O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isaac Andrade
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855
Resumo: O semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a 2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a comunidade.
id Ânima_71a3604009a15d8a1e6670a2d2da023d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18855
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativaAgricultura familiarSemiáridoMarketing ruralEmpreendedorismo ruralO semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a 2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a comunidade.Costa, Dalmo de MouraSantos, Isaac Andrade2021-12-14T01:11:20Z2021-12-14T01:11:20Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855Paripringa - BAAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-14T01:11:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18855Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-14T01:11:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
title O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
spellingShingle O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
Santos, Isaac Andrade
Agricultura familiar
Semiárido
Marketing rural
Empreendedorismo rural
title_short O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
title_full O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
title_fullStr O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
title_sort O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
author Santos, Isaac Andrade
author_facet Santos, Isaac Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Dalmo de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isaac Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Semiárido
Marketing rural
Empreendedorismo rural
topic Agricultura familiar
Semiárido
Marketing rural
Empreendedorismo rural
description O semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a 2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a comunidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T01:11:20Z
2021-12-14T01:11:20Z
2021-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripringa - BA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415807517655040