Reconhecimento e eficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Laidiara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10263
Resumo: A inserção da psicologia como parte da equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar é um processo contínuo e em constante atualização. Diante disto, essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção da equipe de saúde acerca da inserção dos estagiários do curso de Psicologia em um Hospital Geral. Para alcançar este objetivo, foram realizadas entrevistas com profissionais da saúde que já tiveram contato com a atuação dos estagiários de psicologia, por, no mínimo, um semestre durante o período de 2006 a 2008 nas alas em que é desenvolvido o estágio em psicologia. A pesquisa é de natureza qualitativa, possui um caráter exploratório, de levantamento e utilizou entrevista semi-estruturada para a realização da coleta dos dados. A análise de conteúdo foi realizada através da construção de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas. Na análise, verificou-se que os profissionais de saúde parecem perceber os estagiários de psicologia como parte da equipe multidisciplinar, de um modo geral, percebendo suas intervenções de maneira positiva. Os resultados apontam que as profissionais entrevistadas percebem as intervenções dos estagiários como acompanhamento e suporte psicológico para pacientes e familiares. Além disso, percebem que os resultados das intervenções são eficientes, havendo assim, um reconhecimento do trabalho por parte desta equipe. Ainda, percebem uma relação de parceria entre a equipe, reconhecendo o empenho por parte dos estagiários de psicologia
id Ânima_865d073f1f5753059e65309bd4116782
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10263
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Reconhecimento e eficiênciaHospitais - Equipe médicaHospitaisEstagiáriosA inserção da psicologia como parte da equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar é um processo contínuo e em constante atualização. Diante disto, essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção da equipe de saúde acerca da inserção dos estagiários do curso de Psicologia em um Hospital Geral. Para alcançar este objetivo, foram realizadas entrevistas com profissionais da saúde que já tiveram contato com a atuação dos estagiários de psicologia, por, no mínimo, um semestre durante o período de 2006 a 2008 nas alas em que é desenvolvido o estágio em psicologia. A pesquisa é de natureza qualitativa, possui um caráter exploratório, de levantamento e utilizou entrevista semi-estruturada para a realização da coleta dos dados. A análise de conteúdo foi realizada através da construção de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas. Na análise, verificou-se que os profissionais de saúde parecem perceber os estagiários de psicologia como parte da equipe multidisciplinar, de um modo geral, percebendo suas intervenções de maneira positiva. Os resultados apontam que as profissionais entrevistadas percebem as intervenções dos estagiários como acompanhamento e suporte psicológico para pacientes e familiares. Além disso, percebem que os resultados das intervenções são eficientes, havendo assim, um reconhecimento do trabalho por parte desta equipe. Ainda, percebem uma relação de parceria entre a equipe, reconhecendo o empenho por parte dos estagiários de psicologiaMaliska, Maurício EugênioSchneider, Laidiara2016-11-30T15:03:58Z2020-11-29T04:16:13Z2016-11-30T15:03:58Z2020-11-29T04:16:13Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf505https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10263Psicologia - Pedra Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T05:55:21Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/10263Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T05:55:21Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento e eficiência
title Reconhecimento e eficiência
spellingShingle Reconhecimento e eficiência
Schneider, Laidiara
Hospitais - Equipe médica
Hospitais
Estagiários
title_short Reconhecimento e eficiência
title_full Reconhecimento e eficiência
title_fullStr Reconhecimento e eficiência
title_full_unstemmed Reconhecimento e eficiência
title_sort Reconhecimento e eficiência
author Schneider, Laidiara
author_facet Schneider, Laidiara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maliska, Maurício Eugênio
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Laidiara
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitais - Equipe médica
Hospitais
Estagiários
topic Hospitais - Equipe médica
Hospitais
Estagiários
description A inserção da psicologia como parte da equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar é um processo contínuo e em constante atualização. Diante disto, essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção da equipe de saúde acerca da inserção dos estagiários do curso de Psicologia em um Hospital Geral. Para alcançar este objetivo, foram realizadas entrevistas com profissionais da saúde que já tiveram contato com a atuação dos estagiários de psicologia, por, no mínimo, um semestre durante o período de 2006 a 2008 nas alas em que é desenvolvido o estágio em psicologia. A pesquisa é de natureza qualitativa, possui um caráter exploratório, de levantamento e utilizou entrevista semi-estruturada para a realização da coleta dos dados. A análise de conteúdo foi realizada através da construção de categorias selecionadas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas. Na análise, verificou-se que os profissionais de saúde parecem perceber os estagiários de psicologia como parte da equipe multidisciplinar, de um modo geral, percebendo suas intervenções de maneira positiva. Os resultados apontam que as profissionais entrevistadas percebem as intervenções dos estagiários como acompanhamento e suporte psicológico para pacientes e familiares. Além disso, percebem que os resultados das intervenções são eficientes, havendo assim, um reconhecimento do trabalho por parte desta equipe. Ainda, percebem uma relação de parceria entre a equipe, reconhecendo o empenho por parte dos estagiários de psicologia
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-11-30T15:03:58Z
2016-11-30T15:03:58Z
2020-11-29T04:16:13Z
2020-11-29T04:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 505
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10263
identifier_str_mv 505
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415801080446976