A participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação da criança com deficiência visual na ACIC: contribuições do serviço social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11368 |
Resumo: | A Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), de 1977 a 2007, somente atendia pessoas com deficiência visual a partir dos 14 anos de idade. Devido a grande procura por parte de familiares em relação ao atendimento às crianças com deficiência visual, há cerca de dois anos (2007-2009) vem-se estruturando na ACIC, de maneira processual, o Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil (CADI), o qual presta serviços a alunos de zero a seis anos de idade. O CADI tem como objetivo promover a estimulação precoce na criança com deficiência visual, a fim de que ela tenha um desenvolvimento evolutivo o mais normal possível, e que as especificidades de sua deficiência visual sejam compreendidas no todo, o que implicará em mediações com métodos e práticas específicas. A importância deste trabalho está em socializar os resultados das possíveis contribuições do Serviço Social na relação entre estes indivíduos, sendo que a prática profissional realizada junto à equipe multidisciplinar da ACIC é no sentido de intervir nas dificuldades que tais famílias enfrentam com o filho deficiente visual. Dentre este atendimento, a participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação destas crianças surge como foco principal no corpo desta pesquisa. |
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A participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação da criança com deficiência visual na ACIC: contribuições do serviço socialServiço socialCegos assistência em instituiçõesPais de crianças deficientesA Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), de 1977 a 2007, somente atendia pessoas com deficiência visual a partir dos 14 anos de idade. Devido a grande procura por parte de familiares em relação ao atendimento às crianças com deficiência visual, há cerca de dois anos (2007-2009) vem-se estruturando na ACIC, de maneira processual, o Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil (CADI), o qual presta serviços a alunos de zero a seis anos de idade. O CADI tem como objetivo promover a estimulação precoce na criança com deficiência visual, a fim de que ela tenha um desenvolvimento evolutivo o mais normal possível, e que as especificidades de sua deficiência visual sejam compreendidas no todo, o que implicará em mediações com métodos e práticas específicas. A importância deste trabalho está em socializar os resultados das possíveis contribuições do Serviço Social na relação entre estes indivíduos, sendo que a prática profissional realizada junto à equipe multidisciplinar da ACIC é no sentido de intervir nas dificuldades que tais famílias enfrentam com o filho deficiente visual. Dentre este atendimento, a participação dos pais ou responsáveis no processo de habilitação destas crianças surge como foco principal no corpo desta pesquisa.Panceri, ReginaCastro, Rosangela2016-11-30T15:05:11Z2020-11-29T06:46:33Z2016-11-30T15:05:11Z2020-11-29T06:46:33Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf498https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11368Serviço Social - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T08:28:55Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/11368Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T08:28:55Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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