Cessão da posição contratual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geronazio, Camila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28449
Resumo: O presente trabalho trata do instituto da cessão da posição contratual. A globalização faz-se refletir nas relações estabelecidas pela sociedade, conectando e transcendendo as relações entre diferentes indivíduos, inclusive entre relações já constituídas. Nesse diapasão, a transmissão das obrigações a um estranho da relação original. Portanto, o nosso ordenamento jurídico tem aceite quanto à fluidez das transmissões que se perfazem nos negócios jurídicos, através de contratos jurídicos. Nessa senda, o Código Civil de 2002 passou a disciplinar a assunção de dívida e a cessão de crédito, silenciando-se quanto à cessão da posição contratual, embora seja igualmente aceita e exercida em nosso ordenamento. Inicialmente, é feito um breve estudo dos princípios contratuais, vez que são fontes de direito e pilares nas relações privadas. Logo, adentramos no campo dos contratos, que perfazem a transmissão das obrigações, diferenciando a cessão da posição contratual dos institutos da cessão de crédito e assunção de dívida. Seguindo para o capítulo central, que tratará do instituto objeto, abordando a sua natureza jurídica, os requisitos específicos para formação e validade e os efeitos que a cessão gera entre as partes, o cedente, cedido e cessionário. Por fim, exploramos o exercício da cessão da posição contratual no direito brasileiro, expondo a importância desse instituto, dada recorrente utilização pela sociedade, restando clara a necessidade de o Código Civil discipliná-lo, proporcional maior exercício e segurança jurídica.
id Ânima_77cffe688d4df8511b70fb4e8d3aa50a
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28449
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Cessão da posição contratualCessão de posição contratualCessão de contratoO presente trabalho trata do instituto da cessão da posição contratual. A globalização faz-se refletir nas relações estabelecidas pela sociedade, conectando e transcendendo as relações entre diferentes indivíduos, inclusive entre relações já constituídas. Nesse diapasão, a transmissão das obrigações a um estranho da relação original. Portanto, o nosso ordenamento jurídico tem aceite quanto à fluidez das transmissões que se perfazem nos negócios jurídicos, através de contratos jurídicos. Nessa senda, o Código Civil de 2002 passou a disciplinar a assunção de dívida e a cessão de crédito, silenciando-se quanto à cessão da posição contratual, embora seja igualmente aceita e exercida em nosso ordenamento. Inicialmente, é feito um breve estudo dos princípios contratuais, vez que são fontes de direito e pilares nas relações privadas. Logo, adentramos no campo dos contratos, que perfazem a transmissão das obrigações, diferenciando a cessão da posição contratual dos institutos da cessão de crédito e assunção de dívida. Seguindo para o capítulo central, que tratará do instituto objeto, abordando a sua natureza jurídica, os requisitos específicos para formação e validade e os efeitos que a cessão gera entre as partes, o cedente, cedido e cessionário. Por fim, exploramos o exercício da cessão da posição contratual no direito brasileiro, expondo a importância desse instituto, dada recorrente utilização pela sociedade, restando clara a necessidade de o Código Civil discipliná-lo, proporcional maior exercício e segurança jurídica.Jr., Roberto BolonhiniGeronazio, Camila2022-12-13T01:10:42Z2022-12-13T01:10:42Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28449São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-13T01:10:44Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28449Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-13T01:10:44Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cessão da posição contratual
title Cessão da posição contratual
spellingShingle Cessão da posição contratual
Geronazio, Camila
Cessão de posição contratual
Cessão de contrato
title_short Cessão da posição contratual
title_full Cessão da posição contratual
title_fullStr Cessão da posição contratual
title_full_unstemmed Cessão da posição contratual
title_sort Cessão da posição contratual
author Geronazio, Camila
author_facet Geronazio, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jr., Roberto Bolonhini
dc.contributor.author.fl_str_mv Geronazio, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Cessão de posição contratual
Cessão de contrato
topic Cessão de posição contratual
Cessão de contrato
description O presente trabalho trata do instituto da cessão da posição contratual. A globalização faz-se refletir nas relações estabelecidas pela sociedade, conectando e transcendendo as relações entre diferentes indivíduos, inclusive entre relações já constituídas. Nesse diapasão, a transmissão das obrigações a um estranho da relação original. Portanto, o nosso ordenamento jurídico tem aceite quanto à fluidez das transmissões que se perfazem nos negócios jurídicos, através de contratos jurídicos. Nessa senda, o Código Civil de 2002 passou a disciplinar a assunção de dívida e a cessão de crédito, silenciando-se quanto à cessão da posição contratual, embora seja igualmente aceita e exercida em nosso ordenamento. Inicialmente, é feito um breve estudo dos princípios contratuais, vez que são fontes de direito e pilares nas relações privadas. Logo, adentramos no campo dos contratos, que perfazem a transmissão das obrigações, diferenciando a cessão da posição contratual dos institutos da cessão de crédito e assunção de dívida. Seguindo para o capítulo central, que tratará do instituto objeto, abordando a sua natureza jurídica, os requisitos específicos para formação e validade e os efeitos que a cessão gera entre as partes, o cedente, cedido e cessionário. Por fim, exploramos o exercício da cessão da posição contratual no direito brasileiro, expondo a importância desse instituto, dada recorrente utilização pela sociedade, restando clara a necessidade de o Código Civil discipliná-lo, proporcional maior exercício e segurança jurídica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T01:10:42Z
2022-12-13T01:10:42Z
2022-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28449
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415858240421888