Por fim, uma das principais conclusões é que apesar da aula de Jump ser uma aula de ginástica com caráter coletivo, que possibilita muito a sociabilidade de seus praticantes, o prazer ao fazê-la é algo ainda é mais eminente para os seus participantes |
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