Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Parmas, Isabella, Santos, Jaine, Bortolo, Lorena, Venâncio, Ludmila
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24817
Resumo: A disfunção temporomandibular (DTM) é caracterizada como uma alteração funcional, sendo um agrupamento de sinais e sintomas que compreendem a musculatura da face e articulação temporomandibular (ATM). Em geral, mais da metade da população, cerca de 50% a 70% apresentam algum sinal ou sintoma correspondente a essa disfunção. Assim sendo, a fisioterapia pode atuar no tratamento desses pacientes com o intuito de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho visa analisar a eficiência da fisioterapia como forma de tratamento das disfunções. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa se direciona em discutir formas de tratamento para a DTM; identificar o seu manejo clínico interdisciplinar na orientação de um quadro de DTM sintomático à reabilitação definitiva. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos selecionados com bases de dados: PubMed, PEDro (Physiotherapy Evidence Database), Scielo Brasil, Google Acadêmico e biblioteca Ebsco, com o intuito de buscar métodos científicos e alternativos para intervir na disfunção, em parceria com equipes multiprofissionais. Foram selecionados artigos em inglês e português entre os anos de 2010 e 2022 por meio dos seguintes descritores: disfunção temporomandibular, Fisioterapia, temporomandibular disorder e physiotherapy. Os resultados demonstraram que existem técnicas e recursos fisioterapêuticos eficazes no manejo destes pacientes acometidos pela DTM, resultando no alívio dos sintomas e uma melhora na função da articulação e musculatura, com a eletroterapia, exercícios e técnicas de terapia manual. Concluiu-se que a fisioterapia possui eficiência no tratamento da dor musculoesquelética, assim como pode contribuir na redução da inflamação e restauração da função motora normal dos pacientes com DTM.
id Ânima_74de94abca1f305290a0d966ec495a15
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24817
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)PHYSIOTHERAPEUTIC INTERVENTION IN TEMPOROMANDIBULAR DYSFUNCTION (TMD)Disfunção temporomandibularFisioterapiaDorA disfunção temporomandibular (DTM) é caracterizada como uma alteração funcional, sendo um agrupamento de sinais e sintomas que compreendem a musculatura da face e articulação temporomandibular (ATM). Em geral, mais da metade da população, cerca de 50% a 70% apresentam algum sinal ou sintoma correspondente a essa disfunção. Assim sendo, a fisioterapia pode atuar no tratamento desses pacientes com o intuito de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho visa analisar a eficiência da fisioterapia como forma de tratamento das disfunções. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa se direciona em discutir formas de tratamento para a DTM; identificar o seu manejo clínico interdisciplinar na orientação de um quadro de DTM sintomático à reabilitação definitiva. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos selecionados com bases de dados: PubMed, PEDro (Physiotherapy Evidence Database), Scielo Brasil, Google Acadêmico e biblioteca Ebsco, com o intuito de buscar métodos científicos e alternativos para intervir na disfunção, em parceria com equipes multiprofissionais. Foram selecionados artigos em inglês e português entre os anos de 2010 e 2022 por meio dos seguintes descritores: disfunção temporomandibular, Fisioterapia, temporomandibular disorder e physiotherapy. Os resultados demonstraram que existem técnicas e recursos fisioterapêuticos eficazes no manejo destes pacientes acometidos pela DTM, resultando no alívio dos sintomas e uma melhora na função da articulação e musculatura, com a eletroterapia, exercícios e técnicas de terapia manual. Concluiu-se que a fisioterapia possui eficiência no tratamento da dor musculoesquelética, assim como pode contribuir na redução da inflamação e restauração da função motora normal dos pacientes com DTM.Teixeira, MarinaSoares, FernandaParmas, IsabellaSantos, JaineBortolo, LorenaVenâncio, Ludmila2022-07-13T19:12:18Z2022-07-13T19:12:18Z2022-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis21 fapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24817Belo Horizonte - Minas GeraisAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-30T17:40:43Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24817Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-30T17:40:43Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
PHYSIOTHERAPEUTIC INTERVENTION IN TEMPOROMANDIBULAR DYSFUNCTION (TMD)
title Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
spellingShingle Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
Soares, Fernanda
Disfunção temporomandibular
Fisioterapia
Dor
title_short Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
title_full Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
title_fullStr Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
title_full_unstemmed Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
title_sort Intervenção fisioterapêutica na disfunção temporomandibular (DTM)
author Soares, Fernanda
author_facet Soares, Fernanda
Parmas, Isabella
Santos, Jaine
Bortolo, Lorena
Venâncio, Ludmila
author_role author
author2 Parmas, Isabella
Santos, Jaine
Bortolo, Lorena
Venâncio, Ludmila
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Marina
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fernanda
Parmas, Isabella
Santos, Jaine
Bortolo, Lorena
Venâncio, Ludmila
dc.subject.por.fl_str_mv Disfunção temporomandibular
Fisioterapia
Dor
topic Disfunção temporomandibular
Fisioterapia
Dor
description A disfunção temporomandibular (DTM) é caracterizada como uma alteração funcional, sendo um agrupamento de sinais e sintomas que compreendem a musculatura da face e articulação temporomandibular (ATM). Em geral, mais da metade da população, cerca de 50% a 70% apresentam algum sinal ou sintoma correspondente a essa disfunção. Assim sendo, a fisioterapia pode atuar no tratamento desses pacientes com o intuito de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. O objetivo deste trabalho visa analisar a eficiência da fisioterapia como forma de tratamento das disfunções. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa se direciona em discutir formas de tratamento para a DTM; identificar o seu manejo clínico interdisciplinar na orientação de um quadro de DTM sintomático à reabilitação definitiva. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos selecionados com bases de dados: PubMed, PEDro (Physiotherapy Evidence Database), Scielo Brasil, Google Acadêmico e biblioteca Ebsco, com o intuito de buscar métodos científicos e alternativos para intervir na disfunção, em parceria com equipes multiprofissionais. Foram selecionados artigos em inglês e português entre os anos de 2010 e 2022 por meio dos seguintes descritores: disfunção temporomandibular, Fisioterapia, temporomandibular disorder e physiotherapy. Os resultados demonstraram que existem técnicas e recursos fisioterapêuticos eficazes no manejo destes pacientes acometidos pela DTM, resultando no alívio dos sintomas e uma melhora na função da articulação e musculatura, com a eletroterapia, exercícios e técnicas de terapia manual. Concluiu-se que a fisioterapia possui eficiência no tratamento da dor musculoesquelética, assim como pode contribuir na redução da inflamação e restauração da função motora normal dos pacientes com DTM.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13T19:12:18Z
2022-07-13T19:12:18Z
2022-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24817
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Belo Horizonte - Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415841093058560