O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855 |
Resumo: | O semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a 2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a comunidade. |
id |
Ânima_71a3604009a15d8a1e6670a2d2da023d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18855 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativaAgricultura familiarSemiáridoMarketing ruralEmpreendedorismo ruralO semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a 2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a comunidade.Costa, Dalmo de MouraSantos, Isaac Andrade2021-12-14T01:11:20Z2021-12-14T01:11:20Z2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855Paripringa - BAAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-14T01:11:22Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/18855Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-14T01:11:22Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa |
title |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa Santos, Isaac Andrade Agricultura familiar Semiárido Marketing rural Empreendedorismo rural |
title_short |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa |
title_full |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa |
title_sort |
O marketing rural como ferramenta de auxílio aos agricultores familiares do semiárido: uma revisão integrativa |
author |
Santos, Isaac Andrade |
author_facet |
Santos, Isaac Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Dalmo de Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isaac Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agricultura familiar Semiárido Marketing rural Empreendedorismo rural |
topic |
Agricultura familiar Semiárido Marketing rural Empreendedorismo rural |
description |
O semiárido brasileiro é historicamente marcado por profundas desigualdades sociais e grandes dificuldades no desenvolvimento da agricultura. Estratégias de marketing têm sido descritas como promissoras ferramentas para contribuir com os produtores rurais, podendo trazer benefícios sociais e econômicos para as famílias que vivem nessa região, amenizando o cenário de pobreza. Nesse viés, o objetivo geral foi identificar estratégias de marketing rural que potencializem a agricultura familiar no semiárido. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, qualitativa, com a busca de artigos científicos originais completos publicados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, com delimitação temporal de 2011 a 2021, no idioma português e sem equívocos metodológicos. Os resultados apontaram que o desenvolvimento da agricultura familiar no semiárido depende significativamente do conhecimento e da aplicação de estratégias de marketing pelos produtores rurais, especialmente no sentido de conhecer em detalhes os anseios e as necessidades dos consumidores. Isso porque, para que possam se posicionar com sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, esses agricultores precisam do auxílio das estratégias digitais de divulgação de produtos e de serviços e de um melhor relacionamento com os clientes. Concluiu-se que as famílias agricultoras do semiárido precisam conhecer e saber aplicar ferramentas de marketing para impulsionar seu negócio, gerando mais emprego e renda para a comunidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T01:11:20Z 2021-12-14T01:11:20Z 2021-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
73 f application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paripringa - BA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415807517655040 |