Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Guilherme
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5918
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral analisar, diante da sugerida eliminação dos embargos infringentes no anteprojeto do novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010), se haverá a concretização do preceito constitucional da duração razoável do processo (art. 5º, inciso LXXVIII, da CF), incluídos nesse princípio os da celeridade e da efetividade processual. Para esse objetivo, foi utilizado o método de abordagem dedutivo, pois se partiu de uma análise geral do tema, passando pelas evoluções históricas, conceitos, princípios constitucionais, dentre outros, até finalizar no assunto atinente aos embargos infringentes. Quanto ao tipo de pesquisa, utilizou-se a exploratória, uma vez que o principal objetivo da pesquisa é proporcionar maior familiaridade com o objeto do estudo. Por fim, quanto ao procedimento na coleta de dados, usou-se, preponderantemente, a pesquisa bibliográfica para responder ao problema, pois foram consultadas as teorias já publicadas em outras fontes, tais como livros, artigos e meios eletrônicos. Constatou-se, com o estudo realizado, que a eliminação dos embargos infringentes sugerida no novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010), contribuirá eficazmente para que o processo venha se desenvolver de um modo célere, sem detrimento à segurança jurídica. Sua eliminação proporcionará, ainda, que a tutela jurisdicional seja prestada de forma eficaz, atendendo-se, principalmente, a ideia da instrumentalidade do processo. Porque atendidos os objetivos da duração razoável do processo, bem como dos princípios da celeridade e efetividade processual, conclui-se, facilmente, que os embargos infringentes constituem, atualmente, um empecilho para que a justiça venha a se pronunciar de uma forma rápida e eficaz.
id Ânima_7c8d3bc38bc50cd16e5df4db6039ea68
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/5918
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)Processo civilAcesso à justiçaTutela jurisdicionalRecursos (Direito)Embargos (Processo civil)Este trabalho tem por objetivo geral analisar, diante da sugerida eliminação dos embargos infringentes no anteprojeto do novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010), se haverá a concretização do preceito constitucional da duração razoável do processo (art. 5º, inciso LXXVIII, da CF), incluídos nesse princípio os da celeridade e da efetividade processual. Para esse objetivo, foi utilizado o método de abordagem dedutivo, pois se partiu de uma análise geral do tema, passando pelas evoluções históricas, conceitos, princípios constitucionais, dentre outros, até finalizar no assunto atinente aos embargos infringentes. Quanto ao tipo de pesquisa, utilizou-se a exploratória, uma vez que o principal objetivo da pesquisa é proporcionar maior familiaridade com o objeto do estudo. Por fim, quanto ao procedimento na coleta de dados, usou-se, preponderantemente, a pesquisa bibliográfica para responder ao problema, pois foram consultadas as teorias já publicadas em outras fontes, tais como livros, artigos e meios eletrônicos. Constatou-se, com o estudo realizado, que a eliminação dos embargos infringentes sugerida no novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010), contribuirá eficazmente para que o processo venha se desenvolver de um modo célere, sem detrimento à segurança jurídica. Sua eliminação proporcionará, ainda, que a tutela jurisdicional seja prestada de forma eficaz, atendendo-se, principalmente, a ideia da instrumentalidade do processo. Porque atendidos os objetivos da duração razoável do processo, bem como dos princípios da celeridade e efetividade processual, conclui-se, facilmente, que os embargos infringentes constituem, atualmente, um empecilho para que a justiça venha a se pronunciar de uma forma rápida e eficaz.Alberton, Keila ComelliFerreira, Guilherme2016-11-30T15:00:54Z2020-11-27T03:11:52Z2016-11-30T15:00:54Z2020-11-27T03:11:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1220https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5918Direito - Tubarãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T20:52:40Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/5918Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T20:52:40Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
title Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
spellingShingle Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
Ferreira, Guilherme
Processo civil
Acesso à justiça
Tutela jurisdicional
Recursos (Direito)
Embargos (Processo civil)
title_short Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
title_full Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
title_fullStr Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
title_full_unstemmed Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
title_sort Novo código de processo civil (Projeto de Lei do Senado n. 166/2010)
author Ferreira, Guilherme
author_facet Ferreira, Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alberton, Keila Comelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Processo civil
Acesso à justiça
Tutela jurisdicional
Recursos (Direito)
Embargos (Processo civil)
topic Processo civil
Acesso à justiça
Tutela jurisdicional
Recursos (Direito)
Embargos (Processo civil)
description Este trabalho tem por objetivo geral analisar, diante da sugerida eliminação dos embargos infringentes no anteprojeto do novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010), se haverá a concretização do preceito constitucional da duração razoável do processo (art. 5º, inciso LXXVIII, da CF), incluídos nesse princípio os da celeridade e da efetividade processual. Para esse objetivo, foi utilizado o método de abordagem dedutivo, pois se partiu de uma análise geral do tema, passando pelas evoluções históricas, conceitos, princípios constitucionais, dentre outros, até finalizar no assunto atinente aos embargos infringentes. Quanto ao tipo de pesquisa, utilizou-se a exploratória, uma vez que o principal objetivo da pesquisa é proporcionar maior familiaridade com o objeto do estudo. Por fim, quanto ao procedimento na coleta de dados, usou-se, preponderantemente, a pesquisa bibliográfica para responder ao problema, pois foram consultadas as teorias já publicadas em outras fontes, tais como livros, artigos e meios eletrônicos. Constatou-se, com o estudo realizado, que a eliminação dos embargos infringentes sugerida no novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010), contribuirá eficazmente para que o processo venha se desenvolver de um modo célere, sem detrimento à segurança jurídica. Sua eliminação proporcionará, ainda, que a tutela jurisdicional seja prestada de forma eficaz, atendendo-se, principalmente, a ideia da instrumentalidade do processo. Porque atendidos os objetivos da duração razoável do processo, bem como dos princípios da celeridade e efetividade processual, conclui-se, facilmente, que os embargos infringentes constituem, atualmente, um empecilho para que a justiça venha a se pronunciar de uma forma rápida e eficaz.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-30T15:00:54Z
2016-11-30T15:00:54Z
2020-11-27T03:11:52Z
2020-11-27T03:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1220
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5918
identifier_str_mv 1220
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/5918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415798347857920