Análise comparativa do desempenho de fibras metálicas e poliméricas para o reforço de concreto submetido à tração
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4564 |
Resumo: | O concreto convencional, não armado, apesar de sua elevada resistência a compressão, é um material extremamente frágil quando submetido a impactos e a esforços de tração. Devido a estes problemas, o mercado exigiu materiais que contribuíssem de alguma forma para a melhoria desses quesitos, os quais são fundamentais em determinados setores da construção civil. Entre os vários existentes, podem ser citadas as fibras poliméricas e metálicas. Em diversos tipos e casos, as fibras são utilizadas indiretamente para o aumento da resistência, como, por exemplo, a fibra de polipropileno que tem a função de diminuir os vazios do compósito minimizando a retração por hidratação, assim como a de aço por contribuir para o aumento da resistência residual do concreto pós-fissuração. Desta forma, involuntariamente, elas contribuem para a resistência, tendo em vista que ao diminuir fissuras e microfissuras aumenta-se consideravelmente o atrito dentro do compósito. No presente trabalho será avaliado o desempenho de três tipos de corpos de prova submetidos a esforços de tração, um deles sem adição de fibras, e outros dois com fibras de polipropileno e aço, cada um com um tipo isolado. Utilizou-se no estudo cimento Portland CPV – ARI para que as resistências almejadas fossem alcançadas nas primeiras idades do concreto. Avaliou-se, para tanto, o desempenho dos corpos de prova para as três idades distintas, a saber: um, três e sete dias, conforme preconiza a NBR 5733(1991). Cabe ressaltar que a fibra de polietileno foi utilizada no estudo experimental, porém a falta de informações junto ao fabricante colaborou para que a dosagem admitida se fizesse equivocada, causando parâmetros não confiáveis e, consequentemente, a exclusão desta no comparativo experimental. Esta análise teve como foco o aumento da resistência à tração, bem como a análise do custo/benefício, tendo em vista que o emprego de novos materiais na construção civil no Brasil é um tema delicado, devido ao conservadorismo no que se refere aos processos produtivos e implementação de novas tecnologias. Com isso, a análise financeira permite que escolha se dê não somente pela melhor fibra, mas também a mais viável economicamente. |
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