O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Laillany
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24598
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional é evidente no século atual, no qual presencia-se o aumento de enfermidades na saúde do idoso e, como consequência, a ingesta de quantidade elevada de medicamentos no cotidiano, incluindo os psicotrópicos, que trazem grandes prejuízos à saúde do idoso, aumentando o risco de queda, fraturas, entre outros problemas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar, a partir da literatura, o impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão da literatura. Os estudos disponíveis na literatura foram identificados no período de 2011 a 2020. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados SciELO e PubMed/MedLine. Resultados: A triagem preliminar feita de acordo com os descritores “Psicotrópicos”, “Uso abusivo” e “idosos”, possibilitou alcançar 573 (quinhentos e sententa e três) títulos, após a seleção, 12 (doze) foram considerados teoricamente relevantes e lidos integralmente. No que diz respeito ao delineamento do estudo, observou-se que 8% (1) refere-se à meta-análise, 42% (5) revisão sistemática e 50% (6) revisão da literatura. O uso abusivo de medicamentos psicotrópicos, sejam prescritos por múltiplos médicos ou uso irracional gerado por prescrições antigas, sem uma conciliação adequada geram risco para os idosos, favorecendo o risco de osteoporose, fraturas, quedas, demência, delirium e hipotensão postural. Conclusão: A maioria dos estudos analisados evidenciaram que as subclasses dos psicotrópicos são responsáveis pelo aumento do risco de queda, aumentando o risco de fratura de quadril. Por fim, os medicamentos geram a queda devido à diminuição da estabilidade física, aumento do risco de demência e delirium.
id Ânima_74da5a405f0089501e724acb98eb4f30
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24598
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literaturaEnvelhecimentoPsicotrópicosQuedasUso abusivoIdososDemênciaIntrodução: O envelhecimento populacional é evidente no século atual, no qual presencia-se o aumento de enfermidades na saúde do idoso e, como consequência, a ingesta de quantidade elevada de medicamentos no cotidiano, incluindo os psicotrópicos, que trazem grandes prejuízos à saúde do idoso, aumentando o risco de queda, fraturas, entre outros problemas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar, a partir da literatura, o impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão da literatura. Os estudos disponíveis na literatura foram identificados no período de 2011 a 2020. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados SciELO e PubMed/MedLine. Resultados: A triagem preliminar feita de acordo com os descritores “Psicotrópicos”, “Uso abusivo” e “idosos”, possibilitou alcançar 573 (quinhentos e sententa e três) títulos, após a seleção, 12 (doze) foram considerados teoricamente relevantes e lidos integralmente. No que diz respeito ao delineamento do estudo, observou-se que 8% (1) refere-se à meta-análise, 42% (5) revisão sistemática e 50% (6) revisão da literatura. O uso abusivo de medicamentos psicotrópicos, sejam prescritos por múltiplos médicos ou uso irracional gerado por prescrições antigas, sem uma conciliação adequada geram risco para os idosos, favorecendo o risco de osteoporose, fraturas, quedas, demência, delirium e hipotensão postural. Conclusão: A maioria dos estudos analisados evidenciaram que as subclasses dos psicotrópicos são responsáveis pelo aumento do risco de queda, aumentando o risco de fratura de quadril. Por fim, os medicamentos geram a queda devido à diminuição da estabilidade física, aumento do risco de demência e delirium.Kovacevic, FábioBomfim, Laillany2022-07-12T11:02:34Z2022-07-12T11:02:34Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24598ParipirangaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-07-12T11:02:36Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24598Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-07-12T11:02:36Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
title O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
spellingShingle O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
Bomfim, Laillany
Envelhecimento
Psicotrópicos
Quedas
Uso abusivo
Idosos
Demência
title_short O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
title_full O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
title_fullStr O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
title_sort O impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso: uma revisão da literatura
author Bomfim, Laillany
author_facet Bomfim, Laillany
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kovacevic, Fábio
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Laillany
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Psicotrópicos
Quedas
Uso abusivo
Idosos
Demência
topic Envelhecimento
Psicotrópicos
Quedas
Uso abusivo
Idosos
Demência
description Introdução: O envelhecimento populacional é evidente no século atual, no qual presencia-se o aumento de enfermidades na saúde do idoso e, como consequência, a ingesta de quantidade elevada de medicamentos no cotidiano, incluindo os psicotrópicos, que trazem grandes prejuízos à saúde do idoso, aumentando o risco de queda, fraturas, entre outros problemas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar, a partir da literatura, o impacto do uso abusivo de psicotrópicos na saúde do idoso Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão da literatura. Os estudos disponíveis na literatura foram identificados no período de 2011 a 2020. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados SciELO e PubMed/MedLine. Resultados: A triagem preliminar feita de acordo com os descritores “Psicotrópicos”, “Uso abusivo” e “idosos”, possibilitou alcançar 573 (quinhentos e sententa e três) títulos, após a seleção, 12 (doze) foram considerados teoricamente relevantes e lidos integralmente. No que diz respeito ao delineamento do estudo, observou-se que 8% (1) refere-se à meta-análise, 42% (5) revisão sistemática e 50% (6) revisão da literatura. O uso abusivo de medicamentos psicotrópicos, sejam prescritos por múltiplos médicos ou uso irracional gerado por prescrições antigas, sem uma conciliação adequada geram risco para os idosos, favorecendo o risco de osteoporose, fraturas, quedas, demência, delirium e hipotensão postural. Conclusão: A maioria dos estudos analisados evidenciaram que as subclasses dos psicotrópicos são responsáveis pelo aumento do risco de queda, aumentando o risco de fratura de quadril. Por fim, os medicamentos geram a queda devido à diminuição da estabilidade física, aumento do risco de demência e delirium.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T11:02:34Z
2022-07-12T11:02:34Z
2022-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24598
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415801975930880