Direito ao esquecimento: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoldi, Taise de Queiroz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15675
Resumo: Neste trabalho estuda-se a viabilidade de aplicação do direito ao esquecimento no contexto de criminalizações, a partir dos limites e das possibilidades da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/1988). O estudo contextualiza e conceitua o direito ao esquecimento, aborda as bases constitucionais de sua existência e a relevância de seu reconhecimento para pessoas relacionadas a circunstâncias de criminalizações. Buscou-se abordar a importância da liberdade de expressão e do direito à informação, bem como da liberdade de imprensa, para o Estado Democrático de Direito, estabelecido pela atual Carta Magna. Também são apresentados três julgados do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com pedido de reconhecimento do direito ao esquecimento, relacionados a crimes notórios, com a finalidade de estudar os principais conflitos atinentes ao reconhecimento desse direito e dos aspectos considerados nas decisões. Concluiu-se que o direito ao esquecimento constitui importante instituto para a proteção da dignidade humana e que a historicidade dos fatos e o interesse público sobre crimes de grande repercussão podem limitar a sua abrangência, a depender das particularidades dos casos concretos. Para tanto, utiliza-se o método de abordagem dedutivo, com procedimento monográfico e emprego de técnica de pesquisa, primordialmente, secundária, baseada em estudo de teses, doutrinas e artigos científicos. Também são consultados julgados do STJ.
id Ânima_821b37473bc5bc09bcaf96244fdeb775
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15675
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Direito ao esquecimento: limites e possibilidadesDireito ao esquecimentoLiberdade de expressãoCriminalizaçãoNeste trabalho estuda-se a viabilidade de aplicação do direito ao esquecimento no contexto de criminalizações, a partir dos limites e das possibilidades da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/1988). O estudo contextualiza e conceitua o direito ao esquecimento, aborda as bases constitucionais de sua existência e a relevância de seu reconhecimento para pessoas relacionadas a circunstâncias de criminalizações. Buscou-se abordar a importância da liberdade de expressão e do direito à informação, bem como da liberdade de imprensa, para o Estado Democrático de Direito, estabelecido pela atual Carta Magna. Também são apresentados três julgados do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com pedido de reconhecimento do direito ao esquecimento, relacionados a crimes notórios, com a finalidade de estudar os principais conflitos atinentes ao reconhecimento desse direito e dos aspectos considerados nas decisões. Concluiu-se que o direito ao esquecimento constitui importante instituto para a proteção da dignidade humana e que a historicidade dos fatos e o interesse público sobre crimes de grande repercussão podem limitar a sua abrangência, a depender das particularidades dos casos concretos. Para tanto, utiliza-se o método de abordagem dedutivo, com procedimento monográfico e emprego de técnica de pesquisa, primordialmente, secundária, baseada em estudo de teses, doutrinas e artigos científicos. Também são consultados julgados do STJ.Santos, Danielle Maria Espezim dosBertoldi, Taise de Queiroz2020-12-16T03:07:40Z2021-08-04T16:46:22Z2020-12-16T03:07:40Z2021-08-04T16:46:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15675Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:42:46Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15675Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:42:46Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
title Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
spellingShingle Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
Bertoldi, Taise de Queiroz
Direito ao esquecimento
Liberdade de expressão
Criminalização
title_short Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
title_full Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
title_fullStr Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
title_sort Direito ao esquecimento: limites e possibilidades
author Bertoldi, Taise de Queiroz
author_facet Bertoldi, Taise de Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle Maria Espezim dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoldi, Taise de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Direito ao esquecimento
Liberdade de expressão
Criminalização
topic Direito ao esquecimento
Liberdade de expressão
Criminalização
description Neste trabalho estuda-se a viabilidade de aplicação do direito ao esquecimento no contexto de criminalizações, a partir dos limites e das possibilidades da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/1988). O estudo contextualiza e conceitua o direito ao esquecimento, aborda as bases constitucionais de sua existência e a relevância de seu reconhecimento para pessoas relacionadas a circunstâncias de criminalizações. Buscou-se abordar a importância da liberdade de expressão e do direito à informação, bem como da liberdade de imprensa, para o Estado Democrático de Direito, estabelecido pela atual Carta Magna. Também são apresentados três julgados do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com pedido de reconhecimento do direito ao esquecimento, relacionados a crimes notórios, com a finalidade de estudar os principais conflitos atinentes ao reconhecimento desse direito e dos aspectos considerados nas decisões. Concluiu-se que o direito ao esquecimento constitui importante instituto para a proteção da dignidade humana e que a historicidade dos fatos e o interesse público sobre crimes de grande repercussão podem limitar a sua abrangência, a depender das particularidades dos casos concretos. Para tanto, utiliza-se o método de abordagem dedutivo, com procedimento monográfico e emprego de técnica de pesquisa, primordialmente, secundária, baseada em estudo de teses, doutrinas e artigos científicos. Também são consultados julgados do STJ.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T03:07:40Z
2020-12-16T03:07:40Z
2020
2021-08-04T16:46:22Z
2021-08-04T16:46:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15675
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 56 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415809415577600