Responsabilidade social da empresa Souza Cruz S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Paula Schotten
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5919
Resumo: O presente trabalho monográfico versa sobre a responsabilidade social empresarial. A análise do tema teve seu enfoque na nova empresarialidade incorporada no ordenamento jurídico com o advento do Código Civil de 2002, que inseriu a teoria da empresa, fundada no princípio da função social da empresa. O objetivo deste estudo busca a análise da responsabilidade social empresarial, identificando as suas dimensões no Direito Constitucional e Direito Civil Brasileiro. Para a sua realização, utilizou-se o método dedutivo, monográfico quanto ao procedimento e quanto a pesquisa foi documental. Para tanto, utilizou-se um aprofundamento teórico em pesquisa bibliográfica em livros, jurisprudências, meios eletrônicos e artigos. Percebeu-se que uma empresa se torna socialmente responsável, na grande maioria das vezes, por imposições externas, seja na esfera legislativa, judiciária ou pela própria imagem positiva que tal atitude gera na sociedade/clientes e, ainda, a autodenominação que a corporação tem em titular-se como socialmente responsável deve ser verificada, uma vez que, por outro lado, existem lesões a direitos, que mostram uma dicotomia entre as atitudes e a sua imagem. Estes resultados demonstram uma utopia entre o que se fala e o que se faz. Este fato não deve ser levado no sentido ruim, pois, de qualquer forma, as empresas estão cumprindo o seu papel, em desenvolver projetos visando o bem comum.
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