Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Victor COSTA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21146
Resumo: O Marketing Odontológico tem como principal função fortalecer a relação existente entre cirurgião-dentista e paciente, de modo que consiga atrair e manter clientela nesse mercado competitivo atual. Tendo em vista que essa ferramenta influencia diretamente no sucesso dos consultórios, o objetivo geral desse trabalho é analisar o conhecimento de odontólogos do estado de Sergipe acerca do Marketing Odontológico, bem como a sua aplicação nos consultórios. Como objetivos específicos podem ser citados: analisar quais as técnicas de Marketing são utilizadas pelos consultórios do estado de Sergipe; determinar a importância do Marketing Odontológico para esses profissionais; verificar a aplicação do Código de Ética na realização do Marketing específico nesses consultórios. Para isso, foi aplicado um questionário de 11 questões, através da plataforma Google Formulários, para 30 consultórios do estado de Sergipe, acerca do Marketing Odontológico, sua aplicação nos consultórios, sobre o conhecimento do Código de Ética Odontológico e demais assuntos pertinentes. A pesquisa foi realizada totalmente no modo online e posteriormente seus dados foram comparados por meio do programa Excel. Observou-se por meio da pesquisa, principalmente, que o Marketing Odontológico é uma ferramenta essencial para atrair e fidelizar a clientela, como também os investimentos são relativamente recentes com tal ferramenta, sendo utilizadas as mídias sociais como principal método, especialmente o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. Assim como, constatou-se que o atendimento diferenciado surge como principal forma de atrair e fidelizar clientes, e, por fim, entendeu-se que os odontólogos participantes da pesquisa detinham um conhecimento normal acerca do Código de Ética Odontológico. Infere-se, portanto, que essa prática se torna imprescindível para esses consultórios, de modo que promove a atração e a fidelização de clientes, como também aproxima o profissional de odontologia do paciente, com o uso, principalmente, de mídias sociais.
id Ânima_79b97c4a92dcf30f445ff8109efab6b8
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21146
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de SergipeAtração. Cirurgião-dentista. Marketing.O Marketing Odontológico tem como principal função fortalecer a relação existente entre cirurgião-dentista e paciente, de modo que consiga atrair e manter clientela nesse mercado competitivo atual. Tendo em vista que essa ferramenta influencia diretamente no sucesso dos consultórios, o objetivo geral desse trabalho é analisar o conhecimento de odontólogos do estado de Sergipe acerca do Marketing Odontológico, bem como a sua aplicação nos consultórios. Como objetivos específicos podem ser citados: analisar quais as técnicas de Marketing são utilizadas pelos consultórios do estado de Sergipe; determinar a importância do Marketing Odontológico para esses profissionais; verificar a aplicação do Código de Ética na realização do Marketing específico nesses consultórios. Para isso, foi aplicado um questionário de 11 questões, através da plataforma Google Formulários, para 30 consultórios do estado de Sergipe, acerca do Marketing Odontológico, sua aplicação nos consultórios, sobre o conhecimento do Código de Ética Odontológico e demais assuntos pertinentes. A pesquisa foi realizada totalmente no modo online e posteriormente seus dados foram comparados por meio do programa Excel. Observou-se por meio da pesquisa, principalmente, que o Marketing Odontológico é uma ferramenta essencial para atrair e fidelizar a clientela, como também os investimentos são relativamente recentes com tal ferramenta, sendo utilizadas as mídias sociais como principal método, especialmente o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. Assim como, constatou-se que o atendimento diferenciado surge como principal forma de atrair e fidelizar clientes, e, por fim, entendeu-se que os odontólogos participantes da pesquisa detinham um conhecimento normal acerca do Código de Ética Odontológico. Infere-se, portanto, que essa prática se torna imprescindível para esses consultórios, de modo que promove a atração e a fidelização de clientes, como também aproxima o profissional de odontologia do paciente, com o uso, principalmente, de mídias sociais.Deda, WilsonLemos, Victor COSTA2022-02-03T13:42:24Z2022-02-03T13:42:24Z2021-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21146RunaAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-05-13T17:05:07Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/21146Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-05-13T17:05:07Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
title Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
spellingShingle Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
Lemos, Victor COSTA
Atração. Cirurgião-dentista. Marketing.
title_short Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
title_full Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
title_fullStr Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
title_full_unstemmed Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
title_sort Conhecimento de odontólogos sobre o marketing e suas necessidades para o sucesso de consultórios odontológicos do estado de Sergipe
author Lemos, Victor COSTA
author_facet Lemos, Victor COSTA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deda, Wilson
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Victor COSTA
dc.subject.por.fl_str_mv Atração. Cirurgião-dentista. Marketing.
topic Atração. Cirurgião-dentista. Marketing.
description O Marketing Odontológico tem como principal função fortalecer a relação existente entre cirurgião-dentista e paciente, de modo que consiga atrair e manter clientela nesse mercado competitivo atual. Tendo em vista que essa ferramenta influencia diretamente no sucesso dos consultórios, o objetivo geral desse trabalho é analisar o conhecimento de odontólogos do estado de Sergipe acerca do Marketing Odontológico, bem como a sua aplicação nos consultórios. Como objetivos específicos podem ser citados: analisar quais as técnicas de Marketing são utilizadas pelos consultórios do estado de Sergipe; determinar a importância do Marketing Odontológico para esses profissionais; verificar a aplicação do Código de Ética na realização do Marketing específico nesses consultórios. Para isso, foi aplicado um questionário de 11 questões, através da plataforma Google Formulários, para 30 consultórios do estado de Sergipe, acerca do Marketing Odontológico, sua aplicação nos consultórios, sobre o conhecimento do Código de Ética Odontológico e demais assuntos pertinentes. A pesquisa foi realizada totalmente no modo online e posteriormente seus dados foram comparados por meio do programa Excel. Observou-se por meio da pesquisa, principalmente, que o Marketing Odontológico é uma ferramenta essencial para atrair e fidelizar a clientela, como também os investimentos são relativamente recentes com tal ferramenta, sendo utilizadas as mídias sociais como principal método, especialmente o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. Assim como, constatou-se que o atendimento diferenciado surge como principal forma de atrair e fidelizar clientes, e, por fim, entendeu-se que os odontólogos participantes da pesquisa detinham um conhecimento normal acerca do Código de Ética Odontológico. Infere-se, portanto, que essa prática se torna imprescindível para esses consultórios, de modo que promove a atração e a fidelização de clientes, como também aproxima o profissional de odontologia do paciente, com o uso, principalmente, de mídias sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2022-02-03T13:42:24Z
2022-02-03T13:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21146
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Runa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415860177141760