A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Bianca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7235
Resumo: A legalização do aborto no Brasil está intimamente ligada ao momento no qual a vida começa, sendo que a Igreja tem uma concepção e a Medicina outra, o que suscita que entre os juristas também não se encontra unanimidade, mesmo sendo o país um Estado laico, fato que motivou a formulação das seguintes questões de pesquisa: a partir de quando existe vida? De acordo com a conceituação de Estado laico por que o aborto é considerado crime pela legislação pátria? Para responder a estas questões foi estabelecido como objetivo principal deste trabalho monográfico: analisar a partir de quando começa a vida, e o porquê o aborto ser considerado crime na legislação pátria. Buscando cumprir este objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual os dados foram coletados através da pesquisa bibliográfica (doutrina, leis, jurisprudência) e analisados em conformidade a abordagem qualitativa. Como resultado constatou-se que as questões sobre o início da vida e, por conseguinte aquelas que envolvem a legalização do aborto estão longe de serem pacificadas no Brasil, haja vista o “poder velado” que a Igreja tem sobre as instituições brasileiras, que insistem em fechar os olhos sobre a gritante realidade já demonstrada por estatísticas governamentais na qual as mulheres continuam e continuarão fazendo abortos, clandestinamente, em precárias condições e continuarão morrendo.
id Ânima_7e9a4ebb657867f4012e26d23a73969b
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7235
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laicoAbortoEstado laicoIgrejaA legalização do aborto no Brasil está intimamente ligada ao momento no qual a vida começa, sendo que a Igreja tem uma concepção e a Medicina outra, o que suscita que entre os juristas também não se encontra unanimidade, mesmo sendo o país um Estado laico, fato que motivou a formulação das seguintes questões de pesquisa: a partir de quando existe vida? De acordo com a conceituação de Estado laico por que o aborto é considerado crime pela legislação pátria? Para responder a estas questões foi estabelecido como objetivo principal deste trabalho monográfico: analisar a partir de quando começa a vida, e o porquê o aborto ser considerado crime na legislação pátria. Buscando cumprir este objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual os dados foram coletados através da pesquisa bibliográfica (doutrina, leis, jurisprudência) e analisados em conformidade a abordagem qualitativa. Como resultado constatou-se que as questões sobre o início da vida e, por conseguinte aquelas que envolvem a legalização do aborto estão longe de serem pacificadas no Brasil, haja vista o “poder velado” que a Igreja tem sobre as instituições brasileiras, que insistem em fechar os olhos sobre a gritante realidade já demonstrada por estatísticas governamentais na qual as mulheres continuam e continuarão fazendo abortos, clandestinamente, em precárias condições e continuarão morrendo.Becker, ElianaBittencourt, Bianca2018-12-12T21:08:13Z2020-11-27T05:58:13Z2018-12-12T21:08:13Z2020-11-27T05:58:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7235Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:30:56Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/7235Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:30:56Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
title A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
spellingShingle A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
Bittencourt, Bianca
Aborto
Estado laico
Igreja
title_short A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
title_full A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
title_fullStr A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
title_full_unstemmed A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
title_sort A legalização do aborto e a dicotomia do Estado laico
author Bittencourt, Bianca
author_facet Bittencourt, Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Becker, Eliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Aborto
Estado laico
Igreja
topic Aborto
Estado laico
Igreja
description A legalização do aborto no Brasil está intimamente ligada ao momento no qual a vida começa, sendo que a Igreja tem uma concepção e a Medicina outra, o que suscita que entre os juristas também não se encontra unanimidade, mesmo sendo o país um Estado laico, fato que motivou a formulação das seguintes questões de pesquisa: a partir de quando existe vida? De acordo com a conceituação de Estado laico por que o aborto é considerado crime pela legislação pátria? Para responder a estas questões foi estabelecido como objetivo principal deste trabalho monográfico: analisar a partir de quando começa a vida, e o porquê o aborto ser considerado crime na legislação pátria. Buscando cumprir este objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual os dados foram coletados através da pesquisa bibliográfica (doutrina, leis, jurisprudência) e analisados em conformidade a abordagem qualitativa. Como resultado constatou-se que as questões sobre o início da vida e, por conseguinte aquelas que envolvem a legalização do aborto estão longe de serem pacificadas no Brasil, haja vista o “poder velado” que a Igreja tem sobre as instituições brasileiras, que insistem em fechar os olhos sobre a gritante realidade já demonstrada por estatísticas governamentais na qual as mulheres continuam e continuarão fazendo abortos, clandestinamente, em precárias condições e continuarão morrendo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12T21:08:13Z
2018-12-12T21:08:13Z
2018
2020-11-27T05:58:13Z
2020-11-27T05:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7235
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415842610348032