O marketing internacional do turismo em Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10786 |
Resumo: | O segmento do ecoturismo é a nova tendência do mercado turístico por associar desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social. O estado de Santa Catarina é detentor de uma biodiversidade e identidades culturais apropriados à exploração deste segmento. Mesmo que o novo plano de marketing de SC de longo prazo reconheça a necessidade de desenvolvimento do ecoturismo, até o momento, poucas são as iniciativas dos órgãos competentes neste sentido. Países como a Austrália exploram o ecoturismo de forma ativa, com políticas públicas que englobam poder público, iniciativa privada e sociedade, além de estratégias de marketing direcionadas ao mercado internacional. Conhecendo a importância do turismo na região, este trabalho objetivou levantar as principais iniciativas e ações do governo australiano na promoção do ecoturismo no país, como referência de melhores práticas, a fim de, por meio deste segmento, divulgar o Estado de Santa Catarina no exterior, e deste modo, aumentar a demanda de turistas internacionais. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória foram levantados dados e informações em acervos eletrônicos, bibliografias e opiniões, sobre as ações dos órgãos públicos competentes no Estado de Santa Catarina e na Austrália. Políticas públicas de investimento e capacitação da sociedade e ações de marketing direcionadas ao mercado internacional foram propostas, baseadas no modelo australiano, para divulgar internacionalmente o turismo no estado de Santa Catarina, especificamente no segmento do ecoturismo. O trabalho contribuiu destacando a importância de investimento neste segmento como forma de promover o turismo sustentável no estado, e reduzir a sazonalidade no segmento |
id |
Ânima_7fb0f0b09b62c974ed39df530e7d3da1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10786 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
O marketing internacional do turismo em Santa CatarinaEcoturismo - Santa CatarinaRelações internacionaisO segmento do ecoturismo é a nova tendência do mercado turístico por associar desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social. O estado de Santa Catarina é detentor de uma biodiversidade e identidades culturais apropriados à exploração deste segmento. Mesmo que o novo plano de marketing de SC de longo prazo reconheça a necessidade de desenvolvimento do ecoturismo, até o momento, poucas são as iniciativas dos órgãos competentes neste sentido. Países como a Austrália exploram o ecoturismo de forma ativa, com políticas públicas que englobam poder público, iniciativa privada e sociedade, além de estratégias de marketing direcionadas ao mercado internacional. Conhecendo a importância do turismo na região, este trabalho objetivou levantar as principais iniciativas e ações do governo australiano na promoção do ecoturismo no país, como referência de melhores práticas, a fim de, por meio deste segmento, divulgar o Estado de Santa Catarina no exterior, e deste modo, aumentar a demanda de turistas internacionais. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória foram levantados dados e informações em acervos eletrônicos, bibliografias e opiniões, sobre as ações dos órgãos públicos competentes no Estado de Santa Catarina e na Austrália. Políticas públicas de investimento e capacitação da sociedade e ações de marketing direcionadas ao mercado internacional foram propostas, baseadas no modelo australiano, para divulgar internacionalmente o turismo no estado de Santa Catarina, especificamente no segmento do ecoturismo. O trabalho contribuiu destacando a importância de investimento neste segmento como forma de promover o turismo sustentável no estado, e reduzir a sazonalidade no segmentoThe segment of ecotourism is the new trend of tourism market because it associates development, sustainability and social inclusion. The state of Santa Catarina holds the appropriate biodiversity and cultural identity to explore this segment. Despite the new state's long term marketing plan recognizes the need for development of ecotourism, to the date, there are few initiatives of the competent body in this regard. Countries like Australia explore actively ecotourism, with public politics that involves government, private sector and society as well as targeted marketing strategies to the international market. Knowing the importance of tourism in the region, this study aimed to identify the main initiatives and actions of the Australian government in promoting ecotourism in the country, as a benchmark for best practices, in order to, through this segment, disclose the state of Santa Catarina abroad, and thus increase the demand of international tourists. Through descriptive and exploratory survey, information was collected in websites, bibliographies and reviews regarding the actions of public competent bodies in the State of Santa Catarina and Australia. Public Politics of society investment and capacity building and marketing actions directed to the international market have been proposed, based on the Australian model, to promote international tourism in the state of Santa Catarina. The study contributed highlighting the importance of investment in this sector in order to promote sustainable tourism in the State. Keywords: Ecotourism. Public Politics. Marketing. Service Marketing. Santa Catarina TourismMayer, Beatrice Maria Zanellato FonsecaArias, Alessandra Roberta2016-11-30T15:04:38Z2020-11-29T05:22:40Z2016-11-30T15:04:38Z2020-11-29T05:22:40Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1547https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10786Relações Internacionais - Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T07:05:41Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10786Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T07:05:41Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina |
title |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina |
spellingShingle |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina Arias, Alessandra Roberta Ecoturismo - Santa Catarina Relações internacionais |
title_short |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina |
title_full |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina |
title_fullStr |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina |
title_sort |
O marketing internacional do turismo em Santa Catarina |
author |
Arias, Alessandra Roberta |
author_facet |
Arias, Alessandra Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayer, Beatrice Maria Zanellato Fonseca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arias, Alessandra Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecoturismo - Santa Catarina Relações internacionais |
topic |
Ecoturismo - Santa Catarina Relações internacionais |
description |
O segmento do ecoturismo é a nova tendência do mercado turístico por associar desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social. O estado de Santa Catarina é detentor de uma biodiversidade e identidades culturais apropriados à exploração deste segmento. Mesmo que o novo plano de marketing de SC de longo prazo reconheça a necessidade de desenvolvimento do ecoturismo, até o momento, poucas são as iniciativas dos órgãos competentes neste sentido. Países como a Austrália exploram o ecoturismo de forma ativa, com políticas públicas que englobam poder público, iniciativa privada e sociedade, além de estratégias de marketing direcionadas ao mercado internacional. Conhecendo a importância do turismo na região, este trabalho objetivou levantar as principais iniciativas e ações do governo australiano na promoção do ecoturismo no país, como referência de melhores práticas, a fim de, por meio deste segmento, divulgar o Estado de Santa Catarina no exterior, e deste modo, aumentar a demanda de turistas internacionais. Por meio de pesquisa descritiva e exploratória foram levantados dados e informações em acervos eletrônicos, bibliografias e opiniões, sobre as ações dos órgãos públicos competentes no Estado de Santa Catarina e na Austrália. Políticas públicas de investimento e capacitação da sociedade e ações de marketing direcionadas ao mercado internacional foram propostas, baseadas no modelo australiano, para divulgar internacionalmente o turismo no estado de Santa Catarina, especificamente no segmento do ecoturismo. O trabalho contribuiu destacando a importância de investimento neste segmento como forma de promover o turismo sustentável no estado, e reduzir a sazonalidade no segmento |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-11-30T15:04:38Z 2016-11-30T15:04:38Z 2020-11-29T05:22:40Z 2020-11-29T05:22:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1547 https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10786 |
identifier_str_mv |
1547 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Relações Internacionais - Florianópolis |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415801937133568 |