Previsão da vida útil em inspeções de obras de arte especiais: Estudo de caso das pontes sobre a Marginal Tietê
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17770 |
Resumo: | Com obras cada vez mais antigas, as manifestações patológicas nas estruturas de concreto são um tema de crescente interesse dentro da engenharia. Em decorrência do colapso ocorrido em um viaduto sobre a Marginal Pinheiros em 2018, foram realizadas pela Prefeitura de São Paulo inspeções emergenciais em algumas das obras de arte especiais da cidade. Com objetivo de demonstrar a importância e aplicabilidade da previsão de vida útil para programação de manutenções preventivas dentro das inspeções especiais determinadas pela NBR 9452:2019, o presente trabalho de pesquisa apresenta uma análise das OAEs sobre a Marginal Tietê através dos dados de suas inspeções, realizando também uma previsão da vida útil destas estruturas através dos métodos propostos por Tuutti (1982) e Possan (2010). Neste sentido, a vida útil estimada (VUE) mínima das obras estudadas variou entre 0,36 e 90,72 anos para o modelo de Tuutti e entre 3,25 e 76,91 anos para o modelo de Possan. Identificou-se que o modelo de Possan resulta em valores mais altos para obras mais novas, considerando seu alto fck e cobrimento dentro das normas atuais, não levando em conta a possível baixa qualidade do concreto devido a sua execução. O método de Tuutti obtém resultados relativamente maiores para obras antigas, possivelmente por avaliar a difusividade de carbonatação já atuante, considerando para o cálculo períodos nos quais as taxas de CO2 no ambiente eram muito inferiores às atuais. Este estudo considera também em suas conclusões o fato de certas obras possuírem valores ruins para ensaios de ultrassom e de presença de agentes químicos agressivos ao concreto e às armaduras. Os resultados obtidos evidenciam alto grau de necessidade de manutenção nas referidas obras, além de demonstrar a possibilidade de aplicação dos métodos de previsão de vida útil aos trabalhos de inspeção, contribuindo para a programação de serviços de manutenção preventiva. |
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