A voz da sabedoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cristina Casér de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10196
Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao Projeto Saúde do Trabalhador do Núcleo Orientado Psicologia e Trabalho Humano do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, que desenvolve projetos que envolvem o processo trabalho-saúde-doença em trabalhadores de todas as categorias. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo referente às percepções de professores universitários acerca das relações entre estresse ocupacional e alterações vocais. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza descritiva¿exploratória e cujo delineamento é do tipo levantamento que investigou docentes de uma universidade de Santa Catarina. Para a realização da coleta de dados foi elaborado um questionário auto-aplicável que foi encaminhado a 488 professores universitários. Com uma amostra de 86 professores foram levantados dados importantes quanto aos fatores do ambiente de trabalho considerados como estressantes, aos sintomas de alterações vocais mais freqüentes, às percepções da presença de estresse ocupacional e de alterações vocais e às percepções das possíveis relações entre os mesmos. Pôde-se perceber alta incidência de alterações vocais e nível moderado de estresse ocupacional. Dentre as possíveis relações entre estresse ocupacional e alterações vocais verificou-se que os professores consideram que o estresse ocupacional pode contribuir para o desenvolvimento de alterações vocais. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que a presente pesquisa cumpre com seu objetivo de descrever as percepções de professores universitários acerca das relações entre estresse ocupacional e alterações vocais. Longe de concluir estudos a esse respeito, os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de treinamento vocal para professores universitários no processo de integração do mesmo na organização e a necessidade também da criação de programas que atentem para a influência dos aspectos do trabalho sobre a saúde profissional, dentre eles a saúde vocal e a saúde mental.
id Ânima_7dce5c071d3e64f587b2e17b3077f381
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10196
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A voz da sabedoriaSaúde e trabalhoStress ocupacionalA presente pesquisa está vinculada ao Projeto Saúde do Trabalhador do Núcleo Orientado Psicologia e Trabalho Humano do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, que desenvolve projetos que envolvem o processo trabalho-saúde-doença em trabalhadores de todas as categorias. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo referente às percepções de professores universitários acerca das relações entre estresse ocupacional e alterações vocais. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza descritiva¿exploratória e cujo delineamento é do tipo levantamento que investigou docentes de uma universidade de Santa Catarina. Para a realização da coleta de dados foi elaborado um questionário auto-aplicável que foi encaminhado a 488 professores universitários. Com uma amostra de 86 professores foram levantados dados importantes quanto aos fatores do ambiente de trabalho considerados como estressantes, aos sintomas de alterações vocais mais freqüentes, às percepções da presença de estresse ocupacional e de alterações vocais e às percepções das possíveis relações entre os mesmos. Pôde-se perceber alta incidência de alterações vocais e nível moderado de estresse ocupacional. Dentre as possíveis relações entre estresse ocupacional e alterações vocais verificou-se que os professores consideram que o estresse ocupacional pode contribuir para o desenvolvimento de alterações vocais. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que a presente pesquisa cumpre com seu objetivo de descrever as percepções de professores universitários acerca das relações entre estresse ocupacional e alterações vocais. Longe de concluir estudos a esse respeito, os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de treinamento vocal para professores universitários no processo de integração do mesmo na organização e a necessidade também da criação de programas que atentem para a influência dos aspectos do trabalho sobre a saúde profissional, dentre eles a saúde vocal e a saúde mental.Bartilotti, Carolina BunnAraújo, Cristina Casér de2016-11-30T15:03:57Z2020-11-29T04:07:47Z2016-11-30T15:03:57Z2020-11-29T04:07:47Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf486https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10196Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:45:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10196Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:45:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A voz da sabedoria
title A voz da sabedoria
spellingShingle A voz da sabedoria
Araújo, Cristina Casér de
Saúde e trabalho
Stress ocupacional
title_short A voz da sabedoria
title_full A voz da sabedoria
title_fullStr A voz da sabedoria
title_full_unstemmed A voz da sabedoria
title_sort A voz da sabedoria
author Araújo, Cristina Casér de
author_facet Araújo, Cristina Casér de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bartilotti, Carolina Bunn
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Cristina Casér de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde e trabalho
Stress ocupacional
topic Saúde e trabalho
Stress ocupacional
description A presente pesquisa está vinculada ao Projeto Saúde do Trabalhador do Núcleo Orientado Psicologia e Trabalho Humano do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, que desenvolve projetos que envolvem o processo trabalho-saúde-doença em trabalhadores de todas as categorias. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo referente às percepções de professores universitários acerca das relações entre estresse ocupacional e alterações vocais. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza descritiva¿exploratória e cujo delineamento é do tipo levantamento que investigou docentes de uma universidade de Santa Catarina. Para a realização da coleta de dados foi elaborado um questionário auto-aplicável que foi encaminhado a 488 professores universitários. Com uma amostra de 86 professores foram levantados dados importantes quanto aos fatores do ambiente de trabalho considerados como estressantes, aos sintomas de alterações vocais mais freqüentes, às percepções da presença de estresse ocupacional e de alterações vocais e às percepções das possíveis relações entre os mesmos. Pôde-se perceber alta incidência de alterações vocais e nível moderado de estresse ocupacional. Dentre as possíveis relações entre estresse ocupacional e alterações vocais verificou-se que os professores consideram que o estresse ocupacional pode contribuir para o desenvolvimento de alterações vocais. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que a presente pesquisa cumpre com seu objetivo de descrever as percepções de professores universitários acerca das relações entre estresse ocupacional e alterações vocais. Longe de concluir estudos a esse respeito, os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de treinamento vocal para professores universitários no processo de integração do mesmo na organização e a necessidade também da criação de programas que atentem para a influência dos aspectos do trabalho sobre a saúde profissional, dentre eles a saúde vocal e a saúde mental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-30T15:03:57Z
2016-11-30T15:03:57Z
2020-11-29T04:07:47Z
2020-11-29T04:07:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 486
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10196
identifier_str_mv 486
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415832317526016