A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viccari, Ana Luísa Nitz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7395
Resumo: A presente monografia tem como objetivo demonstrar em que hipóteses o Estado deve se responsabilizar pela destinação de resíduos sólidos. Utiliza-se o método dedutivo, de natureza qualitativa, o procedimento utilizado é o monográfico e é usada a técnica bibliográfica através de doutrinas e jurisprudências. Para apresentar o contexto do tema, inicia-se com a evolução histórica do Direito Ambiental no Brasil, características, conceitos e princípios. Aponta-se aspectos relevantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como seu conceito, quais são os Órgãos Públicos que atuam, princípios como o do poluidor-pagador e da responsabilidade compartilhada, formas de aplicação de logística reversa e gestão e gerenciamento de resíduos. Verifica-se o conceito de responsabilidade civil subjetiva e objetiva, a por danos ambientais, a responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos, e por fim as decisões judiciais acerca do tema. Como resultado da presente pesquisa, ficou demonstrado que o Estado deve ser encarregado objetivamente pelos danos causados ao meio ambiente no que tange a destinação dos resíduos sólidos, o que vem corroborado pelas decisões judiciais objeto desta pesquisa monográfica.
id Ânima_7a83f0803790cbe1aad95e48610e8d51
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7395
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidosResponsabilidade civilEstadoResíduos sólidosA presente monografia tem como objetivo demonstrar em que hipóteses o Estado deve se responsabilizar pela destinação de resíduos sólidos. Utiliza-se o método dedutivo, de natureza qualitativa, o procedimento utilizado é o monográfico e é usada a técnica bibliográfica através de doutrinas e jurisprudências. Para apresentar o contexto do tema, inicia-se com a evolução histórica do Direito Ambiental no Brasil, características, conceitos e princípios. Aponta-se aspectos relevantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como seu conceito, quais são os Órgãos Públicos que atuam, princípios como o do poluidor-pagador e da responsabilidade compartilhada, formas de aplicação de logística reversa e gestão e gerenciamento de resíduos. Verifica-se o conceito de responsabilidade civil subjetiva e objetiva, a por danos ambientais, a responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos, e por fim as decisões judiciais acerca do tema. Como resultado da presente pesquisa, ficou demonstrado que o Estado deve ser encarregado objetivamente pelos danos causados ao meio ambiente no que tange a destinação dos resíduos sólidos, o que vem corroborado pelas decisões judiciais objeto desta pesquisa monográfica.Puel, JefersonViccari, Ana Luísa Nitz2018-07-05T11:29:31Z2020-11-27T06:27:32Z2018-07-05T11:29:31Z2020-11-27T06:27:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7395Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T00:14:06Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7395Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T00:14:06Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
title A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
spellingShingle A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
Viccari, Ana Luísa Nitz
Responsabilidade civil
Estado
Resíduos sólidos
title_short A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
title_full A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
title_fullStr A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
title_full_unstemmed A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
title_sort A responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos
author Viccari, Ana Luísa Nitz
author_facet Viccari, Ana Luísa Nitz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puel, Jeferson
dc.contributor.author.fl_str_mv Viccari, Ana Luísa Nitz
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade civil
Estado
Resíduos sólidos
topic Responsabilidade civil
Estado
Resíduos sólidos
description A presente monografia tem como objetivo demonstrar em que hipóteses o Estado deve se responsabilizar pela destinação de resíduos sólidos. Utiliza-se o método dedutivo, de natureza qualitativa, o procedimento utilizado é o monográfico e é usada a técnica bibliográfica através de doutrinas e jurisprudências. Para apresentar o contexto do tema, inicia-se com a evolução histórica do Direito Ambiental no Brasil, características, conceitos e princípios. Aponta-se aspectos relevantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, como seu conceito, quais são os Órgãos Públicos que atuam, princípios como o do poluidor-pagador e da responsabilidade compartilhada, formas de aplicação de logística reversa e gestão e gerenciamento de resíduos. Verifica-se o conceito de responsabilidade civil subjetiva e objetiva, a por danos ambientais, a responsabilidade civil do Estado na destinação de resíduos sólidos, e por fim as decisões judiciais acerca do tema. Como resultado da presente pesquisa, ficou demonstrado que o Estado deve ser encarregado objetivamente pelos danos causados ao meio ambiente no que tange a destinação dos resíduos sólidos, o que vem corroborado pelas decisões judiciais objeto desta pesquisa monográfica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05T11:29:31Z
2018-07-05T11:29:31Z
2018
2020-11-27T06:27:32Z
2020-11-27T06:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7395
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415817632219136