Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Júnior, Nacim Miguel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3595
Resumo: O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. A análise evidenciou a potencialidade da Robótica Educacional no processo de construção dos conhecimentos físico e social. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor nos processos educacionais. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades, tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.
id Ânima_6f0f9d2374c5529c5d9ae3dcf8d99b07
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3595
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aulaTecnologia educacionalRobótica - EducaçãoEducação - Estudo e ensinoO presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. A análise evidenciou a potencialidade da Robótica Educacional no processo de construção dos conhecimentos físico e social. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor nos processos educacionais. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades, tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.This paper has as subject the Robotics and the educational processes. The research is qualitative descriptive developed from the implantation of a Educational Robotics Laboratory at a school from a private school of Tubarão/SC. The constructivism and construcionism are the theoretical conceptual references. The analysis showed the potential of Educational Robotics in the physical and social knowledge construction process. Robotics is defended as a bilateral resource, capable of aid the student and the professor in the educational processes. However, such possibilities aren't inherent to technology. The manipulation of an object does not allow the acquisition of consciousness about its characteristics and properties, either develops criticality or the capacity of reflexion. For this, the discussion, the technology dialogue with the class, the intervention of a professor who interpret, abest and puts into context are fundamental. Processes that which to be activated are dependent of the public politics, the formation propposal, the school management and the qualification of the school environment.Vasques, Carla K.Francisco Júnior, Nacim Miguel2016-11-30T14:54:51Z2020-11-26T22:03:03Z2016-11-30T14:54:51Z2020-11-26T22:03:03Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1504https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3595info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T17:02:52Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3595Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T17:02:52Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
title Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
spellingShingle Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
Francisco Júnior, Nacim Miguel
Tecnologia educacional
Robótica - Educação
Educação - Estudo e ensino
title_short Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
title_full Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
title_fullStr Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
title_full_unstemmed Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
title_sort Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula
author Francisco Júnior, Nacim Miguel
author_facet Francisco Júnior, Nacim Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasques, Carla K.
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Júnior, Nacim Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Robótica - Educação
Educação - Estudo e ensino
topic Tecnologia educacional
Robótica - Educação
Educação - Estudo e ensino
description O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. A análise evidenciou a potencialidade da Robótica Educacional no processo de construção dos conhecimentos físico e social. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor nos processos educacionais. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades, tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-30T14:54:51Z
2016-11-30T14:54:51Z
2020-11-26T22:03:03Z
2020-11-26T22:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1504
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3595
identifier_str_mv 1504
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415844302749696